Faltando pouco menos 45 dias para as eleições de 02 de outubro de 2022, o Litoral Norte de São Paulo já registra a presença de políticos de diversas regiões do Estado em busca dos votos nos colégios eleitorais de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
Em edição anterior publicada nessa Coluna do Litoral em Pauta, mostramos a força política que a região possui no cenário estadual. Com um eleitorado que pode eleger um ou mais deputados estaduais e federais que o Litoral Norte poderá ter, e já teve, representantes na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).
Esse ano já foram registras presenças de pelo menos oito candidatos a uma das vagas em disputa na ALESP; e menor movimentação de candidatos ao cargo de Deputado Federal. Ao eleitorado é preciso muita atenção na hora de escolher seus representantes. O momento é de oportunidade; analisar e escolher às candidaturas que ofereçam respostas a “tragédia brasileira”, é imprescindível para uma mudança nos rumos políticos, econômicos e sociais da região.
Por isso, os candidatos devem enfrentar temas como pobreza, desemprego, violência, discurso de ódio e a polarização em torno de projetos pessoais que não atendem à população local, desafios com os quais o cidadão tem que conviver devido à ausência de políticas públicas efetivas.
Nota-se que o eleitorado das cidades do Litoral Norte está amadurecendo e já evita candidatos “paraquedas”, ou seja, aqueles nomes que só circulam na região de quatro em quatro anos, geralmente apoiados por lideranças locais que aproveitam a oportunidade para amarrar e pagar compromissos de campanha.
A corrida eleitoral já começou, resta saber se o eleitor terá a opção de escolher nomes da região que representaram as políticas públicas tão demandadas nas quatro cidades ou se as eleições serão, dessa vez, apenas um medidor das forças políticas locais para as próximas eleições municipais. A resposta depende do comportamento de cada candidato nas próximas semanas de agosto até a chegada da eleição em outubro.
*Advogado e Pós-graduando em Políticas Públicas.