O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, estará em Brasília nesta terça-feira (5) para uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. A agenda tem como foco a proposta de privatização do Porto de São Sebastião e os impactos que isso pode trazer para os trabalhadores e empresas que operam na região.
Colucci participa do encontro como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale-LN), representando os 39 municípios da região. A reunião contará ainda com os prefeitos de São Sebastião, Caraguatatuba e Jacareí, reforçando a mobilização regional em torno do tema.
“Vamos levar a Brasília a posição de quem vive e trabalha na região, defendendo um modelo de arrendamento portuário que preserve a concorrência, garanta liberdade econômica e proteja os empregos e a logística regional”, destacou Colucci.
O Porto de São Sebastião movimenta hoje cerca de 2,5 mil empregos diretos e indiretos e é essencial para o funcionamento de cadeias produtivas da RMVale-LN. Empresas e sindicatos do setor têm demonstrado preocupação com o risco de um modelo de privatização que concentre o controle nas mãos de uma única empresa, o que poderia comprometer a competitividade e a oferta de serviços.
Na semana passada, Colucci se reuniu com representantes do setor portuário, como o Sindicato da Estiva e o Comitê de Desenvolvimento do Porto de São Sebastião (COMPORTO), para colher informações técnicas e consolidar as demandas que serão levadas ao Governo Federal.
Além de liderar a RMVale-LN, Colucci também preside a Associação Brasileira dos Municípios Produtores de Petróleo (Abramt), reforçando sua atuação como interlocutor entre os municípios e o Governo Federal em pautas estratégicas.