O FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte continua sua programação nesta semana, com apresentações de circo, dança e música em Caraguatatuba e São Sebastião. A participação do público é gratuita e as performances acontecem no Teatro Mário Covas (Caraguatatuba), Teatro Municipal de São Sebastião e no Espaço Cultural Circo Navegador. O evento tem curadoria da Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais no Litoral Norte paulista.
O festival, que já teve apresentações de teatro, circo e hip hop, com a Cia. Teatro Roda Mundo, Circo Navegador e Brenalta MC, foi criado com o objetivo de fomentar o cenário artístico da região, levando cultura e arte para toda a população de forma descentralizada e com acesso gratuito. O FELINO na edição de 2019 recebeu artistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Espanha, de grande renome, destacando a qualidade artística e relevância do evento.
Segundo Luciano Draetta, diretor artístico e produtor do projeto, o festival já se consagrou no imaginário dos moradores e dos artistas, e se confirma enquanto ferramenta de construção de política cultural. “Trata-se de uma iniciativa independente de caráter associativo e cooperativo, que, em diálogo com as administrações e gestores municipais de cultura e com as trabalhadoras e trabalhadores das artes, promove e assegura o direito de acesso e democratização dos bens culturais”, afirma.
Circo, dança e música
O Circo Navegador se apresenta com o espetáculo Palhaço LAB, em Caraguatatuba, no dia 23/08 (terça-feira) às 15h no Teatro Municipal Mário Covas. O espetáculo é um processo criativo que está sendo compartilhado com o público e traz a oportunidade de interação com uma obra permeável às interferências dos espectadores/participantes na finalização da criação. O personagem “Surubim” é um funcionário do circo, que deseja ser promovido de “faxineiro” à “artista aprendiz”. Seguindo as ordens do dono do circo, se esforça para ter uma boa noite de sono e receber a tão esperada promoção no dia seguinte. Vivenciando uma série de “ritos de passagem”, o personagem finaliza a saga muito mais forte do que entrou e independentemente da promoção, ele supera seus medos, o que lhe assegura a liberdade de escolha, a capacidade de criar o futuro e “independência” das opressão.
O Grupo Entre Nós traz música ao FELINO, com apresentação no Teatro Municipal de São Sebastião, no dia 24/08 (quarta-feira) às 20h. O grupo canta canções autorais e interpreta vários autores da Música Popular Brasileira. Com um repertório formado por músicas brasileiras, o grupo passeia por ritmos e estilos que vão do baião, xote, xaxado, até o samba e a balada. É uma viagem cultural pelo universo da música brasileira, mostrando o quanto é grande a diversidade musical brasileira. Cantores como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Vital Farias, Alceu Valença, Zé Ramalho, Gilberto Gil, até Jorge Benjor, entre outros, são balizadores musicais do grupo Entre Nós, formado por Amadeu Matos, Joice e Eric Faulhaber.
O show do Entre Nós terá como ato de abertura, às 19h45, no dia 24/08 (quarta-feira), um pocket show com os artistas Maquir e NiAn. Maquir escreve poesias desde os 14 anos e encontrou na escrita uma forma de expor seus anseios e a vulnerabilidade das interseccionalidades que marcaram sua trajetória. Com o tempo, adicionou a música à escrita e não parou mais de compor. Ele levará ao palco um momento de intimidade e entrega acompanhado de violão, voz e guitarra, com a participação especial de NiAn.
No dia 25/08 (quinta-feira), às 19h30, é a vez da dança tomar o palco do Espaço Cultural Circo Navegador, com a bailarina Toshiko Oiwa & Kae Oiwa Pires. Sagração do Agora! é uma peça de dança de Toshiko e seu filho especial Kae de 11 anos, sobre a obra A Sagração da Primavera, composta pelo russo Igor Stravinsky em 1913. A peça atual propõe uma releitura da obra musical diversa daquela comumente apresentada pelas grandes companhias de dança, que recorrentemente apresentam o tema do sacrifício e o medo da morte, com uma dança derradeira de uma donzela escolhida para o sacrifício. Entretanto, para este duo, a música retrata a natureza selvagem que inclui nosso corpo, e as performers simplesmente interpretam as sensações reais que a música do Stravinsky provoca. Para o público, é um desafio de observação da arte e da vida.
O artista NiAn se apresenta, às 19h15, como ato de abertura da programação da quinta-feira (25/08). NiAn traz ao seu trabalho referências do audiovisual, do campo científico-cultural, socioambiental e principalmente musical. O artista apresenta uma proposta intimista, com composições autorais e re-imaginações. Trata em suas músicas da solitude, resignificação dos relacionamentos e identidade de gênero, além de, saúde mental e outros assuntos que se intensificaram na atualidade. O pocket show ocorrerá na Praça dos Afetos, no Espaço Cultural Circo Navegador em um ambiente minimalista e de conexão sincera, com a participação especial do cantor e compositor Maquir Alves.
Programação diversificada
O espetáculo Palhaço Lab, do Circo Navegador, também será encenado no Teatro Municipal de Ubatuba, no dia 30/08 (terça-feira) às 14h30, e em Ilhabela, no Galpão das Artes (Rua da Cocaia, 720), no dia 01/09 (quinta-feira) às 15h.
O encerramento do festival fica por conta da Ossobanda, no Teatro Municipal de São Sebastião no domingo 04/09 (domingo) às 15h. O show de lançamento do novo EP da OssoBanda, Rock, batuques e canções, vem com aquilo que a banda tem de melhor: o bom e velho rock and roll, desta vez na companhia de ritmos afro-brasileiros, como o samba, a congada mineira e o maracatu. Junto a estas sonoridades, os personagens Ossinho, um menino caveira que adora rock e seu amigo, Menino Rio, trazem ao palco a experiência do teatro de fantoches e ao lado dos músicos protagonizam cenas divertidas e bem-humoradas. Do “bate-cabelo” ao samba no pé, com muita música e brincadeiras que fazem chacoalhar até o esqueleto mais resistente, Rock, batuques e canções é um show imperdível para a nova geração de cidadãos e arteiros do Brasil.
Sobre o Festival FELINO
O Festival FELINO é realizado nas cidades do Litoral Norte paulista desde 2019, promovendo a integração entre artistas locais, nacionais e internacionais, como forma de potencializar a promoção de atividades culturais na região e oferecer acesso à população a uma diversa programação artística, de forma gratuita. O festival teve três edições dedicadas exclusivamente à valorização e fortalecimento da negritude, com apresentações de artistas negros. Em 2020 e 2021, o evento foi totalmente online, por conta das restrições da pandemia da COVID-19 e, neste ano de 2022, retorna com as atividades de forma presencial.
Sobre a Associação Felino
A Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais, no e para, o Litoral Norte paulista. Desde 2017 os integrantes da associação colaboram na realização de fóruns de cultura nas quatro cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e já participaram da organização de seis encontros que impactaram significativamente nas relações entre a sociedade civil e o setor público da região.
Em 2019 a associação foi reconhecida como “Ponto de Cultura” e em 2018 recebeu, do Ministério da Cultura, o prêmio do Edital de Culturas Populares – Edição Selma do Coco. Entre os destaques das atividades da entidade estão o “Sarau Felino”, de 2018, com renomados artistas: Lenna Bahule, Key Sawao, Cristiano Cunha, Tiago Pinheiro, Ricardo Iazzetta, Cássio Inácio e Bia Daunt; “Festival Felino” 2019, com o apoio do fundo internacional IBERESCENA, que recebeu artistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha; “Festival Felino Preta – 1ª edição”, maio de 2020, com recursos do Ponto de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; “Festival Felino Preta – 2ª edição”, novembro de 2020, com o prêmio FUNARTE Descentrarte; “Festival Felino Preta – 3ª edição”, fevereiro de 2021, com o prêmio PROAC LAB; e em 2022 chega com a 5a edição do Festival Felino, premiado pelo Edital “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2021” da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” –Fundass”.
A associação, ainda na sua antiga gestão, realizou a MIT – Mostra Independente de Teatro (2012 e 2015) e Caraguá Jazz Festival (2012 e 2015).
Serviço:
FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte
Quando: 13/08 a 04/09
Onde: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba
Quanto: Todas as apresentações são gratuitas e para todas as idades
Locais de apresentações:
-
23/08 (terça-feira) às 15h – Circo – Circo Navegador – “Palhaço Lab” – Teatro Mário Covas (Av. Goiás, 187 – Indaiá – Caraguatatuba)
-
24/08 (quarta-feira) às 19h45 – Música – Maquir e NiAn – Teatro Municipal de São Sebastião (Av. Dr. Altino Arantes, 2 – Centro – São Sebastião)
-
24/08 (quarta-feira) às 20h – Música – Grupo Entre Nós – Teatro Municipal de São Sebastião (Av. Dr. Altino Arantes, 2 – Centro – São Sebastião)
-
25/08 (quinta-feira) às 19h15 – Música – NiAn – São Sebastião – Espaço Cultural Circo Navegador (R. Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro – São Sebastião)
-
25/08 (quinta-feira) às 19h30 – Dança – Sagração do Agora! – Toshiko Oiwa – São Sebastião – Espaço Cultural Circo Navegador (R. Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro – São Sebastião)
-
30/08 (terça-feira) às 14h30 – Circo – Circo Navegador – “Palhaço Lab” – Teatro Municipal de Ubatuba (Praça Exaltação à R. Santa Cruz – Centro – Ubatuba )
-
01/08 (quinta-feira) às 15h – Circo – Circo Navegador – Palhaço Lab – Ilhabela – Galpão das Artes (Rua da Cocaia, 720 – Ilhabela)
-
04/09 (domingo) às 15h – Música – Ossobanda – Teatro Municipal de São Sebastião (Av. Dr. Altino Arantes, 2 – Centro – São Sebastião)