Bruna Briti
A água que está à disposição nos imóveis passa por processos complexos de captação e tratamento. Para que isto aconteça há todo um trabalho operacional realizado com eficiência pela Sabesp, uma das maiores companhias de saneamento do mundo. E para chegar a esses resultados, um passo importante foram os Centros de Controle Operacional (CCOs), para monitorar, supervisionar e operar sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto.
O CCO da Sabesp do Litoral Norte fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, em Caraguatatuba, desde 2009, e ano a ano é aprimorado com engenharia operacional. Monitora o tratamento da água nas estações, sua distribuição e os níveis dos reservatórios por meio de sistemas supervisórios, e também centraliza as informações de campo das áreas operacionais e de manutenção eletromecânica. Ele atua no controle dos níveis de seus 32 principais reservatórios e na distribuição de água tratada para os imóveis, com automação de 30 boosters (estação pressurizadora de água) e 34 pontos de monitoramento de pressão. Na supervisão dos sistemas de esgotamento sanitário, faz o monitoramento de todas as 180 estações elevatórias de esgoto.
“Pelo Centro de Controle Operacional é possível fazer a supervisão de todas as Estações Elevatórias de Esgoto do litoral, comparando com outras unidades, com automação da distribuição de água, informações, gráficos em tempo real. Estamos bem avançados em termos de tecnologia, mas há todo um processo de ampliação e melhoria que atualmente está sendo feito para aumentar a confiabilidade e qualidade dos dados e informações”, explica analista Arthur Alexandre Neto, que está na Sabesp há 26 anos.
“Por meio do CCO, verificamos a falta da água e informamos as áreas operacionais e de manutenção. Aqui, podemos ver o que está funcionamento e o que podemos melhorar. É possível verificar o funcionamento das elevatórias e, caso haja algum problema, é acionada uma equipe para verificação e resolução.”
O Centro de Controle Operacional da Sabesp da região funciona 24 horas por dia, e isso permite que as equipes de operação e manutenção sejam acionadas rapidamente para solucionar os problemas de forma objetiva, reduzindo o tempo de comprometimento do abastecimento aos clientes. Ele também é responsável por relatórios diários e mensais relacionados aos sistemas de água e esgoto do Litoral Norte.
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