No dicionário “Cenografia” é a arte de desenhar em perspectiva. Na prática, é a arte de criar cenários e a primeira lembrança são aqueles de teatro, cinema e TV.
Porém, mais desconhecida, há também a Cenografia Corporativa e/ou Comercial. Ela mistura as necessidades de criar ambiente mais expressivo; algo derivado do pós-modernismo (com a simbologia tendo extrema importância) e aproximando-se da decoração/arquitetura de interiores.
Suas áreas de atuação são diversas:
- Eventos pessoais, casamentos, festas, aniversários, podem ser mais cenográficos, com temas ou conceitos;
- Eventos corporativos, convenções, congressos, sempre precisam de palcos, sinalizações, tematizações e estruturas de apoio para o bom funcionamento e para agregar valor;
- Palcos e shows, em geral recebem uma cenografia que transmita a ideia do artista e/ou as marcas e conceitos do patrocinador;
- Estandes são cada vez mais personalizados, para transmitir a ideia e o conceito dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa representada;
- Da mesma forma, quiosques e Pontos de Vendas (PDVs);
- Idem, comércios podem usar um conceito que transmita uma ideia e valorize seus produtos. Fachadas e vitrines temáticas são muito comuns.
Não há uma fórmula única de se fazer cenografia. Para cada caso, um conjunto de soluções será usado, misturando construção civil, estruturas de ferro e de madeira, marcenaria, tapeçaria, pintura, desenhos, impressões, esculturas, equipamentos elétricos e eletrônicos, automações, luzes, paisagismo, etc.
O limite é a imaginação!