O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade. Para incentivar a prática, a Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, responsável pela principal Maternidade do Litoral Norte, promoverá entre os dias 2 e 6/8 atividades que vão reforçar o incentivo à prática da amamentação entre as pacientes da instituição, bem como a doação de leite materno para o banco de leite humano do município.
A iniciativa faz parte da campanha “Agosto Dourado”, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para viabilizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, considerado o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.
Entre as atividades programadas pelo Stella Maris estão a decoração especial no setor com laços dourados, a criação de um cantinho da amamentação, o reforço nas incentivo à doação de leite materno para o banco de leite do município e o sorteio de brindes para as mamães.
Segundo o gerente assistencial da Casa de Saúde Stella Maris, Silvio Rabelo, o incentivo ao aleitamento materno faz parte da rotina da instituição. “Do momento do nascimento até a alta, todas as condutas adotadas pela nossa equipe têm por objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O resultado são bebês mais saudáveis.”, explica. 95% dos bebês nascidos na maternidade recebem aleitamento materno exclusivo.
Doação de leite humano – Os recém-nascidos internados na UTI neonatal da Casa de Saúde Stella Maris alimentam-se exclusivamente de leite humano, o que favorece na recuperação e diminui o tempo de internação.
Segundo a supervisora de Enfermagem da UTI Neonatal e Pediatria do Stella Maris, Janaína Gomes de Moraes, toda lactante é uma doadora potencial e pode se cadastrar no Banco de Leite de Caraguatatuba onde serão feitos alguns exames. “Além de ajudar a mãe a produzir mais leite para seu bebê, a doação salvará outros bebês”, explica.
Banco de leite de Caraguatatuba: 12 38970-3510
Casa de Saúde Stella Maris adota práticas humanizadas e ensina a amamentar
Estudos comprovam que o contato com o seio e o estímulo para mamar na primeira hora após o parto favorecem o êxito da amamentação. Na Casa de Saúde Stella Maris, ainda no Centro de Parto Normal, após os primeiros cuidados do pediatra, o bebê é colocado no seio da mãe para mamar.
Durante o período de internação, a equipe de enfermagem dá todas as orientações necessárias sobre os cuidados com a mama, as posições adequadas para a amamentação e o tempo de mamada. Uma fonoaudióloga auxilia a mamãe caso haja dificuldades no processo.
A instituição não possui berçário. Os bebês ficam no mesmo quarto da mãe, em alojamento conjunto, uma prática que favorece a amamentação e o vínculo familiar.
Benefícios da amamentação
Para o bebê:
- Maior contato com a mãe
- Melhora a digestão e minimiza as cólicas
- Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação
- Reduz o risco de doenças alérgicas
- Estimula e fortalece a arcada dentária
- Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia
Para a mãe:
- Diminui o sangramento no pós-parto
- Acelera a perda de peso
- Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio
- Evita a osteoporose
- Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto