Os bailarinos do Balé Jovem e da Escola de Bailados de Caraguatatuba, foram os grandes campeões em diversas categorias no V Festival ‘Todas as Danças’, em São Sebastião, ocorrido de 6 a 11 de maio, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico.
O evento contou com mais de 300 coreografias em Mostras Competitivas e Não Competitivas, estando os bailarinos da Escola de Bailados no pódio nas seguintes categorias: 1º Lugar Variação Masculina – Solista Lucas Garcia- Remontado por José do Amaral; 2º Lugar Variação Feminina- Solista Mayara Rivello – Remontado por Júnior Silva; 1º Lugar Conjunto contemporâneo – Voo Livre – Coreógrafo Júnior Silva – Ensaiadora Juliana Thomé; 1º Lugar Conjunto Clássico Livre – Concerto para Lecocq- Coreógrafa Paula Firetti – Ensaiadora Juliana Thomé; 1º Lugar Conjunto de Repertório- Remontagem Júnior Silva – Ensaiadora Juliana Thomé.
Segundo o assessor técnico de dança da Fundacc, o bailarino e coreógrafo Júnior Silva, a participação dos bailarinos da cidade em festivais de dança é de grande importância, pois, serve de termômetro para saber se os caminhos escolhidos estão seguindo ou não, o rumo certo. “Para nós, participar de eventos de qualidade e com jurados de renome é muito importante. Todos os comentários do júri falavam sobre como é nítido o trabalho de base e formação que a escola está realizando com os alunos e essas falas valem mais do que mil troféus. Todo trabalho é fruto do esforço e da dedicação da nossa equipe. Parabéns aos nossos professores Elisa Venâncio, José do Amaral, Juliana Thomé e Sophia de Paula”.
O corpo de jurados do Festival foi composto por personalidades de grande expressão nos meios artísticos da dança nacional e internacional, como a coreógrafa e professora de jazz, Cristina Cará; a bailarina, professora e coreógrafa, Adriana Roda; a coreógrafa, diretora cênica e bailarina contemporânea, Lili de Grammont; a diretora artística, coreógrafa e professora, Fernanda Fiuza; o coreógrafo e diretor Henry Camargo e o coreógrafo, professor e dançarino, Eliseu Corrêa.
O evento reuniu mais de 1.500 bailarinos e 35 grupos representando diversas cidades do estado de São Paulo, como: Paulínia, Cordeirópolis, Guaratinguetá, São José dos Campos, São Paulo, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, além de São Sebastião, contando também com participantes de municípios de outros estados como Blumenau (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
”Tenho muito orgulho de estar gestora deste projeto incrível. Nossa Escola de Bailados oferece ensino gratuito de muita qualidade, possibilitando o aprimoramento profissional na dança dos bailarinos jovens da nossa cidade. A premiação foi muito merecida e todos da Fundacc estão muito felizes com essa premiação e reconhecimento”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
O Balé Jovem de Caraguatatuba é o grupo oriundo dos aprendizes da Escola Municipal de Caraguatatuba e visa à formação técnica e artística dos jovens da cidade. Já a escola de Bailados é um programa de formação em dança mantido pela Fundacc e que tem como objetivo formar intérpretes-criadores da dança capazes de atuar e contribuir para o desenvolvimento cultural do país.