A 6ª edição do FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte continua a sua programação em agosto na cidade de Caraguatatuba, buscando levar arte e cultura, gratuitamente, para toda a população da região. As ações do festival ocorrererão em praças públicas e no Teatro Mario Covas, buscando atingir, principalmente, as populações vulneráveis e com menos acesso à cultura.
Em 2023 o projeto conta com o apoio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e atenderá a comunidade escolar, instituições de atendimento a pessoas com deficiência e população em geral.
No dia 08/08 (terça-feira) acontece a apresentação do grupo Mamulengo de Si Mesmo, às 15h, no Teatro Mário Covas, com o espetáculo Quem muito cobra, cobrado será!. O grupo, que trabalha com o teatro popular de bonecos do nordeste através do cotidiano das feiras livres, mostrará a história de Tiana, que é uma feirante com o sonho de entrar para a trupe de Mamulengo e enfrentará o machismo, racismo e coronelismo para conquistar seu lugar de direito.
No dia 09/08 (quarta-feira), às 10h, a companhia Brincantes se apresenta também no Teatro. Os palhaços Babapuru e Tropeço chegam trazendo incríveis esquetes clássicas da palhaçaria em uma super apresentação de comédia. O espetáculo promete ser uma experiência divertida e inesquecível para toda a família.
No mesmo dia e local, às 15h, o Circo Navegador leva o seu espetáculo Boa Noite ao público de Caraguatatuba. A peça é uma obra de teatro para crianças que fala sobre o medo e a esperança, utilizando a arte como ferramenta de reforço de vínculos entre cuidadores, pais, mães e filhos e das crianças com elas mesmas.
A artista Maria Elvira ocupa a Praça do Caiçara no dia 11/08 (sexta-feira), às 20h, com seu show de sound system. A artista irá colocar o público para dançar com os sons dos beats, ridins, timbres e batidas, misturando a linguagem nata brasileira com a influência jamaicana, propondo uma roupagem e identidade que nascem das misturas e contrastes de paisagens urbanas e litorâneas. A artista lançou trabalhos totalmente independentes, sendo o mais conhecido o álbum Chants Inna Babylon, de onde salta uma versão brasileira de No No No, música de reggae com várias versões no mundo. Em 2023, Maria Elvira lança junto do produtor Igor Albuquerque (Amarelo Dubs) o EP Ocupando o Som, uma homenagem ao movimento do sound system, que fala justamente sobre sua expressão, voltando a fazer e respirar música.
No sábado (12/08), às 20h, é a vez da artista Ruty Helen soltar a voz no Polo Cultural do Travessão. Trazendo à tona toda a sua força como musicista e como mulher preta. Ruty apresenta no repertório músicas de seu trabalho com a Banda Energia Viva, da sua carreira solo, e se reinventa mais uma vez com uma banda formada por musicistas, Rafaela Amorim, Nicole Melchheier e Nathalia Lima, que esbanjam talentos e representam muito bem a musicalidade feminina do Litoral Norte.
Mais apresentações
A programação do FELINO continua em Caraguatatuba, no final de agosto, com mais apresentações no Teatro Municipal Mario Covas.
No dia 29/08 (terça-feira), às 20h, acontece o espetáculo de formas animadas Vidas Secas, inspirado na obra de Graciliano Ramos. O grupo Caravan Maschera utiliza bonecos, imagens, fotografias, vídeos, sons, ritmos e depoimentos reais colhidos em zonas rurais e em comunidades quilombolas, para contar a história, como elementos do teatro visual.
Já no dia 30/08 (quarta-feira), às 15h, o Grupo Caravan Maschera apresenta o espetáculo Hoje, Godot Não Vem!. A peça mostra duas crianças no deserto, que devem esperar por Godot. Quem é Godot? O que é Godot? Por que esperam por ele? Respostas e noção do tempo não existem, porém imagens poéticas, bonecos inspirados em quadros de René Magritte e projeções em Stop-motion sugerem novas respostas e intuições sobre questões profundas da vida e do ato de tornar-se adulto.
Audiovisual e literatura
Neste ano, o FELINO também está contemplando em sua programação atividades de literatura e audiovisual, que acontecerão no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião.
No dia 22/08 (terça-feira), às 20h, o multiartista Brenalta MC, jovem caiçara nascido e criado em Boiçucanga (São Sebastião), faz o lançamento de seu livro Margem no espaço, que conta a sua trajetória, desde sua criação no Beira Rio até se tornar destaque da cena Slam no Litoral Norte.
A atividade também contará com a exibição do mini-documentário EP Sóis, produzido pela Maresias TV, que apresenta os bastidores do processo de gravação do último trabalho musical do multiartista. Com depoimentos intensos e acalorados como os raios do sol, o documentário traz vivências e o relato de quem faz arte por amor. “Sóis é sobre possibilidade, antes de tudo. É sobre encontrar o seu espaço no mundo. É sobre a ancestralidade que está acesa dentro de nós. É sobre as voltas que o nosso corpo continua dando em busca de algo maior”, afirma Brenalta MC.
Após a exibição do filme acontecerão apresentações musicais do multiartista e seus convidados: o DJ Pipoo, pioneiro do movimento hip hop em São Sebastião, e o power trio de rappers Maré de Rimas, formado pelas artistas Maria Diva, Ruty Helen e Mayara Nascimento, todas de Caraguatatuba, que se uniram para empoderar o hip hop feminino, e já lançaram o primeiro single chamado de Reage!.
O audiovisual também estará presente no dia 24/08 (quinta-feira), às 20h, com a apresentação de três documentários com curadoria de Letícia Andra, psicóloga, pesquisadora do tema ancestralidade desde 2008 e idealizadora de Corpo Ancestral, projeto de dança ancestral. Todos os vídeos mostram narrativas das vidas dos povos originários de São Sebastião.
O filme Griô: A Chave para o Futuro retrata histórias vividas em tempos antigos, pré analógico, passado, de três mulheres anciãs, moradoras de São Sebastião, com uma linguagem de ficção científica, que mescla história, animação, arte e fantasia. O documentário Luz e Flores: Origem Caiçara tem objetivo de dar luz a histórias que muitas vezes são silenciadas, esquecidas e que correm o risco de serem apagadas da origem caiçara. E o curta Encontro das Águas traz entrevistas de pessoas que vivem às margens das águas do Parque Serra do Mar, formando uma espécie de mapa de seus habitantes e de uma cultura caiçara que resiste e se transforma.
Histórico
Desde a sua primeira edição, em 2019, a programação do FELINO destaca as culturas negra, tradicional, popular, urbana, LGBTQIAPN+, entre outras, com a presença de artistas de várias gerações, DJs e MCs, movimentos populares e culturais periféricos.
O Festival FELINO já reuniu cerca de 10 mil pessoas com atividades culturais gratuitas nas cidades do Litoral Norte. Porém, a Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve o projeto, já realizava atividades culturais e artísticas na região desde 2010, que reuniram aproximadamente 12 mil pessoas com espetáculos, cursos, oficinas, montagens e temporadas de espetáculos, todos gratuitos.
A Associação Felino foi reconhecida, em 2018, como Ponto de Cultura, e recebeu diversos fomentos por meio de editais, como patrocínio da Petrobras (2015), IBERESCENA (2018), Culturas Populares – Edição Selma do Coco (2018), IBERESCENA (2018), FUNARTE Descentrarte (2019), PROAC LAB (2020) e edital de Fomento Municipal de São Sebastião (2021 e 2022).
SERVIÇO
Evento: Teatro infantil Quem muito cobra, cobrado será!, do grupo Mamulengo de Si Mesmo
Data: 08/08 (terça-feira)
Horário: 15h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Mario Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP
Evento: Teatro infantil Brincantes
Data: 09/08 (quarta-feira)
Horário: 10h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Mario Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP
Evento: Teatro infantil Boa Noite, do grupo Circo Navegador
Data: 09/08 (quarta-feira)
Horário: 15h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Municipal Mario Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP
Evento: Show de Maria Elvira
Data: 11/08 (sexta-feira)
Horário: 20h
Valor: Gratuito
Local: Praça do Caiçara
Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1-107 – Centro, Caraguatatuba – SP
Evento: Show de Ruty Helen
Data: 12/08 (sábado)
Horário: 20h
Valor: Gratuito
Local: Polo Cultural do Travessão
Endereço: Praça Jorge de Castro, 35 – Travessão, Caraguatatuba – SP
Evento: Brenalta MC – Lançamento de livro Margem, exibição do documentário EP Sóis e show com convidados: Dj Pipoo e trio de rappers Maré de Rimas (Maria Diva, Ruty Helen e Mayara Nascimento)
Data: 22/08 (terça-feira)
Horário: 20h
Valor: Gratuito
Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião – SP
Evento: Exibição de documentários de Letícia Andra – Griô: A Chave para o Futuro, Luz e Flores: Origem Caiçara e Encontro das Águas
Data: 24/08 (quinta-feira)
Horário: 20h
Valor: Gratuito
Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião – SP
Evento: Teatro de bonecos Vidas Secas, do grupo Caravan Maschera
Data: 29/08 (terça-feira)
Horário: 20h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Mario Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP
Evento: Teatro de bonecos Hoje, Godot Não Vem!, do grupo Caravan Maschera
Data: 30/08 (quarta-feira)
Horário: 15h
Valor: Gratuito
Local: Teatro Mario Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP
Fonte: Associação Felino