A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a força-tarefa que visa agilizar as ações de limpeza e zeladoria de toda a cidade, para atender o aumento da demanda durante a temporada de verão.
A Sesep trabalha com equipes de funcionários do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada Renovar, que levam as benfeitorias aos bairros de Norte à Sul.
Os serviços consistem basicamente em roçada, varrição, retirada de resíduos, desassoreamento de valas, córregos e rios, zeladoria das praças públicas, limpeza de praias, poda e supressão de árvores, entre outros, realizados por equipes divididas que percorrem os bairros periodicamente.
Programação da semana
Na região Norte, equipes realizam a limpeza no bairro Massaguaçu, nas ruas Sebastiana Felício de Oliveira, Manoel Paixão, Pedro Leandro e Geraldo Alves do Nascimento. Na Cocanha, uma equipe trabalha na avenida Maria Carlota.
Também na região Norte, no bairro Tabatinga, há equipes fazendo a roçada, varrição e retirada de resíduos. E no Verde Mar, uma máquina patrol faz o nivelamento das ruas não pavimentadas.
Na região Centro/Norte, os funcionários trabalham nas ruas dos bairros Olaria e Casa Branca. A limpeza teve início na avenida Emiliano Campedelli, próxima à ciclovia que corta a região.
Na região centro, as ações estão concentradas nos bairros Sumaré, Jardim Primavera, Indaiá e Jaraguazinho, para onde os mesmos serviços de zeladoria são levados às vias e praças públicas. No bairro Gaivotas, a Sesep faz a limpeza de valas de drenagem para melhorar o escoamento de águas pluviais.
Na região Sul, equipes se espalham pelo bairro Travessão, na avenida João Carlos Balio e nas praças Jorge de Castro e Geraldo Pereira da Costa. No Perequê Mirim, na avenida José da Costa Pinheiro Junior e na Praça Anísia de Jesus.
As ruas do Portal das Flores e do Porto Novo também recebem as benfeitorias, começando pela avenida José Herculano. Assim como no Barranco Alto, as ações estão focadas principalmente nos pontos viciados de descarte irregular.
Já no bairro Pegorelli, as valas de drenagem continuam recebendo serviços preventivos de desassoreamento, visando melhorar o escoamento de águas pluviais, neste período de fortes chuvas.
Descarte irregular
É importante destacar que a Sesep conta com a colaboração dos munícipes para que não façam descarte irregularmente, prática proibida pela Lei Municipal nº 1.144/80, artigos 156 ao 161 (Código de Posturas).
De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização, que dá prazo de 24 horas para retirada dos resíduos. Caso não atenda o aviso da Prefeitura, o infrator pode ser multado em 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.116,00.
Coleta Seletiva e Ecopontos:
A programação completa da Coleta Seletiva pode ser acessada no link: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/
Endereços e horário de funcionamento habitual dos Ecopontos:
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.