Caraguatatuba foi considerada o terceiro melhor município brasileiro no quesito Governança da 10ª Edição do Ranking Connected Smart Cities da consultoria Urban Systems, que qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do país.
A cidade aparece entre as três mais inteligentes do país no recorte (categoria) Governança, que é composta por 12 indicadores, sendo cinco concebidos para o próprio eixo de governança, dois para o eixo de urbanismo, dois para o eixo de saúde, um para o eixo de meio ambiente, um para o eixo de segurança e um para o eixo de educação.
A nota tirada por Caraguatatuba foi de 8,451, ficando atrás dos municípios de Niterói (RJ), com nota 8.924, e Vitória (ES), com nota 8.654, 1º e 2º colocados no Ranking Connected Smart Cities, respectivamente.
O eixo Governança do Ranking Connected Smart Cities conta com os seguintes indicadores: escolaridade do prefeito, Índice Firjan, Escala Brasil Transparente, atendimento ao cidadão por meio de App ou site, conselhos, lei de uso e ocupação do solo, despesas com urbanismo, despesas com saúde, mortalidade infantil, despesas com segurança, despesas com educação e monitoramento de área de riscos.
Idealizado em 2014 para ser apresentado na primeira edição do evento homônimo, em 2015, o Ranking Connected Smart Cities é o primeiro estudo que avalia as cidades brasileiras sobre a ótica do desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado. O relatório completo da Urban Systems sobre as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas pode ser conferido no link https://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual.
Investimentos Imobiliários
Caraguatatuba também foi apontada como o melhor município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte para se investir no ramo imobiliário em 2024. O levantamento integra o Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, um estudo produzido anualmente pela Urban Systems para a Revista Exame, que avalia desde 2014 as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios.
O ranking utiliza o método de análise IQM (Índice de Qualidade Mercadológica), desenvolvido pela Urban Systems, que atribui pontuações aos municípios com base em mais de 70 indicadores, divididos em diferentes categorias. A Capital do Litoral Norte figura próximo às cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ) no levantamento.
No cenário nacional, Caraguatatuba aparece na 8ª posição para investimentos no mercado imobiliário entre as 100 cidades melhores posicionadas pelo estudo.