A cidade de Caraguatatuba se prepara para receber o lançamento de um projeto que promete enaltecer as belezas naturais, históricas e culturais da cidade. A estreia da websérie “Caraguatá Linda”, com cinco episódios, será domingo (19/10), das 14h às 21h, no espaço O Casarão Chopperia, localizado na Rua Manoel Henrique de Oliveira, 1810, Martim de Sá. A entrada será gratuita e a exibição está marcada para 19h.
Em parceria com o Coletivo em Movimento, o evento contará com uma feira cultural que reunirá cerca de 20 expositores locais, com artesanato, flash tattoo e moda. Para animar a tarde, a programação musical fica por conta de Gabriel Gimenez – Homem Banda, com um show ao vivo, e, a partir das 19h30, a banda Bichos da Costeira vai agitar o evento. A performance de Déborah D’Onofrio, com sua arte da pernalta, também promete encantar o público que vai poder participar de sorteios de brindes, incluindo produtos da feira e do Estúdio Manifestum.
O evento também terá uma pista de skate half montada pela Grow Skate House, voltada especialmente às crianças, e um espaço kids, garantindo que os pequenos também tenham uma programação divertida. Também será exibido o primeiro episódio da websérie, com a presença da criadora e apresentadora Vitória Bortoluzzi, que assina o roteiro, direção e apresentação do projeto.
A websérie “Caraguatá Linda”, composta por cinco episódios que serão lançados aos domingos, às 19h, no canal de Vitória Bortoluzzi no YouTube, conta com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo. O objetivo da série é promover um documentário com um toque de entretenimento, trazendo à tona as tradições e a cultura de Caraguatatuba, que, com o crescimento da cidade, correm o risco de se perder.
“Amo Caraguá, nasci aqui e mostrar o que me faz me apaixonar por essa cidade todos os dias é que me motivou a fazer esse projeto. Quero poder contribuir para devolver cada vez mais à população caiçara o interesse e a paixão pelas tradições da cidade com uma linguagem jovem e acessível. Eu amo o Caragutá Linda e convido cada um de vocês para assistir e se encantar com o que este lugar tem de melhor”, ressalta Vitória Bortoluzzi.
Filmada em pontos icônicos da cidade, como a Pista de Skate Pedrinho Backflip, o rio Juqueriquerê, a Praça Cândido Mota e a Fazenda de Mexilhões, a série aborda temas como a preservação ambiental, a história caiçara, o surf em Caraguá, e a trajetória de artistas independentes da música e dança. A festa do padroeiro Santo Antônio, além de pontos turísticos, cachoeiras escondidas, e as histórias por trás dos monumentos e esculturas da cidade também são evidenciados. A série busca mostrar, de uma forma acessível e divertida, as belezas e singularidades de Caraguatatuba.
Um dos diferenciais da websérie é que ela conta com uma equipe formada inteiramente por moradores de Caraguatatuba, reforçando o compromisso com o desenvolvimento cultural local e a identidade caiçara. “Caraguatá Linda” é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura, realizado por meio da Prefeitura de Caraguatatuba através da Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).
Para acompanhar os bastidores e mais informações sobre a websérie, basta seguir o perfil oficial no Instagram: @caraguata.linda. Assista o trailer da série e acompanhe os episódios em www.youtube.com/c/VitóriaBortoluzzi.
Serviço:
Data: 19 de outubro (domingo)
Horário: das 14h às 21h
Exibição do episódio: 19h
Local: O Casarão Chopperia
Endereço: R. Manoel Henrique de Oliveira, 1810 – Martim de Sá, Caraguatatuba.
Entrada gratuita
Informações: Instagram @caraguata.linda
Assista em: www.youtube.com/c/VitóriaBortoluzzi