Por Drielly Leite
Após ser apontado como um dos líderes das pesquisas de intenção de voto no município, o ex-prefeito por quatro mandatos (1997 – 2000 / 2001 – 2004 / 2009 – 2012 / 2013 – 2016), Antonio Carlos da Silva, renunciou à corrida eleitoral há menos de um mês das eleições. “Estou sendo vítima de uma injustiça e de uma perseguição que me entristece profundamente. Tanto acreditei na justiça, que coloquei minha campanha e material na rua”, declarou o ex-mandatário.
Em substituição à candidatura de Antonio Carlos, Mateus Veneziani da Silva é a nova aposta do partido. “Confio plenamente na capacidade do meu filho Mateus para me substituir e do vice Serjão, para juntos darem continuidade ao nosso projeto de devolver à Caraguá as políticas públicas que a tornaram um lugar de orgulho. Eles têm o meu apoio total e continuarão trabalhando incansavelmente para fazer Caraguá Feliz de Novo”, declarou Antonio Carlos através das redes sociais.
De acordo com Mateus, a missão foi aceita com muita honra e humildade. “Sei que teremos o nosso grande mestre e professor nos orientando e conduzindo, junto a essa família. Juntos somos mais fortes!”, destacou Veneziani.
Com o propósito de seguir as estratégias e propostas do pai, Mateus se compromete com a desburocratização da saúde, escolas de tempo integral, segurança pública, com ampliação do sistema de vigilância e oportunidade para policiais reformados integrarem a força de segurança municipal, além do fortalecimento das políticas públicas, investimento no ecoturismo, no esporte e na valorização dos artistas locais.
Com o apoio dos partidos PSD, Cidadania, Rede, Podemos, PRTB, e de mais 80 candidatos a vereadores, Mateus terá como uma das grandes prioridades de seu governo a saúde de Caraguá, com mais exames e facilidade em obtê-los, para que todos tenham acesso à saúde de qualidade. Há também o desejo de informatizar a gestão de saúde municipal, para que o atendimento da população possa ser feito de forma mais rápida e digna.
Para a educação, citando como exemplos as conquistas dos governos anteriores do pai, com a vinda o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e da ETEC – Escola Técnica Estadual, Mateus pretende ampliar o ensino, retomando o projeto das escolas integrais que, de acordo com ele, nas gestões passadas de Antonio Carlos totalizaram 11 instituições. Para ele, a capacitação da mão de obra é a chave para garantir mais oportunidades de emprego para a população.
Em relação à segurança, o candidato pretende ampliar o monitoramento do município com a instalação de câmeras de segurança de norte a sul e, destaca, o projeto inovador que prevê a contratação de policiais militares aposentados, até 70 anos, para ajudar na segurança da cidade, além de ampliar também a atividade delegada e o trabalho prestado pelo Guarda Civil Municipal, de forma a criar um time completo para promover a segurança municipal.
Para o turismo, há o desejo de investir no ecoturismo regional, no fomento do turismo religioso, além de prestigiar, em todos os eventos municipais, os artistas locais. Ele também chama a atenção para a necessidade em retomar os projetos e incentivos ao esporte.
Para Mateus, o que Caraguatatuba precisa agora é melhorar a estrutura do que já foi feito em anos anteriores, para que a cidade possa voltar a se desenvolver e seguir rumo ao progresso.