Um ano após receber os restos mortais do menino Antoninho da Rocha Marmo, a Capela de Nossa Senhora da Saúde, no jardim do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos, se tornou um local de visitação religiosa. Mais de 500 pessoas já passaram pelo espaço de devoção.
Os restos mortais de Antoninho, o menino que queria ser padre e está em processo de canonização, foram trazidos do Cemitério da Consolação, em São Paulo, no dia 19 de outubro de 2021, dia do aniversário de Antoninho.
A data especial será celebrada pela Irmãs Pequenas Missionárias com uma missa, às 11h, na Capela de Nossa Senhora da Saúde.
O jazigo com os restos mortais e o Memorial podem ser visitados de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Visitas nos finais de semana devem ser agendas pelo telefone 12 3797-0777.
Quem foi Antoninho?
Antoninho da Rocha Marmo nasceu em São Paulo, em 19 de outubro de 1918, e veio se tratar da tuberculose em São José dos Campos, que era um centro de atendimento aos doentes na época. Preocupado com a situação das crianças pobres, idealizou a construção de um Sanatório para atendê-las.
O menino não resistiu à doença e faleceu em 21 de dezembro de 1930, aos 12 anos. Sua mãe e um grupo de benfeitores iniciaram então as obras do Sanatório confiando sua administração à Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que também se encontra em processo de canonização, e já realizava um trabalho de assistência aos doentes de tuberculose da cidade.
Inaugurado em 13 de dezembro de 1952, o Sanatório Antoninho da Rocha Marmo atendeu crianças tuberculosas até a década de 80 quando o tratamento e controle da doença tornaram-se ambulatoriais. Hoje é o Hospital Antoninho da Rocha Marmo.
O processo
O processo de beatificação e canonização de Antoninho da Rocha Marmo foi acolhido pela Igreja Católica em 2007 e encontra-se atualmente em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos. O menino recebeu o título de Servo de Deus.
Atualmente está sendo elaborado a “Positio”, fase do processo que tem por principal objetivo a avaliação das virtudes do Servo de Deus e de sua fama de santidade.
No Hospital Antoninho, as religiosas recebem com frequência relatos de curas ocorridas por intercessão do menino. Esses relatos, somados a depoimentos e provas concretas do milagre alcançado, poderão ser levados pelo autor do processo à apreciação de Conselhos formados por Bispos e outros religiosos no Vaticano.
Relatos de graças podem ser enviados por meio do site: https://meninoantoninho.org.br/
Visitação à Capela e ao Memorial de Antoninho: De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Visitas nos finais de semana devem ser agendas pelo telefone 12 3797-0777. Av. Heitor Villa Lobos, 1961 – Jardim Renata – São José dos Campos |
Fonte: Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada