Por Felipe Riela e Bruna Briti
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. A campanha acontece durante todo o mês na nossa região e no Brasil, alusiva ao dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A psicóloga Kira Almeida, de São Sebastião, acredita que o tabu que há em falar do assunto gera uma problemática social, e que a Campanha se faz necessária para trazer à tona a temática. “É importante que haja espaço, lugar e mecanismos de cuidado para que a escuta desse sofrimento seja acolhida e tratada. O Setembro Amarelo dá a visibilidade para uma questão tão importante que é debatida com cautela”, afirmou. Abaixo, algumas das ações que estão sendo realizadas na região com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a Saúde Mental.
Caraguatatuba
O Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil local promoveu no dia 10, uma palestra com foco na prevenção ao suicídio na E.E Prof. Angelo Barros de Araújo, no Travessão, direcionada para crianças e adolescentes com até 17 anos. Com isso, a equipe do ambulatório conseguiu atingir 100% de seu público alvo. A enfermeira Erica Perroni, coordenadora do ambulatório, foi uma das palestrantes e explicou que é preciso estar atento aos sinais da ideação suicida. Além dela, também participam da ação um médico psiquiatra e um psicólogo.
São Sebastião
A Fundação de Saúde Pública (FSPSS) promove palestras o tema abordado durante o Setembro Amarelo, nas salas de espera de todas as unidades de saúde. Também foram produzidos panfletos entregues à população, além de faixas e cartazes com frases motivadoras. Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) confeccionaram pequenas cerâmicas comemorativas para serem distribuídas. A equipe do CAPS AD (Álcool Drogas) também distribui lembrancinhas aos pacientes das oficinas terapêuticas.
Ilhabela
O Hospital Mário Covas Junior ilumina sua fa–chada de amarelo durante este mês. Segundo o diretor, Henri–que Simões, a ideia é inspirar a atitude, a esperança não passi–va, que provoca movimento e convida para a ação, seja coleti–va ou individual. Atualmente o hospital conta com psicólogos, assistentes sociais e médicos psiquiatras que dão suporte aos pacientes e seus familiares
Ubatuba
A prefeitura lança um vídeo sobre prevenção ao suicídio, produzido pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), no qual explica a origem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, fornece orientações sobre como identificar quem precisa de ajuda e corre riscos, como se prevenir e como ajudar. O vídeo está disponível no site da Prefeitura de Ubatuba e redes sociais. A programação incluiu ação de panfletagem, conscientização e orientação realizada no dia 10 de setembro, no Calçadão do Centro.
Serramar Shopping e CVV
Quem visitar o Shopping Serramar na parte da noite, neste mês, vai se deparar com a fachada iluminada de amarelo, uma alusão explícita à Campanha Setembro Amarelo. Além da iluminação, no espaço interno, o Serramar recebe balões espalhados pelos decks com frases motivacionais junto com o número do telefone 188 (sem custo de ligação), do CVV (Centro de Valorização da Vida) de São Sebastião, que apoia a iniciativa e atua na prevenção do suicídio e apoio emocional as vítimas.
O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Há voluntários em todo Brasil. Confira no site www.cvv.org.br.
Os anos de 2020 e 2021 têm sido complexos para a saúde mental e emocional das pessoas no mundo todo, independentemente de classe social, idade, crença, profissão ou outras formas de segmentação. O CVV, por meio de seus mais de 4.000 voluntários, realiza diversas ações de sensibilização e conscientização em todo o país, respeitando as recomendações de segurança devido à pandemia de Covid-19.
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br