Felipe Riela
Pedro Hirochi Toyota será agraciado com o título de Cidadão Caraguatatubense pelo vereador Jair Silva em uma solenidade que ocorrerá amanhã (11/08). O evento, promovido pela Câmara Municipal de Caraguatatuba, será realizado no plenário da instituição, a partir das 19h30.
A cerimônia, que contará com a presença de autoridades municipais, amigos e familiares do homenageado, tem como objetivo reconhecer a contribuição de Toyota para o desenvolvimento e progresso da cidade. O título de Cidadão Caraguatatubense é uma honraria concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação e que, de alguma forma, colaboram para o crescimento da comunidade.
Ao receber o título de Cidadão Caraguatatubense, Toyota se junta a um seleto grupo de personalidades que foram agraciadas com essa honraria ao longo dos anos. A solenidade promete ser um momento de celebração e reconhecimento, no qual a cidade de Caraguatatuba demonstrará sua gratidão pelo trabalho e dedicação de Pedro Hiroshi Toyota.
Pedro é delegado regional do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) no Litoral Norte, e também atua pelo CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba) promovendo reuniões itinerantes, bairro a bairro, para aproximar as autoridades máximas da Polícia Militar e Civil junto aos moradores com o objetivo de promover a prevenção primária para o enfrentamento da criminalidade.
Em entrevista ao Litoral em Pauta, ele falou sobre a importância de Caraguá para a região. Segundo Hirochi, “a posição geográfica, próxima a São José dos Campos, e as obras da Serra da Nova Tamoios, entregues recentemente, valorizaram ainda mais a região. A expansão territorial também contribui muito, pois em Caraguá tem mais áreas para construção do que em São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, que tem APP (Áreas de Preservação Permanente), protegidas pela legislação ambiental brasileira”.
Toyota ampliou suas considerações. “Nos últimos anos Caraguá tem investido bastante em turismo, assim como as demais cidades do Litoral. Temos infraestrutura comparada a grandes centros como shoppings em expansão, Hospital Regional do Litoral Norte, faculdades, empresas de diferentes nichos e renomes. Não é só a praia e as belezas naturais que atraem os turistas, e sim toda uma gama de serviços no ramo do entretenimento, lazer e cultura, sem contar os pontos turísticos que embelezam a região”.
Ele continuou, “A aposta das construtoras é grande, e o desenvolvimento tem que ser sustentável. Considero bem importante a regulamentação debatida nas audiências públicas do Plano Diretor, para que o desenvolvimento seja ainda mais ordenado, com construções sem impactos negativos para o meio ambiente”.
CRECISP – é uma entidade oficial com 200.000 corretores de imóveis que congrega aproximadamente 200 mil pessoas físicas inscritas e 35 mil pessoas jurídicas, tendo por objetivo específico disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis, por meio do ordenamento e da valorização profissional. No Litoral Norte, há mais de 2.400 corretores de imóveis credenciados, e cerca de 250 corretoras/imobiliárias credenciados.