O Genfest é um festival do setor juvenil do Movimento dos Focolares que reúne pessoas de todo o mundo, de diversas convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas diferentes. O evento acontece a cada seis anos, e em 2024, pela 1ª vez o Genfest será no Brasil, entre os dias 19 a 21 de julho, em Aparecida. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi a escolhida para acolher estes jovens do mundo todo e ‘irradiar o amor’.
Neste início de 2023, várias comissões foram formadas e as reuniões da organização do evento já estão acontecendo de forma online em pró deste grande encontro pela fraternidade universal! A programação extensa contempla várias atividades artísticas, culturais e formativas, além da troca de experiências entre 6 mil jovens, entre 18 e 35 anos, dos cinco continentes, que são aguardados para celebrar e refletir a construção de um mundo mais unido.
A jovem, Klara Piedade, do Movimento dos Focolares, faz parte da comissão organizadora do evento. “O Genfest, apesar de ser um evento para os jovens, está sendo construído por pessoas de todas as idades, e isso é muito importante, esse é o grande tesouro como experiência pessoal e coletiva”, conta.
O Genfest se fortalece por meio do desejo genuíno de despertar o protagonismo da juventude na concretização de ações que beneficiem a união e o diálogo por meio do intercâmbio de experiências culturais, religiosas e sociais. Assim, conectar, promover e celebrar atividades e atitudes práticas para cuidar do meio ambiente, das pessoas e dos povos, especialmente os mais vulneráveis.
Histórico do Genfest
A primeira edição do evento foi realizada no ano de 1973, em Loppiano, pequeno vilarejo do Movimento dos Focolares, localizado nos arredores de Florença, na Itália. Desde então foram realizadas várias edições em diversos países, sendo a última no ano de 2018, em Manila, nas Filipinas, a primeira fora do continente europeu. Na conclusão do evento em 2018, o Brasil foi anunciado como o país sede do Genfest 2024 e o tema do evento é “Juntos para Cuidar”.
Geyce Lana, da cidade de Benevides, no Pará, esteve presente na última edição do festival. “Minha experiência foi muito enriquecedora e até hoje aplico no meu dia a dia tudo o que eu vivenciei”, disse emocionada.
Uma família numerosa
O Movimento dos Focolares nasceu em 1943 em Trento, durante a Segunda Guerra Mundial e está presente em 182 países, com cerca de 2 milhões de adeptos e simpatizantes de todas as idades, vocações, religiões, crenças e culturas. Os Focolares estão comprometidos com um projeto global de construção da fraternidade, que tem, ao mesmo tempo, uma dimensão local. No Brasil, o movimento conta com 67 centros de difusão e cerca de 82 mil membros presentes em mais de 500 cidades.