Bruna Briti
A temporada de passagem das jubartes pelo Canal de São Sebastião/Ilhabela iniciou em maio e segue até o mês de agosto, sendo um grande sucesso. De acordo com o Projeto Baleia à Vista (ProBaV), este ano bateu o recorde de baleias avistadas no Canal, com a passagem de 244 baleias até julho. Nesta época, as baleias migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes, tendo como destino final Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.
Com relação aos anos anteriores, neste mesmo período em 2020 foram registradas 73 baleias; e em 2021, 102 baleias. Vale ressaltar que as Prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, por meio de suas Secretarias de Turismo, realizam campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias. Também são oferecidas Oficinas de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e outros Cetáceos, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, voltada a agências, operadores de turismo e marinas que operam no segmento náutico da região, com o objetivo de promover um melhor entendimento sobre os cetáceos, instruindo de como devem agir ao se depararem com uma baleia, além das normas de avistagem vigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
O prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que terá sua base no Centro de Informações Turísticas (CIT) para que as orientações possam ser passadas aos visitantes antes de irem ao mar e para conhecimento de moradores. A temporada de Jubartes fomenta o turismo na baixa temporada. Mais informações sobre passeios, ligue na Secretaria de Turismo (12) 3892-2620 ou acesse www.turismosaosebastiao.com.br/home.