Por Felipe Riela e Bruna Briti
Uma das entidades que mais comemorou o início das atividades do Centro de Oncologia, no último dia 1º de setembro, dentro do Hospital Regional do Litoral Norte, foi a Associação de Combate ao Câncer (ACC) de Caraguá, entidade que apoia pessoas com câncer, oferecendo atendimento psicológico e social, ajudando na superação da doença.
“Agora os pacientes da região tem um local mais próximo para se tratar, o que é muito vantajoso. Era custoso para os portadores de câncer ter que lidar com o sofrimento, e ainda se deslocar para lugares distantes para se tratar”, ressalta Sandra Neves, assistente social na ACC. “Outra vantagem é que com o Centro aqui oferece mais vagas, e assim, mais pacientes podem ser tratados. Resumidamente, melhorou muito em questão de logística, conforto, aumento de vagas para um tratamento mais seguro e amparado para quem necessita desse serviço”, confirma a atual presidente da ACC, Ercília Carlota.
O Centro de Oncologia tem capacidade para atender, por dia, 16 pacientes das quatro cidades da região, nos tratamentos da quimioterapia e radioterapia). “Temos à disposição uma estrutura fantástica e de primeiro mundo que vai dar melhores condições durante o tratamento e sem precisar sair da cidade”, afirma o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior que visitou o local no dia 1º de setembro.
O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 25 milhões nas obras do Hospital Regional do Litoral Norte, inclusive para implantar o Centro de Oncologia, que dispõe de uma equipe formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas e assistentes sociais, atendendo o paciente na sua integralidade.