Rodrigo Tavano
Atualmente, o conjunto de atividades relacionadas ao turismo é um dos principais negócios do Mundo, e tem sido uma das atividades que mais cresce. Nas duas últimas décadas, o faturamento do turismo nesse período coloca o setor ao lado da indústria petrolífera, automobilística e dos serviços financeiros. Nos últimos anos os investimentos realizados no Turismo em nossa cidade sempre são muito questionados pela População de um modo geral.
Uma triste realidade e que muitos esquecem é de que Caraguá tem como sua vocação o Turismo. Bem trabalhado e com muita união da iniciativa privada, poder público e da população, a cidade de Caraguatatuba pode se tornar um destino Nacional e Internacional ainda mais consolidado.
Cabe a iniciativa privada, desenvolver o Turismo buscando inovações, capacitando as equipes para melhor atender o turista e oferecer melhores experiências. O Poder Público por sua vez, pode e deve criar atrativos, estimular as capacitações, cursos, espaços multiusos, infraestrutura, eventos e muita divulgação antecipada do nosso destino, dentre outras tantas possibilidades.
Precisamos entender que cada turista traz com ele a possibilidade de que centenas ou milhares de pessoas mantenham seu trabalho. Um turista que se hospeda, por exemplo, em uma Pousada, ajuda a garantir o emprego dos colaboradores do local. Para um café da manhã, é preciso comprar pães, frios, frutas, leites, cereais, ovos, entre outros produtos adquiridos de outras empresas, que por sua vez empregam motoristas, carregadores, vendedores, atendentes e afins. Este mesmo turista consome em Quiosques, Pizzarias, Restaurantes, Bares, Postos de Combustível, Lojas de Roupas, Sorveterias, Mercados, Padarias e etc. Todas essas empresas adquirem seus insumos e serviços de outras. Uma ‘grande corrente’, interligando diversos segmentos que mantém a economia aquecida.
O turista é fundamental para nossa cidade e região. Precisamos nos unir em busca de alternativas que busquem o crescimento turístico, para cada vez mais, termos novos visitantes. Temos muito que avançar em turismo receptivo, atrativos indoor (principalmente nos dias chuvosos), ecoturismo, turismo religioso, negócios e diversificar para outros nichos e segmentos, marketing, observatório de turismo e profissionalizar todo o Trade Turístico, dentre outras centenas de ações!
Todos os investimentos devem ser realizados buscando diminuir a dolorosa sazonalidade nas outras três estações do ano, já que no Verão temos o sol e as lindas praias como aliados. Acredito muito no potencial turístico de Caraguatatuba e da região, bem como na força do povo caiçara. No nosso Turismo, está a oportunidade de um futuro ainda melhor!
Juntos podemos alavancar nosso turismo, principalmente após ‘mancha deixada’ pelas fortes chuvas que caíram no carnaval deste ano, deixando mais de 60 mortos em São Sebastião, e uma vítima em Ubatuba! Agradeço o convite da Revista da Caraguá UP em expor minha opinião.