O Serviço de transporte coletivo, agora pelo mar, o Aquabus, deve operar entre as praias de Ilhabela até a próxima temporada de verão em 2022, segundo informou o atual prefeito Toninho Colucci, em entrevista exclusiva ao Litoral em Pauta. Colucci diz que está é uma das prioridades da sua nova gestão, tendo inicia-do o projeto nos anos de 2009 e 2016 quando ele administrou a cidade. No total são 3 embarcações com capacidade para até 60 passageiros sentados, ar condicionado, banheiro adaptado, e local para transporte de bicicletas.
Para a retomada do projeto, Colucci conta que vai inaugurar mais três píeres. “Em 2016 tínhamos oito píeres, temos mais três engatilhados para completar essa malha e poder transportar as pessoas pelo mar”, explica.
Etapas do projeto – “Considero este projeto muito importante. Vamos fazer todas as manutenções necessárias nas embarcações e dar acessibilidade a todos os píeres”, garantiu o prefeito.As embarcações custaram por volta de R$ 1,5 bilhão, cada, e ficaram paradas quase quatro anos em uma marina em Caraguatatuba. “É quase um crime a administração anterior abandonar o projeto. As embarcações estão muito danificadas, além disso temos que continuar com as obras nos píeres”, informou o prefeito, que quer fazer o Aquabus “funcionar” até a próxima temporada, numa parceria com a iniciativa privada.
Importância do projeto – O arquipélago enfrenta sérios problemas de mobilidade, principalmente durante as temporadas, devido ao grande fluxo de turistas. E o uso dos Aquabus pode vir a ser uma boa opção de transporte aquaviário.