Coluna “Arquitetura e Construção”
Adriana Nogueira
ARQUITETA E URBANISTA CAU A47369-3
N a minha coluna deste mês, quero aproveitar três fatos, sendo dois pré lançamentos de construtoras e outra recente notícia da Prefeitura de Caraguá que confirma: o mercado da Construção Civil em nossa cidade está super aquecido. Em 2020, foram aprovados 811 projetos de obras em plena pandemia. Já em 2019, foram 126 projetos. Crescimento de 545% no total de projetos aprovados pela Secretaria de Urbanismo de Caraguá, totalizando 199.393,9 m² de construções. Foram 356 novas obras em 2020, e outros 309 pedidos de regularização de imóveis, incluindo ampliação, demolição, alvará de Planta Popular, reforma, e reforma com ampliação.
Estas obras fazem a economia girar e geram empregos diretos e indiretos à todos envolvidos na construção civil. E, nós arquitetos e engenheiros estamos trabalhando muito nos projetos e acompanhando as obras para que tudo ocorra de forma planejada. Pra se ter uma ideia, a construção de uma casa familiar gera 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode beneficiar mais de 300 pessoas.
Também vimos a cidade “florescer” de pré-lançamentos como o “Prime Studios”, que são apartamentos compactos, práticos e modernos. A Construtora Tabaporã traz pra cidade este novo conceito de moradia que é tendência nas capitais.
E vimos o “Calabasas Condominium Resort”, que tem estande de vendas já no local do empreendimento, de frente pra Praia do Indaiá. Serão 04 torres de apartamentos de 109m² a 444m², com design, estrutura e localização perfeita, trazendo o conceito de Fun Club Resort (espaços pra relaxar e se divertir), projetada por cinco empresas, entre elas a Construtora Wilney Cardoso.
Definitivamente, Caraguá não será a mesma depois dessas obras e empreendimentos!
(Instagram)
*@adriananogueiraarquitetura