Uma em cada 8 meninas e mulheres no mundo foram vítimas de abuso sexual antes dos 18 anos. Segundo dados da UNICEF divulgados neste ano, são mais de 370 milhões de meninas e mulheres. Só na América Latina e Caribe são 45 milhões de vítimas.
Em resposta ao pedido do Papa Francisco, A Igreja Católica no Brasil, através do Núcleo Lux Mundi (CRB Nacional e CNBB) articula o dia internacional de oração pelas vítimas e sobreviventes dos abusos nesta terça-feira, 19 de novembro.
A iniciativa é uma parceria com o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho, a Rede Latino-americana e Caribenha para a Cultura do Cuidado e a Pontificia Commissione per la Tutela dei Minori, que juntos representam 16 países.
“Participe, convide a todos da sua comunidade, compartilhe nas suas redes e vamos, nesta corrente de amor, abrilhantar a nossa oração por todos que sofreram e sofrem abusos”, diz o Núcleo Lux Mundi em publicação divulgada nas redes sociais.
Este momento de oração especial será transmitido ao vivo pelo Celam TV no Youtube as 20h (horário de Brasília) e simultaneamente em mais de 15 países da América Latina e Caribe. Link para a Live: https://www.youtube.com/live/3B-1QkduVVg?si=VlaYiH2fGQ0LAnVN
A iniciativa conta também com o apoio da Rede Latinoamericana y Caribeña para la Cultura del Cuidado, pelo Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho, e pela Pontifícia Commissione per la Tutela dei Minori.
Sobre o Núcleo Lux Mundi
O Núcleo Lux Mundi é um escritório de auxílio na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas para a proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais do Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, apoiado pela CRB Nacional e CNBB. A criação do núcleo atende a solicitação do Papa Francisco em sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi (“Vós sois a luz do mundo”).