Em um marco histórico no mês em que se dá visibilidade à importância do aleitamento humano, o Agosto Dourado, a Universidade de Taubaté (UNITAU) inaugurou, na última quinta-feira (8), a primeira Sala de Amamentação, no campus Bom Conselho. A cerimônia contou com a presença de autoridades universitárias, estudantes, mães e representantes do Banco de Leite Humano de Taubaté.
A nova sala, equipada com poltrona confortável, bancada de apoio e refrigerador, oferece um espaço acolhedor e seguro para que as pessoas possam amamentar e realizar a ordenha para os filhos durante a jornada acadêmica ou eventos realizados na instituição.
“O leite humano tem tudo que o bebê precisa para crescer do ponto de vista biológico e se fortalecer do ponto de vista emocional. E para a pessoa que amamenta, um benefício importante é a manutenção desse vínculo entre ela e o bebê, que vai fortalecer não só a história de vida dessa criança, mas fortalecê-la como ser humano”, enfatiza a docente do curso de Nutrição, a Profa. Dra. Fabíola Nejar.
Alinhada à diversidade dos núcleos familiares existentes, a iniciativa visa garantir o direito ao aleitamento humano e facilitar a vida de estudantes e colaboradores da UNITAU que têm filhos em idade de amamentação. A proposta é que o espaço acolha lactantes cis e transgêneros com proteção e tranquilidade.
Para a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, a ação consolida o papel da Universidade no estímulo ao aleitamento humano, além de garantir aos usuários e usuárias um espaço preservado e confortável.
“A UNITAU apoia a causa da amamentação, ela não só forma profissionais para atuarem neste segmento. Mas, também viabiliza isso dentro do campus. Uma sala de apoio dentro de uma instituição de ensino, ela também é referência para outras instituições, sejam privadas ou públicas, também adotarem esse tipo de modelo e fazerem espaços como este”, destaca.
Pioneirismo no Brasil
Além da inauguração da Sala de Amamentação, a UNITAU também lançou a primeira Liga Acadêmica de Aleitamento Humano do Brasil. A liga, composta por estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, tem como objetivo promover a pesquisa, a educação e a assistência em aleitamento, tanto no âmbito acadêmico quanto na comunidade.
Com a criação da Liga Acadêmica e a inauguração da Sala de Amamentação, a UNITAU reafirma o compromisso em promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 3, que faz referência à saúde de qualidade. Além de contribuir para a construção de um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todas as pessoas que amamentam.
O grupo salienta que o aleitamento humano vai além da nutrição do bebê, oferecendo proteção contra diversas doenças através dos anticorpos presentes no leite humano, o que pode ser comparado à “primeira vacina” do bebê.
“[Nosso objetivo é] mostrar para a comunidade a importância de tudo isso e a importância de incentivar e continuar com o processo da amamentação, não desistir apesar das dificuldades, porque muitas mulheres não amamentam hoje em dia por falta de informação. Então, nós como liga queremos mostrar e passar essas informações verídicas”, destaca a estudante do 8º semestre de Enfermagem, Michele Cabral.