Por Redação.
Caraguatatuba é palco do maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil até este sábado (06/9), com a 22ª edição ABETA Summit 2025. Reunindo mais de 400 especialistas, empresários e gestores públicos para debater os rumos do turismo de natureza no Brasil, o evento teve início na última quarta-feira (03), e segue como atração principal nos próximos dias.
A abertura do evento foi realizada na Praça da Cultura, e contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena, do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, prefeitos do Litoral Norte e lideranças do setor.
Durante a cerimônia, foram entregues certificados INMETRO a empresas do setor que concluíram a implantação do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) como parte do programa SP Ecoaventura, uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado de SP e realizado pela Abeta.
Em sua 22ª edição, o ABETA Summit traz como eixo central a discussão sobre mudanças climáticas e governança, até vivências em campo e oficinas técnicas, reforçando o papel do evento na qualificação profissional e no desenvolvimento sustentável do setor no país, para estimular a profissionalização e apontar caminhos para um setor mais sustentável, seguro e competitivo.
Como o maior congresso de turismo de natureza do país, o objetivo do Abeta Summit é ser o ponto de encontro entre quem empreende, quem lidera e quem decide o turismo de natureza do Brasil, além de ajudar a construir uma visão de futuro com base em dados, experiências reais e articulação concreta entre empresas, destinos e poder público.
Programação:
04 de setembro (quinta-feira)
Após a cerimônia de abertura e o evento de boas-vindas no dia 3, o primeiro dia de conteúdo abordará tendências globais e governança do turismo de natureza, com debates estratégicos sobre políticas públicas, mudanças climáticas, gestão de crises e instrumentos práticos de gestão, reforçando a necessidade de um turismo resiliente e preparado.
05 de setembro (sexta-feira)
O segundo dia de conteúdo trará experiências práticas e a integração de saberes, com a valorização do aprendizado em campo, com atividades de imersão em natureza, cultura e artesanato, reforçando o caráter formativo e territorial do evento, aproximando gestores, operadores e comunidade, e consolidando o Litoral Norte de São Paulo como referência em inovação e sustentabilidade. Seminários temáticos fortalecerão redes de cooperação.
06 de setembro (sábado)
O último dia do Abeta Summit será voltado para a profissionalização do setor, com oficinas técnicas que trarão conteúdos aplicáveis diretamente às operações de empresas, guias e gestores, além de promover a aproximação com dados de mercado e tendências globais.
A programação completa do evento pode ser consultada no site abetasummit.com.br/abeta-summit-2025/programacao-2025.