No dia 28 de julho de 2021, cerca de 100 aves resgatadas e reabilitadas no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Barueri/SP, serão libertadas na natureza na área de soltura e monitoramento do CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental) – Sítio do Jacu no município de Caraguatatuba/SP.
“Em cada 10 aves retiradas da natureza, somente 1 sobrevive aos maus tratos do tráfico ilegal. Libertar os pássaros neste momento tão difícil que estamos vivendo, nos da esperança de um futuro com maior liberdade” diz Nathaly Leduc, membro do CEEPAM”.
“Caçar, aprisionar e comercializar animais silvestres é crime ambiental. Nosso trabalho visa despertar o interesse pela preservação e incentivar a soltura de aves. Além disso as aves dessa região atraem turistas do mundo inteiro, tornando sua preservação fundamental para o desenvolvimento do ecoturismo da região” diz Jean Roberto Leduc, membro do CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental)
O tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade ilícita do mundo e só o Brasil movimenta mais de um bilhão de reais, todos os anos. As aves são o principal alvo.
Toda espécie tem um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas e devido ao tráfico e a destruição de seu habitat através do desmatamento, muitas espécies correm risco de extinção.
A boa notícia é que a cada dia, mais pessoas voluntariamente entregam pássaros à polícia ambiental ou centro de reabilitação de sua região, para que eles possam ser reabilitados e posteriormente soltos.
Nesta área preparada e habilitada para a realização da soltura, a mata nativa é protegida há mais de 30 anos. Além dos comedouros, diversas árvores frutíferas, foram plantadas para garantir a alimentação e readaptação das aves.
Sobre o Sítio do Jacu – CEEPAM
O Sítio do Jacu foi estabelecido por Bernard e Conceição Leduc em 1990, em meio a mata atlântica na praia Tabatinga, município de Caraguatatuba no litoral norte do estado de São Paulo.
Dedicados a preservação ambiental, o casal estabeleceu uma RPPN (reserva particular do patrimônio natural) e um Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM) para preservar a biodiversidade, evitar o desmatamento e a caça, além de realizar atividades educacionais junto à comunidade. Atualmente, os filhos e netos do casal dão continuidade ao legado criado por Bernard e Conceição Leduc.
O Sítio do Jacu foi cadastrado para soltura de aves junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pelo projeto plano de voo, da Save Brasil e está em parceria com a entidade Ilá, sendo a primeira e única área de Caraguatatuba habilitada para esta finalidade.
Que sejamos um incentivo para mais trabalhos, como este. Milhares de animais chegam aos centros de triagem e reabilitação todos os meses e precisam de destinação, para serem reintegrados à natureza.
Sobre o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS Barueri
O CETAS Barueri é responsável por receber, avaliar, recuperar e destinar animais silvestres vindos de apreensão, entregas voluntárias e resgates. São 9 anos de trabalho, com mais de 11 mil animais recebidos. Mesmo sendo um órgão com administração municipal, o CETAS Barueri atende a cerca de 80 cidades dentro do Estado de São Paulo, além de recepcionar com menor frequência alguns animais de Estados vizinhos.
Solturas como esta são realizadas de duas a quatro vezes por mês, e refletem o esforço da equipe na luta em prol da conservação da fauna.
Maiores informações: (Cel. e WhatsApp)
Eduardo Leduc – 11 9 8986 5265
Jean Roberto Leduc – 12 9 9230 0744