Destaque para o Turismo de Base Comunitária, a ‘Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, localizada na zona norte de Caraguá, é o ‘cartão de visitas’ perfeito para quem gosta da cultura caiçara tradicional.
MAPEC (Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha) recebe visitas tanto individual, como em grupo. Turistas, e escolas da cidade como o Instituto Educacional e Cultural Paideia que levou seus alunos no final de 2021, com interesse em aprender sobre maricultura e a história local, encontram um ‘prato cheio’, literalmente! Porque além da explicação sobre a cultura tradicional caiçara, os visitantes podem experimentar a culinária típica dos moradores da região!
José Luiz, um dos maricultores do Rancho, ama o que faz, tanto a parte de cultivo dos mariscos, quanto a de ensinar os visitantes sobre suas atividades e aspectos de sua cultura como culinária, história e comportamento. Ele contou, “o passeio dura aproximadamente duas horas, uma hora em terra e a outra hora no barco (bote) até a Fazenda de Mexilhão. É muito bom tanto para o visitante, quanto para gente, essa experiência”.
O passeio conta com a observação do processo de preparo do marisco para o comércio e consumo, a vivência da confecção de artesanato local, além de bate-papo com moradores da vila sobre os saberes e costumes caiçaras.
Além da produção do mexilhão, a Fazenda é uma fonte de biodiversidade, pois atrai outras espécies marinhas, como tartarugas, arraias, polvos e se der sorte, até boto e toda fauna incrustada como esponjas, corais, vieiras e microalgas.
Os visitantes do passeio e apreciadores da culinária, além de conhecer toda a criação, poderão escolher seu produto direto da fonte e adquirir ao final do passeio na Associação.
Serviço: A saída do passeio fica na MAPEC, localizado na Av. João Gonçalves Santana, nº 500 – Caraguatatuba, SP, 11677. O valor do passeio por pessoa é R$ 50 incluso a degustação de mariscos.