O Espaço Cultural Circo Navegador, de São Sebastião, inicia a sua programação de 2023 com biblioteca, sessão de cinema e teatro. No dia 26/01, às 20h, será exibido o filme Nossa Senhora do Nilo, que foi vencedor do prêmio Urso de Cristal, do Festival de Berlim de 2022.
No dia 04/02, a Cia A DitaCuja, de Ribeirão Preto, apresenta o seu espetáculo Desventuras de um Quixote, às 17h. O grupo também realiza oficina de iniciação ao teatro de rua no dia 03/02, de forma gratuita.
No dia 31/01, às 19h, o Coletivo Caiçara convida a sociedade para discutir os rumos do Brasil, com uma aula pública do professor doutor Mauro Iasi, com o tema “Brasil do amanhã: Desafios da Luta do Povo”.
Os ingressos para o cinema podem ser adquiridos pelo WhatsApp: (12) 2101-8249. Já o show de rap e a apresentação de teatro de rua são gratuitos e abertos ao público.
O filme Nossa Senhora do Nilo se passa em 1973, em Ruanda, mostrando o conceituado colégio interno católico de mesmo nome, situado no alto de uma colina, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Com a proximidade da formatura, essas meninas, sejam elas hutu ou tutsi, compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações. Mas em todo o país, assim como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens – e de toda a nação – para sempre. Imagens de um simbolismo profundo fazem alusão à violência genocida que em 1994 tomaria conta de todo o país. A indicação etária é de 16 anos.
Teatro
No dia 04/02, a Cia A DitaCuja, grupo teatral de Ribeirão Preto, apresenta o espetáculo Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum, que se inspira nos ideais da cavalaria de Dom Quixote de La Mancha, clássico da literatura escrito por Miguel de Cervantes, para questionar o papel que nos cabe enquanto cidadãos do corrompido reino de Quixote ou de países quaisquer ou nenhum.A peça conta a história do recém nomeado cavaleiro Dom Quixote, um cidadão “impossibilitado” de enxergar a realidade que o cerca e que, jurando lutar pelo bem e pelos mais fracos, vê monstros, perigos e problemas de relevância duvidosa.
O Quixote não escolhe suas batalhas e seus inimigos, que lhe são colocados pelas forças que dominam o reino e que são reforçados por seus próprios “pré-conceitos”. Mas é do seu encontro com Dulce, cidadã do mesmo reino, mãe e trabalhadora, que nasce a riqueza da jornada por esse reino estranho, onde público e privado se confundem e onde o poder é inimigo do empoderamento, repleto de perigos imaginários e conspirações reais.
O grupo também oferecerá uma oficina gratuita de iniciação ao Teatro de Rua, com classificação indicativa de 12 anos. A atividade é para artistas e pessoas em geral interessados em entender como é a relação do ator com a apresentação nas ruas.
Curso de formação política
O Coletivo Caiçara realiza, no dia 31/01 às 19h, convida a sociedade para discutir os rumos do Brasil no Espaço Cultural Circo Navegador. Nesta oportunidade, o professor doutor Mauro Iasi ministrará uma aula pública, com o tema “Brasil do amanhã: Desafios da Luta do Povo”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sendo que constitui parte integrante do curso de formação política que o movimento está oferecendo a seus membros, com o apoio do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). O evento terá participação dos professores convidados membros do Coletivo Caiçara, Sílvia Paes e Fábio Chagas, e moderação da antropóloga Paula Araújo.
Segundo Camilo Terra, um dos coordenadores do Coletivo Caiçara “debater a situação política e social do país e pensar formas de luta coletiva se faz urgente neste momento de recomeços que o Brasil vive após o período de necropolítica fascista do desgoverno genocida”.
Programação de verão
Além da programação no Espaço Cultural, o Circo Navegador também participa das atrações de verão da Prefeitura de São Sebastião, com apresentações na recém-inaugurada Praça Pôr do Sol, na praia de Boiçucanga.
O público poderá conferir a apresentação circense Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?, no dia 14/01 às 18h. No espetáculo o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um espetáculo circense, misturando o clássico e o contemporâneo, em criações próprias, que se equilibram entre o deboche e a elegância. A peça já foi apresentada no Chile e Argentina, além de várias turnês pelo Brasil, e recebeu muitos prêmios de instituições estaduais, federais e internacionais.
No dia 17/01, também às 18h, será encenado o Cirquim do Serafim. O espetáculo mostra dois palhaços que cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa jornada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres. Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros e da lona, coloridos com fitas de cetim. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços. A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.
Esta programação é realizada pela Secretaria de Turismo (SETUR) e Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass).
Literatura
A “Biblioteca dos Afetos” está localizada no Espaço Cultural Circo Navegador, e tem o intuito de democratizar o acesso aos livros na cidade de São Sebastião, fortalecer e valorizar os traços culturais regionais, e, por meio de títulos de autores caiçaras e/ou com temas do Litoral Norte Paulista, estimular a curiosidade e a pesquisa estética, fomentando a produção artística, a atuação em rede, o fortalecimento comunitário e a formação de público para as artes. A biblioteca é composta por diversos gêneros literários, possuindo mais de 400 obras. Em 2022 passou por uma significativa ampliação após receber o acervo da Cia Popatapataio de Teatro, que herdou a biblioteca do ator e diretor Valter Padgurschi.
A Biblioteca é aberta ao público e o seu acesso se dá por consultas e leitura realizadas no Espaço Cultural do Circo Navegador, reservas de horários e agendamento de visita pelo 12-2101-8249.
SERVIÇO
Filme: Nossa Senhora do Nilo
Data: quinta-feira, 26 de janeiro
Horário: 20h
Valor: R$ 20
Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249
Classificação indicativa: 16 anos
Espetáculo de rua: Desventuras de um Quixote em terras de um país qualquer ou nenhum
Data: sábado, 04 de fevereiro
Horário: 17h
Valor: gratuito
Classificação indicativa: livre
Aula Pública: “Brasil do amanhã: Desafios da Luta do Povo”, com Mauro Iasi
Data: terça-feira, 31 de janeiro
Horário: 19h
Valor: Gratuito
Inscrições: Pelo link
Classificação indicativa: A partir de 15 anos
Literatura: Biblioteca dos Afetos
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Valor: gratuito
Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP