Por Bruna Briti e Felipe Riela
Renato Leite Carrijo de Aguilar, conhecido como ‘Tato Aguilar’, está em seu terceiro mandato como vereador e nas eleições de 2020 foi o parlamentar mais votado da cidade com 2.101 votos. Tato, também presidi o legislativo desde 2017, e em maio de 2022 foi reeleito a presidir a Câmara para o biênio (23/24), pela terceira vez, sendo o único vereador da cidade se mantendo no cargo por tanto tempo.
Em entrevista para o Litoral em Pauta, ele desejou felicitações aos munícipes neste ‘Fim de Ano’ e avaliou como positivo o balanço geral dos trabalhos legislativos da Câmara em 2022. Ele expressou, “Foi um ano de desafios e conquistas, muitos projetos apresentados e avaliados, cada vez mais percebo a presença da comunidade civil na Casa Legislativa, e isso demonstra o quanto a população está interessada no crescimento da cidade, isto é muito importante”.
Entre os principais projetos aprovados neste ano, ele destacou: a obrigatoriedade de exibição de vídeos educativos antidrogas e da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade em eventos; A criação da Comissão de Assuntos Relevantes destinada a elaboração de estudos relevantes a políticas públicas destinada à saúde animal; Comissão de Assuntos Relevantes destinada à elaboração de estudos e tomada de posição em relação a implantação do Sistema Cicloviário, dentre tantos outros.
Tato, ainda falou dos desafios do biênio 23/24, “como presidente reeleito já tenho uma boa comunicação com os colegas vereadores e autoridades, estou por dentro de tudo que vem acontecendo, assim posso dar continuidade com o apoio dos demais vereadores para estabelecer harmonia nos debates e aprovação dos projetos de lei”.
Ele ainda ressaltou, “este ano criamos a primeira Web Tv Legislativa do Litoral Norte e seguimos com o podcast ‘Câmara em Ação’, tudo para fortalecer a comunicação entre a Casa e a sociedade”. E continuou, “queremos ampliar questões que envolvam a informatização e tecnologia e usá-las ao favor de Caraguá”.
No dia 1º de dezembro aconteceu a última sessão solene de 2022 do programa ‘Câmara Jovem’. Vários temas e assuntos foram levantados pelos jovens vereadores, suplentes e alguns convidados.
Um dos destaques foi o projeto de lei da jovem vereadora Maria Eduarda Oliveira Barbosa que apresentou e teve a aprovação do projeto de lei que institui o acompanhamento psicológico para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino em razão das consequências do período pandêmico. “Com o decorrer da pandemia muitos jovens tiveram crises de ansiedade, inclusive, dentro das escolas por isso entendo que ter um atendimento psicológico pode ajudar bastante quem está passando por estas dificuldades”, disse a jovem.
A Câmara Jovem Caraguatatubense, foi instituída em 2009, sua 1ª edição, pelo Programa Jovem Legislador com o objetivo de oferecer aos jovens estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.