A Sabesp realizou uma série de ações e investimentos ao longo de 2022 para garantir maior segurança hídrica na alta temporada do final do ano, visando atender a uma população fixa de 345 mil habitantes e flutuante que pode chegar, em momentos de pico, a 1 milhão de pessoas no Litoral Norte de São Paulo. Melhorias também foram adotadas para o pleno funcionamento da infraestrutura de esgoto da região. Vale destacar que se somam a esses esforços da Sabesp os hábitos conscientes de uso da água por parte da população, evitando desperdícios.
Com base na experiência das últimas temporadas, a Sabesp identificou necessidades operacionais e executou ações como desassoreamento das captações de água, lavagem de reservatórios, melhorias e instalação de novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação, setorização de abastecimento por bairros e investimentos específicos para Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, com a finalidade de garantir a distribuição de água em toda a região. Além disso, as estruturas dos municípios serão reforçadas com ampla escala de funcionários das áreas operacionais de forma a atender prontamente as solicitações da população.
Para a Temporada 2023, a Companhia realizou a manutenção preventiva nas cabines de energia e transformadores, garantindo operação mais segura dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Assim como nos anos anteriores, 40 funcionários temporários, incluindo agentes e técnicos de saneamento ambiental, reforçarão o trabalho até o final do verão.
A Sabesp também adquiriu equipamentos para otimização dos processos, tanto da produção e distribuição de água como da coleta e tratamento de esgotos. Com relação à frota, a Sabesp do Litoral Norte contará com 9 caminhões-tanque, além de caminhões combinados para limpeza e desobstrução de redes coletoras, e Plantão 24 horas das equipes comerciais, operacionais e manutenção eletromecânica (ampliado para os feriados de natal e ano novo).
Para combater perdas de água, ao longo de 2022 a Companhia substituiu milhares de ramais de abastecimento de água e hidrômetros, melhorando com isso a eficiência no atendimento aos clientes. Para o bom funcionamento das redes de esgoto, foram executados serviços de lavagem preventiva em 77 km de tubulações somente em Ilhabela, entre outras dezenas de km de nos outros três municípios do Litoral Norte.
Foram adquiridos geradores de energia elétrica e locados outros, aumentando assim a segurança operacional das instalações. Equipes de manutenção também formarão polos descentralizados de emergência. Nesses polos serão disponibilizados também equipamentos para atender a população com maior agilidade, todos com plantão 24 horas e atendimento prioritário a postos de saúde, hospitais, delegacias e bases da Polícia Militar nas quatro cidades.
Uma novidade para esta temporada é que foram formados, com apoio dos municípios do Litoral Norte, Comitês de Contingência para atuação emergencial com a participação da Sabesp, departamentos de trânsito municipais, Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Polícia Militar, entre outros órgãos públicos.
Caraguatatuba
Neste ano, a Sabesp fez, entre outras ações, o remanejamento da adutora de água bruta e a reforma da ponte de acesso da captação secundária, ambas no alto Rio Claro. Também foi realizada melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, Guaxinduba e Getuba, assim como manutenções preventivas nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Martin de Sá e Massaguaçu.
Foi feito ainda o desassoreamento das captações no Rio Claro (principal e secundária), Guaxinduba e Jacques.
Ilhabela
O sistema Água Branca, responsável por regiões como a Barra Velha, Centro e Pacuíba, no norte do município, recebeu a implantação do booster, reparos, desassoreamento e limpeza da captação na ETA Pombo e ETA Água Branca.
Outras melhorias foram a implantação de projeto de perdas no setor de Barra Velha (parte praia); a limpeza do Castelinho, captação principal (Água Branca), e a limpeza e movimentação de pedras da captação (reforço da toca).
Foi feita a limpeza de 77 km de rede coletora de esgoto, além de 86 estações elevatórias de esgoto até outubro deste ano, bem como a substituição do material filtrante da ETE Praia do Pinto.
São Sebastião
A Sabesp fez melhorias na ETEs Boiçucanga, Barequeçaba e Juquehy e Baleia. O bairro Juquehy ganhou melhorias no abastecimento e setorização. Teve desassoreamento de captação nas regiões de Cristina, Boiçucanga, Maresias, Toque Toque Grande, Guaecá e São Francisco, bem como foi reforçado o abastecimento de Barra do Una, lavagem dos reservatórios em Barra do Una, Maresias / Paúba, Toque Toque Grande, Guaecá e São Francisco.
Ubatuba
A Sabesp ampliou o emissário submarino. Na ETA Itamambuca, foram reformados tanques, tubulações e nas instalações hidráulicas e elétricas foram feitas melhorias. Na Itamambuca, houve o desassoreamento das captações Renata, Piabas, Lagoinha, Praia Vermelha 1 e 2. E nos Macacos e Rio Grande teve remanejamento da adutora de água bruta. Na Praia Vermelha, houve implantação e readequação de boosters. Já o bairro Sesmarias teve expansão do atendimento com 170 imóveis. A ETE principal está com a obra em fase de conclusão, assim como a ampliação da estação elevatório de esgoto Tamoios, na região central.
Atendimento 24 horas – Para atender a população, a Central de Atendimento Sabesp funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195 ligação gratuita. Além disso, a Companhia oferece atendimento pelo portal Sabesp (www.sabesp.com.br).
Fica a dica
A água é um bem precioso e finito. Daí a importância em usá-la com consciência. Medidas simples podem fazer toda a diferença. Você contribui com o meio ambiente e a natureza agradece.
Algumas dicas de como economizar água:
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
Para saber mais acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450.