Neste ano em que se celebra o bicentenário da Independência do Brasil, quem passar pela Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, das 11h às 14h, na próxima sexta-feira (2/12), poderá conhecer importantes pontos históricos diretamente ligados ao período que antecedeu o “grito do Ipiranga”, com o auxílio da tecnologia de realidade aumentada. O projeto estará em frente à Casa da Música e será possível conhecer maquetes e ilustrações de locais, como: o Edifício e o Parque da Independência, o Solar da Marquesa de Santos, a Casa do Grito, o totem do Grito da Independência e o Quilombo dos Palmares.
Realizado por meio do ProAC Editais, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e idealizado por Gustavo Guimarães, em São Sebastião, o projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna. Além da produção local da Cia. O Castelo das Artes.
Apps: Por meio de um aplicativo gratuito, disponível para os sistemas Android e iOS, será possível apontar o celular para as maquetes e ilustrações dos patrimônios selecionados para que as imagens ganhem “vida” nos smartphones, todos com locuções explicativas.
Segundo o idealizador, o projeto tem como característica atuar como complemento do conteúdo de ensino presente nos livros didáticos e das dinâmicas das aulas, que não permitem um contato real com a riqueza da história e uma valorização da nossa identidade. Em São Sebastião, o projeto ainda estará em duas escolas, a E.M. Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, dia 30 de novembro; e a E.M. Barequeçaba, no dia 1º de dezembro.
“Sabemos que os patrimônios propostos estão distantes das periferias e outras regiões, e o aluno, por sua vez, encontra dificuldade de acesso à visitação desses locais históricos. No projeto, são propostas práticas pedagógicas utilizando ferramentas tecnológicas capazes de criar um universo lúdico e informativo sem sair da escola”, informa a professora e consultora pedagógica do projeto, Cris Camilo.
Educação e Tecnologia – É inegável que, com a pandemia, o acesso às tecnologias se tornou um ponto chave para a educação. “Neste projeto buscamos reconstruir os saberes utilizando essas ferramentas de modo que a prática educacional ganhe novas possibilidades. É preciso despertar a curiosidade do aluno, provocar reflexões. Também é necessário levar em conta a realidade em que este aluno está inserido e propor um conhecimento que coexista com ela”, conclui Gustavo Guimarães.
Mais informações sobre o projeto: www.patrimoniosdaindependencia.com