Palavra “da moda” fato é que inúmeras pessoas enxergam a empatia como a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas de certo modo, muitos acabam “romantizando” ou ainda ignorando a totalidade que esta característica, SER UMA PESSOA EMPÁTICA, pode oferecer a alguém.
Sim, sem sombra de dúvidas ser empático implica ter a capacidade de colocar-se no lugar do outro, ou mais profundamente ainda, ser empático de verdade “SIGNIFICA SE PROPOR A ENXERGAR UMA DETERMINADA SITUAÇÃO PELOS OLHOS DO OUTRO”. Tal decisão é infinitamente mais profunda e requer imensa habilidade e comprometimento, já que para que isto ocorra muitas vezes preciso estar disposto a deixar (ainda que momentaneamente) suas próprias opiniões e percepções.
Por colocarem foco estritamente neste viés da empatia, muitos acabam por não se aplicar por desenvolvê-la, afinal de contas as pessoas mais individualistas podem se perguntar, “MAS POR QUE ME COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO? O QUE EU GANHARIA COM ISTO”? A resposta vai além de tornar-se um ser humano melhor (o que por si só já deveria ser motivo mais que suficiente para aplicá-la) mas a verdade é que ser empático transmite a quem desenvolve esta habilidade um verdadeiro poder pessoal e profissional.
As pessoas empáticas tem maior conexão e por terem esta incrível capacidade de observar pelo olhar do outro, passam a conhecer com melhor exatidão seus gostos e preferencias, bem como suas necessidades e esta é uma habilidade fundamental para quem deseja por exemplo vencer em suas carreiras e negócios. Ser empático leva a pessoa a ter relacionamentos mais duradouros, ser mais querida e por ser alguém que promove felicidade, a pessoa empática também se torna mais feliz.
No atual cenário que estamos vivendo, onde todos os lados tentam IMPOR suas verdades como verdades absolutas, eu quero perguntar a você querido (a) leitor (a): VOCÊ TEM SIDO EMPÁTICO EM SUA VIDA? A resposta, o tempo e seus resultados dirão