A ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) informou ao Litoral em Pauta que as obras dos Contornos da Tamoios seguem aceleradas, e que as obras de Caraguatatuba e São Sebastião estão com avanço de 65,5%. A Concessionária responsável pelas obras, a Tamoios, confirma que são várias frentes de serviços evoluindo na implantação de pavimentação, viadutos e túneis e o prazo previsto de conclusão é para o final do próximo ano. Com investimento de R$ 1,5 bilhão, as obras foram retomadas em setembro de 2021.
Cabe lembrar que a medição da porcentagem da obra executada, é realizada mensalmente, e não diariamente. A execução das intervenções contempla a obra como um todo, e não por trechos do empreendimento, segundo a assessoria de imprensa da ARTESP. Todo o projeto do Contorno contempla a construção de 46 obras entre pontes e viadutos, seis conjuntos de túneis, além da ligação do Contorno Sul com a Rodovia SP-55, facilitando o acesso de Caraguá à Ubatuba, com investimentos de cerca de R$ 150 milhões. Somados às conexões com trechos existentes, são totalizados 33,9 km de novas pistas. Isto, proporcionará o aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e os polos de turismo do Litoral Norte.
As obras, quando entregues, farão com que as viagens sejam mais rápidas, seguras e confortáveis, além da facilidade no acesso direto ao Porto de São Sebastião. O turismo e desenvolvimento regional também ganham com os Contornos, e consecutivamente, os números de vagas de emprego aumentam. Segundo estatística do governo do estado de SP, estas obras beneficiam diretamente mais de 249 mil habitantes nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Projeto ‘Mudanças de um Contorno’ – Toda a obra é registrada por meio do projeto ‘Mudanças de um Contorno’, do fotógrafo Felipe Samurai. A iniciativa tem o propósito de mostrar a importância da fotografia como registro histórico e as transformações no desenvolvimento urbano, ambiental e social, pela construção de uma estrada.
Meio Ambiente – A Concessionária Tamoios confirma que foram plantadas cerca de 450 mil árvores, compensando cerca de 50 mil árvores que foram derrubadas para a realização das obras. O plantio aconteceu com parceria da ‘Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba’, que preza pelo meio ambiente. O projeto foi apresentado em congresso de ecologia na França e, como exemplo de apoio à biodiversidade em evento organizado pela União Europeia.
Os aspectos ambientais da obra são acompanhados e fiscalizados pelos órgãos competentes durante todo o período de execução das atividades. Para evitar impactos ambientais e manter a vegetação de Mata Atlântica existente na região, a obra foi projetada com viadutos e túneis.
Tecnologia – Desde o início do empreendimento, a ‘Engetec – Construções e Montagens’ (empresa do Grupo Queiroz Galvão, com estrutura e gestão independentes, para atuação nos mercados de construção civil e montagem eletromecânica, tendo como principal expertise o desenvolvimento de soluções integradas de engenharia, o gerenciamento e a execução de serviços, suprimento e comissionamento), tem investido em alta tecnologia para garantir seu elevado padrão de qualidade, aumento na produtividade e redução de prazos. Um exemplo é a aplicação de VANT´S (Veículos Aéreos não tripuláveis) de última geração para levantamentos topográficos, modelos 3D da área por meio de nuvens de pontos, entre outros benefícios, além de reduzir os riscos para os colaboradores em levantamento de áreas inacessíveis ou de alto risco.
Solução para um caminho crítico – Diminuir o tráfego de veículos pesados nos bairros que viabilizam acesso às frentes de trabalho dos Contornos de Caraguá e São Sebastião foi um desafio vencido este ano, pelas equipes que trabalham no empreendimento. A solução encontrada foi a criação de caminhos de serviços provisórios no eixo da obra, ou seja, na nova pista, até então, a ser implantada.
Os esforços foram concentrados nos cortes que impediam as ligações entre as obras nos bairros Jaraguá, Morro do Abrigo e São Francisco em São Sebastião. O obstáculo de transpor esta linha sinuosa em fundo de vale, resultante da interseção dos planos de duas vertentes e na qual se concentram as águas que delas descem, entre a ligação dos bairros Morro do Abrigo e São Francisco. Região de difícil acesso, com condições topográficas e geotécnicas desafiadoras. A conclusão da pista direita chamada OAE 301, concomitante com a execução do chamado Muro 6, viabilizou a conexão entre os dois últimos principais trechos da obra, que ainda não estavam interligados.
Com o eixo principal totalmente conectado, o tráfego de veículos do empreendimento ficou condicionado ao seu uso o que reduziu muito o impacto nos bairros. Desta forma a ‘Engetec’ reforça seu compromisso de evitar desconforto e transtornos às comunidades.