A Prefeitura de Ubatuba definiu uma nova data para o início de cobrança de taxa ambiental na cidade. A previsão agora é que a taxa passe a ser cobrada a partir de 10 de novembro.
Segundo a Eco Ubatuba, empresa que administra a cobrança, a taxa “existe para garantir que localidades famosas por suas belezas naturais não sofram com um volume incontrolável de turistas que pode causar uma série de problemas”, diz.
Vale lembrar que a ação já contou com três adiamentos. A proposta de implantação de uma cobrança para turistas pelo impacto ambiental na cidade vem desde 2017, quando a lei foi aprovada, mas até então não saiu do papel.
Neste ano, a prefeitura contratou a empresa que vai fazer a cobrança nas entradas da cidade. Em agosto, último adiamento, Ubatuba suspendeu o início da cobrança para que fossem feitas mudanças nas regras de isenção.
Na última semana, uma lei complementar foi aprovada com alterações para isentar moradores. Entre elas está o aumento do número de veículos que podem ser cadastrados por morador, redução dos documentos necessários para o cadastro e comprovação de residência.
Os moradores podem fazer o pedido de isenção da cobrança da taxa presencialmente na sede da empresa Eco Ubatuba, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h, nas bases da Lagoinha, Saco da Ribeira e também na sede localizada na Rua Pacaembu, 70, Estufa I.