Com uma bilheteria total de 2,2 bilhões de dólares, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de um bilhão de dólares mundialmente! Permanecendo como a produção de maior arrecadação da história do cinema por doze anos! Foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Acredito, que todos tenham visto o clássico pelo menos 2 vezes, né!? E você, se comoveu com a história desse naufrágio?
Será que os atores, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, protagonistas do Titanic, tem a dimensão de como uma produção cinematográfica salvou um negócio que até hoje prospera e leva entretenimento, arte e cultura para muita gente desse Litoral Norte de São Paulo!? De fato, para o Centerplex, o Titanic fez a rede emergir e prosperar!
Pois é, a história de ficção do naufrágio real, estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson, e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio saindo de Southampton na Inglaterra, com destino a Nova York, em 15 de abril de 1912, repercuti até hoje e já abriu salas para que outros filmes possam nos emocionar!
O cinema é, sem dúvida, um reflexo cultural do que ocorre na sociedade em geral. Reflete conflitos tanto no campo dominante, como em cada diferente movimento histórico. E também funciona como veículo de questionamento e contestação de campos periféricos que não estão no centro, no domínio. O Cinema é um meio de representação, ou seja, um mundo imaginário que “ganha vida” nas mãos de atores, diretores e roteiristas de filme.
História do Centerplex! Em 1981, o apaixonado por cinema Sr. Eli abre o então Cine São Luiz, em Poços de Caldas. No início dos anos 90 e com imenso sucesso, a rede chegou a ter 20 salas nas cidades de Atibaia, São Lourenço e Itapevi. Porém com a forte crise, a empresa encerrou as atividades de várias salas, passando a operar apenas 2.
Em 1998 o mega sucesso Titanic lotou as salas e a bilheteria arrecadada abriu novas oportunidades de crescimento para a rede. Em 2000, a rede Cine São Luiz passa a ser chamada de Centerplex Cinemas e inicia a jornada de crescimento. Em 2015, a rede abre a sua primeira sala Mega Dolby Atmos em São Luís, no Maranhão, trazendo inovação na tecnologia de imersão aos seus clientes. Em 2017, o primeiro cinema conceito Prime é aberto em João Pessoa. Atualmente, a Centerplex está em nove estados, sendo eles: São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas, Amazonas e Maranhão. Possui 87 salas com diferentes tecnologias e serviços aos clientes.
Desde a sua fundação, faz constante investimento em tecnologia e treinamento de seus colaboradores com o objetivo de oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Possui forte relacionamento com as principais empresas do segmento a fim de inovar e trazer produtos de alta tecnologia para suas salas. O objetivo da sua atuação é trazer o melhor do entretenimento, por meio de lançamentos e tecnologias inovadoras. Centerplex Cinemas é uma das maiores exibidoras cinematográficas do Brasil.
Para a massoterapeuta Marinalva da Silva, cinema é sinônimo: “Reunir amigos. Família. Amor. O cinema nos torna mais próximos. Faz eu me conectar com minhas emoções. Não sei se pelo tamanho da tela, o escurinho ou a acústica. Tudo se completa. Um filme foi ‘Comer, rezar e amar’, teve também outros filmes bons de ver no cine como ‘O Lobo de Wall Street’, ‘Dr. Estranho’. Resumindo, cinema conexão com o imaginário e além”, conclui
Cinema no Litoral Norte – Caio Barros, atual gerente da Centerplex do Serramar, que conta com 4 salas, “é perceptível que vem gente da costa sul de São Sebastião e outros bairros do Litoral para assistir os filmes. Eles ficam entusiasmados com todo encantamento que o cinema tem”, disse Caio que adora a 7ª arte, e viu sua carreira crescer na rede, até se tornar gerente de um polo.
Sobre a frequência do público, “tudo depende de quais filmes estão em cartaz. Por exemplo, recentemente com o lançamento do filme ‘Thor: Amor e Trovão’ em apenas um dia recebemos 2.500 pessoas. Tem filme para todos os públicos, o cinema tem uma magia tão forte que une as pessoas”, contou Caio.
E a combinação “cinema + pipoca” também é forte no Centerplex Serramar. “Aproximadamente 70% dos nossos clientes consomem na Bomboniere”. Outra dica interessante é que, “há uma lei municipal que isenta o PcD (Pessoa com Deficiência) do ingresso, precisando apresentar apenas a ‘carteirinha’. Ou seja, é muito frequente a presença deles por aqui. Além dos estudantes e idosos que pagam meia entrada”, disse Caio.
O Centerplex está com a promoção ‘Todos Pagam Meia’, que acontece de segunda a quarta-feira, exceto nos feriados, nas pré-vendas e pré-estreias. Também há a promoção ‘Quanto mais Cedo Melhor’, válida aos sábados, domingos e feriados, e apenas para compra direto na Bilheteria e para sessões com início até às 14h59. Assim, o valor do ingresso cheio fica R$ 14,00 e a meia-entrada fica R$ 7,00.
‘Templo’ da 7º arte – O cinema atravessa os tempos e gerações, e sempre revela opções para todas as idades e gostos! Marina Goes, 35 anos, designer, natural e moradora de Ilhabela, contou que desde pequena é apaixonada por filmes. “Sempre que posso vou ao Shopping para ir ao cinema! Para mim, além de entretenimento, é uma expressão artística que atinge diversos fins”.
Atualmente, o Centerplex do Serramar Shopping, é considerado o ‘templo’ dos amantes da 7º arte em todo Litoral Norte e em cidades próximas como Paraibuna e Bertioga. Há inúmeras pessoas que vão ao Mall para sentar na cadeira da sala escura, de frente para a ‘telona’, e entrar numa ‘breve viagem’!
Para Ana Helena Trindade, 12 anos, estudante de Caraguá, o cinema é uma das melhores formas de se divertir. “É um lugar mágico! Você pode ir sozinho ou com os amigos e familiares. Muitas vezes eu ‘entro’ na história do filme. Transporto-me para aquela ‘realidade’ e esqueço de tudo”, contou e continua: “Adorei assistir “Homem Aranha: Sem Volta para Casa”, no Centerplex do Serramar. Foi emocionante!”.
A bancária Ana Paula, adora ir ao cinema com seu marido Fernando. “Gosto de viver este momento romântico com ele. Ficamos abraçadinhos, comemos pipoca e relaxamos. Adoro filme de comédia romântica”, afirma. Para o casal de advogados e moradores de Caraguá, Rodrigo Guimarães e Glaucia Trindade: “Sem sombra de dúvidas o cinema é uma magia e o que mais me agrada no Serramar. É um ambiente aconchegante, no qual vou com meus filhos, esposa e amigos. Compramos pipoca e entramos no mundo de fantasia, diversão aventura…”, revela Rodrigo. Já Gláucia enfatiza que “quando abriu a rede Centerplex no Shopping, realmente foi uma alegria! Muitas vezes me desloquei para outras cidades só para ir ao cinema. Adoro entrar neste ambiente acolhedor e viajar numa história. É uma forma de sair da rotina, refletir sobre aquilo que está sendo mostrado”. Sobre o que gosta de assistir, Glaucia conta: “amo os filmes clássicos que estão sendo regravados. Também gosto de acompanhar a sequência de um filme, por exemplo, Top Gun: Maverick, com o Tom Cruise”.
Para a massoterapeuta Marinalva da Silva, cinema é sinônimo: “Reunir amigos. Família. Amor. O cinema nos torna mais próximo. Faz eu me conectar com minhas emoções. Não sei se pelo tamanho da tela, o escurinho ou a acústica. Tudo se completa. Um filme foi ‘Comer, rezar e amar’, teve também outros filmes bons de ver no cine como ‘Ladrão de Wall Street’, ‘Dr. Estranho’. Resumindo, cinema conexão com o imaginário e além”, conclui.
O cinema passou a ser considerado a 7ª arte, a partir de 1911, com a publicação do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano, Ricciotto Canudo que queria distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo de massa, aproximando-o e integrando-o às Belas Artes. Para ele, o cinema é a arte síntese, que concilia todas as outras. De fato, após ter nascido em 1895, rapidamente o cinema se transformou e ainda hoje é uma arte muito imersiva. A 7ª arte consegue manifestar histórias pessoais, estilos de vida, grandes momentos históricos e características da vida humana com toda a psicologia que envolve essas realidades.
Os filmes que passam no cinema, também se transformam em livros (ou vice e versa), e outros objetos de desejo como óculos e relógios. No caso, a Chilli Beans do Serramar, acaba de relançar a incrível coleção de relógios e óculos ‘Harry Porter’, um clássico que nunca saí de moda. A gerente Carla Nogueira conta que os óculos são usados em todas as estações, em qualquer lugar, seja na praia, rua, dia a dia, e até na balada especial de Verão. “Nossos produtos se renovam toda semana, não é uma coleção específica para a estação. Agora estamos com a coleção street, bem para a rua, temos modelos bem coloridos, diversificados, esportivos. E a incrível coleção Harry Porter”, conta e destaca que a exceção são os modelos Essentials (essenciais), em alta o ano inteiro. “Não é uma data específica que define nossa coleção”, diz a gerente da Chilli Beans.
Já na Best Books, livraria do Mall, a atendente Yanca confirma que os livros do ‘Harry Potter’, bem como o ‘Star Wars’, ainda mais antigo, mas nem por isso menos procurado, são bem vendidos. Também tem uma nova leva de filmes e séries da Netflix, baseadas em seus originais como livro, bastante procurados, como a série febre do momento “Stranger Things”.