Marcelo Veríssimo e Felipe Riela
Vem chegando o Verão! E todo burburinho do mundo da moda se prepara para lançar as coleções das estações mais quentes dos trópicos. No Litoral Norte, o Serramar Shopping reúne as principais marcas e grifes brasileiras, objetos de desejo dos consumidores! Afinal de contas, a areia é a passarela da moda mais democrática que existe.
A moda é cíclica, portanto, muitas peças que já estiveram em alta e saíram por um tempo dos trends, ou seja, das peças tendências, devem estar de volta na alta temporada do Verão 2023, principalmente no quesito Moda Praia, que promete tanto brilho quanto o sol.
“Muito brilho, verde lima bem forte. Lurex e transparências”, diz a empresária Mariana Pires, proprietária de boutique que ganha seu nome, e uma das multimarcas mais tradicionais do Serramar Shopping, que vende importantes grifes do cenário de moda, como a Calvin Klein e a Morena Rosa. “E o branco, um clássico que nunca sai de moda, também está em alta”, destaca.
Os estilistas e influencers de moda no Instagram, entre eles a musa dos modernos e descolados Fabiola Kassim, do canal Hypnotique, dizem que o Verão 2023 será repleto de cores, estampas, formatos e amarrações. Uma das tendências é o Body Chain, uma espécie de longo colar para o corpo, que pende até a cintura. Os fashionistas apontam que existem diferentes tipos destes acessórios, com tamanhos e pingentes variados, mas o que deve fazer mais sucesso na praia é o que remete ao mar, com conchas, sol, búzios e sereias.
Outra tendência forte (vinda das passarelas de Paris), e que estão chegando às vitrines do Serramar são as fendas para colocar as pernas em evidência, em cortes e recortes assimétricos. “O off vem com tudo para aquela mulher clássica. Está entre as cores tendências. Vai ter para escolher”, afirma Mariana Pires, sobre esta tendência que se utiliza da versatilidade e tons neutros, remetendo a uma ideia de sobriedade, que combina bem com diversas outras cores.
Alto Verão 2023 – Também deve trazer uma espécie de revival com itens da moda de anos atrás, que voltam repaginados. É consenso entre os fashionistas que a moda não pode limitar os consumidores, e sim o contrário! Por meio da costura, modelagens e tecidos ela busca melhorar a autoestima das pessoas, fazendo com que cada um se sinta especial, exclusivo.
Verão é a temporada mais quente do ano, todos procuram praia e piscina para se refrescar e o ideal é que, ao vesti-las, as saídas de praia mantenham esse bem-estar. Para manter o look de moda praia fresquinho e confortável, prefira tecidos mais leves e modelos soltinhos para garantir a praticidade e liberdade de movimentos.
É justamente essa a aposta da loja Sun Beach Brazil, do Serramar, que trabalha com o melhor da moda praia, sempre ligada às tendências mundiais, produz seus biquínis com criterioso estilo e bom gosto para desenvolvimento de suas estampas que são todas exclusivas. A variedade de modelos é seu diferencial, procurando atender a diversidade do biotipo delas mulheres em todas as idades, além de biquínis e maiôs lindíssimos conta com uma variedade de saídas de praia com as mesmas estampas dos biquínis para proporcionar elegância e conformo nos melhores momentos de lazer.
As saídas de praia também são ótimas opções para aqueles momentos em que surge um convite para um compromisso pós-praia ou que você lembra que precisa passar em algum lugar antes de ir para a casa. Elas garantem aquele look de verão confortável. Afinal como o próprio nome sugere, é a peça perfeita para colocar por cima do biquíni na hora de chegar ou sair da praia e também para ficar à beira piscina quando de maneira confortável quando não se quer mais ficar exposta ao sol. “Por isso fique atenta à escolha do modelo e tecido da sua saída praia. Trabalhamos com o Fluity um dos melhores tecidos em poliamida do mundo que além de ter proteção solar, é biodegradável”, explica a gestora Daniela Feitosa.
Moda é um substantivo feminino, segundo o dicionário, um conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos. Ou seja, vale aquele antigo jargão: “Moda é você usar o que te faz sentir bem”. Com seus segmentos, nichos e sub nichos, a moda feminina é bem mais complexa do que a masculina. Pelo Serramar, os consumidores encontram todas as opções.
Carmen Steffens – A mulher clássica e elegante, que procura se vestir bem em todos os momentos, além da praia, tem na loja Carmen Steffens um oásis ao bom gosto e estilo. O gerente, Leon Moreira, explica que as coleções estão bem diversificadas, e que alguns trends viraram hits da estação. “Na maioria dos desfiles aparece o Color Blocking que voltou com tudo! Uma explosão de cores e combinações que deixam o verão mais alegre e dinâmico, tanto nos looks para o dia quanto para a noite”, disse Leon e completa: “Todas as peças do look se complementam e a sobreposição de cores dá aquele ar de vivacidade e jovialidade, que são as principais propostas para o Alto Verão”.
Outro destaque são as flores e folhas em diversos materiais e tecidos, até mesmo em tecidos pintados a mão. O gerente da Carmen Steffens do Serramar confirma o uso de estampas florais nas Coleções Primavera-Verão. “Elas vêm em proporções variadas que vão do boho ao maximalismo dos hibiscos ou das costelas de adão em todas suas variações. Peças com estruturas e shapes diferenciados nos biquínis, minissaias, vestidos longos e fluidos, e em composições de cores bem interessantes, mas em sua grande maioria vieram em tom neutro para compor com peças de baixo, em cores vivas, deixando em voga as cores da estação”.
90’s – Vão estar em alta nesta próxima Primavera Verão, as peças inspiradas nos anos 90, no qual os cortes assimétricos foram hits da estação e voltam repaginados e atuais. “Com cortes localizados e que valorizam o corpo feminino sem perder a elegância! E toda essa assimetria também está nos acessórios, como nas bolsas e nos sapatos”, disse Leon Moreira.
Para as apaixonadas pela noite, os especialistas apostam nos metalizados que estarão em alta em todos os ambientes e ocasiões. Vestidos, blusas, saias, calças, acessórios e sapatos diferenciados, vão deixar o look da noite especial para as mulheres. “Outra tendência da década de 90 que divide opiniões são as calças de cintura baixa. Elas voltam nos mais diversos shapes para fazer a cabeça da mulherada!”.
Outra aposta é o brilho feminino. “Vem com aplicações em pedrarias, plumas, paetês e miçangas, em looks arrojados e bem estruturados!”, aposta o gerente Leon Moreira, acrescentando que os brilhos também podem ser usados durante o dia. “Como rolam várias pool parties e beach parties por aí a fora, essas aplicações vão para os tons neutros como prata e o dourado que podem ser usados durante o dia”.
A Praia é Moderna e Atemporal – A Billabong é uma das marcas de surfwear mais desejadas do planeta. Ao entrar na loja, o cliente sente o conceito da marca e é impulsionado a ver as peças lindas, modernas e atemporais, sejam nas bermudas, blusas ou camisetas. O gerente da loja do Serramar, Denner Rodrigues, disse que, alguns modelos atuais vão permanecer em alta como a colab da Billabong com os Simpsons, que une toda a irreverência dos personagens de Springfield com o bom gosto da marca. “Na última etapa do mundial de surfe, o Ítalo [Ferreira] já estava com duas bermudas da nova coleção de verão”, disse Denner, destacando que o primeiro medalhista olímpico da história do surfe é patrocinado pela marca. No instagram @billabongcaragua é possível comprar produtos e conferir as novidades.
Kings e Moda de Rua – E uma das lojas multimarcas mais aclamadas em São Paulo por reunir marcas como Nike, Vans, Lacoste e Adidas. A Kings chegou em abril no Serramar “para dar essa revolucionada e agregar ainda mais o streetwear. O litoral possui uma diversidade de estilos e tribos que vai além do surfe. Chegamos trazendo produtos exclusivos e peças limitadas como a linha Jordan da Nike. Esse é o diferencial da loja e muita gente se identifica. Quem entra na Kings já sai uma pessoa nova”, propõe o gerente Acauã.
A Kings possui mais de 72 lojas espalhadas ao redor do Brasil, comercializando peças voltadas para o conceito “lifestyle urbano”, além de tênis e acessórios. O lojista Altieres de Souza, contou que a franquia trabalha com mais de 80 marcas. “Logo, não nos prendemos em tendências padronizadas, uma vez que é próprio da nossa identidade atender todo o tipo de público, inclusive, quebrando tabus em questão de classificação de gênero e idade”.
Não há quem entre na loja e não se identifique com algum produto. “Pensamos muito em cores e tons mais neutros. Mas o que vai bombar são as cores fortes. Temos variedade de produtos e uma atmosfera plural na loja com estilos para todos os gostos”, destacou Altieres.
Hering – Diego de Souza, gerente da Hering no Shopping, confirma a tendência do ‘Color Block’, que já está nas prateleiras da loja. “O nome já identifica, são blocos de cores sólidas que compõem o look, que pode vir em um tom, apenas, ou com mistura de tonalidades”, aponta Diego. Outras tendências são: blusa cropped, saias mais curtas e as clássicas peças jeans, com certeza, continuam em alta. “Sobre as cores, as mulheres podem abusar do laranja, rosa chiclete, azul celeste e verde”. E finalizou: “Após o período de isolamento social, percebemos uma mudança comportamental no qual todos querem ‘ganhar as ruas e os espaços’, desejando celebrar a vida e o retorno ao cotidiano de forma mais viva, refletindo isto, no visual”.
Havaianas – O gerente da loja Giovani Mariano, explica que o verão da grife de chinelos e calçados mais famosa do Brasil, promete! “Tem muita novidade chegando até setembro. Cores fortes, cores vivas, o neon. Os tênis lançados no ano passado, ganharam popularidade e estão bem sortidos e interessantes. As cores estão em tudo, nas sandálias, chinelos e meias”.
Havaianas é pop, havaianas é fashion, havaianas para usar desde bebê. “Qualquer tamanho, para qualquer público”, conta o gerente Mariano, se referindo ao apego dos clientes com a marca. “Nossa linha de personagens adultos como a Marvel, Disney, também pode ser usada em conjunto de pai e filho, tem uma aceitação bem legal”.
Instalada no Serramar desde a inauguração, a franquia é referência no litoral. “Somos a única loja oficial em Caraguá. Temos sortimento de produtos exclusivos, que o cliente só encontra aqui. E entre os queridinhos estão os chinelos femininos que vendem mais. A linha glitter tem uma aceitação muito legal, principalmente a neon, em quatro cores”.
Lupo – A empresa familiar, que está na 5ª geração, fez 100 anos em março e inaugurou sua loja no Serramar em julho último! Os irmãos Cláudia e Aldo Lupo contam com orgulho de como tudo começou: “Foi na casa do meu bisavô que veio da Itália, na sala de visita, numa máquina de costura simples… Ele queria fazer um produto de qualidade, então começou a produzir meias”, assim, a Lupo foi fundada em Araraquara, em 1921. E lá, ainda fica a sede da empresa, que também tem unidades em Itabuna, na Bahia, e em Pacatuba, Ceará. Seu parque industrial é um dos maiores do mundo no segmento, sendo a Lupo uma das maiores empresas do setor têxtil no país.
Cláudia e Aldo estão animados com a chegada da Lupo no Serramar. “É a primeira de todo o Litoral Norte. Somos a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar, no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) o reconhecimento de marca de Alto Renome. A companhia oferece mais de 12 mil peças de vestuário com alta tecnologia. “Quem compra Lupo, sabe que é um produto de tecnologia pensado no conforto, na praticidade, na comodidade e bom gosto”, completa Cláudia.
Os produtos Lupo atendem toda a família, com modelos infantis, masculinos e femininos, de roupas íntimas, casuais e esportes. A linha esportiva, por exemplo, “quando entra em contato com a pele, a roupa ajuda a manter a temperatura do corpo, ou esquenta. Tudo depende da estação e da necessidade do cliente. Temos produtos para todos os fins”, confirma Claudia. A Lupo fornece para mais de 35 mil pontos de vendas nacionalmente, e exporta para mais de 30 países.