O espetáculo “O fabuloso encontro dos palhaços Benjamim e Piolin” será apresentado amanhã, dia 14 de outubro, sexta-feira, às 20h, no Espaço Cultural Circo Navegador.
A obra foi criada com apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural, por duas companhias de São Paulo: a Cia. Canta Circo e Teatro e Cínica Cia. de Teatro. Comemorando o centenário da Semana de Arte Moderna, a apresentação traz para a cena a memória de personalidades importantes do circo brasileiro, os palhaços Benjamim de Oliveira e Piolin.
Essa é uma oportunidade para a população sebastianense assistir gratuitamente a estreia de uma encenação premiada no espaço que oportuniza experiências estéticas de qualidade.
O espetáculo traz à cena os palhaços Cuíca, Batatinha e Paçocão, que contam como seria um possível encontro entre Piolin e Benjamin de Oliveira, referências importantes da palhaçaria e da história do circo brasileiro. Na história contada por eles, vemos o atrapalhado Astolfo que sonha em ser um grande palhaço. Para que isso aconteça, ele promove este fabuloso encontro entre os artistas que marcaram a história do circo e cria muitas confusões. O espetáculo tem duração de 55 minutos e é indicado para público a partir de 14 anos.
As situações do espetáculo misturam números musicais, entradas cômicas e cenas do circo-teatro, buscando trazer o legado dessa tradição milenar aos dias de hoje. Em “O fabuloso encontro dos palhaços Benjamim e Piolin” o público é levado a imaginar o que esses grandes personagens pensariam sobre o futuro deste fazer artístico em um imaginário de 2022.
Quem foram esses importantes palhaços brasileiros
Benjamim de Oliveira (1870-1954), nascido em Pará de Minas (MG) é considerado o pai do circo-teatro e o primeiro palhaço negro no Brasil. Foi empresário, músico, compositor e ativista. Aos 12 anos, devido à violência paterna, fugiu com um circo, onde aprendeu a fazer acrobacias e a arte do trapézio. Após três anos, fugiu pela segunda vez na vida, provavelmente porque era espancado. Segundo o próprio Benjamim, “meu destino era fugir. Destino de negro…” Depois de passar por vários outros circos, sua estreia como palhaço se deu aos 20 anos. Com o Circo Caçamba, no Rio de Janeiro, Benjamim encantou o então Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, que decidiu levar o circo para a frente do Palácio do Itamaraty, na Praça da República, ampliando o sucesso do artista circense.
Abelardo Pinto (1897-1973), o palhaço Piolin, vindo de família circense, nasceu debaixo da lona do circo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Além de palhaço, Piolin era malabarista, contorcionista, mímico e músico. Durante quase 30 anos Piolin teve seu circo no centro da cidade de São Paulo. Figura marcante na história das arte, foi homenageado pelos modernistas no evento antropofágico “Vamos comer Piolin”. Oswald de Andrade o considerava um exemplo de artista genuinamente brasileiro e figura singular da cultura popular do Brasil.
Breve histórico das Cias que montaram o espetáculo
A Cia. Canta Circo & Teatro nasceu em 2013 da amizade entre os artistas João Rocha e Weslei Soares. Após alguns anos de trabalhos conjuntos em diversas companhias, os dois decidiram unir as ideias e desenvolver um trabalho onde pudessem misturar música, teatro e circo. A Cia. tem no repertório os espetáculos “ShakesPirando”, “Nos Bastidores da Lona”, “Rei Mídias”, “Quixote em construção” e “Os Malas”.
A Cínica Cia. de Teatro, sob a direção artística de Dudu Oliveira, foi criada em 2002 e tem cinco espetáculos em seu histórico: “Meia, Sapato, Chulé … Tudo dá no Pé”, “Oração”, “Histórias da Maloca”, “O Trenzinho da Cantareira” e “Mucho Ruído Por Shakespeare”. Em 2010 a Cia. recebe o convite para participar do 2º Festival Internacional da Cidade de Mérida, no México, com seu espetáculo “Oração” de Fernando Arrabal. Em 2018 participa do Festival Shakespeare em Buenos Aires com “Mucho Ruído Por Shakespeare”.
O Espaço Cultural
O Espaço Cultural Circo Navegador está consolidado na cidade de São Sebastião e no Litoral Norte como Ponto de Cultura (reconhecido pela Lei Cultura Viva) e mantém programação contínua. Pelo espaço já passaram personalidades incríveis como Juçara Marçal, Doralyce, Bia Ferreira, Luedji Luna, Lenna Bahule e Kiko Dinucci. Acesse o show de Juçara Marçal neste link.
SERVIÇO
Espetáculo: O fabuloso encontro dos palhaços Benjamim e Piolin
Data: sexta-feira, 14 de outubro
Horário: 20 horas
Valor: grátis
Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP
#Proac2021 #Cultura #Teatro #Circo #Música #Cinema #LitoralNorte #CircoNavegador