Nesta matéria, você encontra as respostas das perguntas elencadas conforme o Regulamento da Maior Sabatina Eleitoral do Litoral Norte Paulista que aconteceu nesta segunda-feira (26/09) no Auditório da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caraguá) com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Litoral em Pauta.
Aqui, você encontra as respostas dos candidatos presentes, quanto os ausentes, disponibilizados por ordem alfabética, sendo primeiro os candidatos a deputado estadual, e depois os candidatos a deputado federal.
Vale ressaltar que, segundo o Regulamento, somente os candidatos com alguma ligação com a região do Litoral Norte puderam participar da iniciativa.
Informamos que, não foram todos os candidatos que nos enviaram suas respostas, até mesmo porque muitos deles estiveram presentes na Sabatina. Logo, segue os links do evento, é só clicar e saber ‘tudinho o que rolou:
1º bloco: candidatos a deputado estadual https://www.youtube.com/watch?v=4mBN8F_o40c
2º bloco: candidatos a deputado federal: https://www.youtube.com/watch?v=RUlQ1y3CDIE
Os candidatos a deputado estadual que estiveram presentes foram: Fernando Puga (PT 13130); Antônio Carlos (Republicanos 10910); Thífany Félix (Rede Sustentabilidade 18181) e Carlos Lothar (União Brasil 44500). Todos respeitando uns aos outros responderam as questões levantadas, num clima amistoso. O que também aconteceu no segundo bloco, com os candidatados a deputado federal, os presentes, foram: Rodrigo Tavano (Partido Novo 3050); Bianca Colepicolo (Progressistas 1133) e Fábio Mello (PSOL 5013).
Ressaltamos que as respostas enviadas estão na íntegra cabendo a responsabilidade das mesmas aos candidatos.
São eles, os candidatos a deputado estadual: Carlos Lothar (União Brasil 44500); Irê Juliani (PSD 55355); Márcia Lia (PT 13113); Neto Bota (Progressistas 11333) e Thífany Félix (Rede Sustentabilidade 18181).
Os candidatos a deputa federal são: Marco Bertaiolli (PSD 5500) e Ribamar Silva (PSD 5519).
Questões da Sabatina aos candidatos
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político e por que resolveu se candidatar?
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte? Você nasceu ou morou(a) aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/ organização/associação da região? Qual a relevância do Litoral Norte na sua vida?
3 – Quais os principais projetos, ações e propostas que pretende apresentar/defender se eleito deputado?
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita serem as prioridades no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Geração de Empregos. E por quê?
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua você?
Respostas dos candidatos a deputado estadual
-
Carlos Lothar
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político, candidatura e por que resolveu se candidatar?
Meu nome é Carlos Lothar, sou formado em Administração, com especialização em Dependência Química e MBA em Gestão Ambiental pela USP.
Estou na vida pública há 26 anos. Tenho atuado como assessor no Legislativo e no Executivo. Fui coordenador de Administração e Finanças e chefe de gabinete da Prefeitura de SP, entre outros muito órgãos e instituições governamentais. Mais recentemente, atuei junto ao Marcos Penido na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, onde realizamos grandes projetos. Dedicamo-nos intensamente ao Programa Novo Rio Pinheiros. A revitalização do rio, que corta a cidade de São Paulo, é hoje motivo de orgulho para todos os paulistanos e referência de projeto de despoluição para o Brasil e para o mundo. E trabalhamos na concretização do Parque Bruno Covas e da Ciclovia Rio Pinheiros, já considerada uma das melhores do estado. Entre tantas outras realizações.
Sou candidato a deputado estadual 44500 pelo União Brasil.
A minha candidatura foi um pedido insistente dos amigos, porque segundo eles eu preciso dar continuidade ao bom trabalho que venho realizando para o estado de SP em todos os cargos que ocupei nas administrações públicas.
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte e sua prioridade para a região? Você nasceu ou morou aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/organização/associação da região?
Tenho uma relação forte e afetiva com o Litoral Norte. Sou cidadão caraguatubense, tenho uma casa na cidade que está em um lugar especial no meu coração. Minha mãe mora em Caraguatatuba, onde meu pai viveu até o fim da vida. Sempre me preocupei com a região e atuei para realizar obras importantes para as cidades. Como por exemplo: a construção do Hospital Regional de Cruzeiro, a intermediação na doação dos dormentes para restauração da via férrea cruzeirense, trabalhei em licenciamentos ambientais e industriais e no envio de equipamentos e máquinas para o Litoral Norte. Atuei também na concretização da nova pista e do contorno da Rodovia dos Tamoios, em Caraguá; no enrocamento em Juqueriquerê; nos estudos para duplicação, e na recuperação e conservação da SP-55.
3 – Quais os principais projetos, ações, propostas que pretende apresentar/defender se eleito?
Tenho muitas propostas para a região:
PDDE – Trabalhar para manter e ampliar o PDDE – Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Estado
Legislação – Atuar pela consolidação das leis ambientais e estaduais.
Escolas – Intermediar junto ao Governo do Estado para ampliação das escolas em tempo integral.
Cirurgias – Atuar junto ao Governo do Estado para zerar as filas de Cirurgias Eletivas.
Tratamento – Ampliar o número de vagas para tratamento dos dependentes químicos e auxílio a seus familiares.
SP-55 – Acompanhar e fiscalizar o cronograma para conclusão das obras da duplicação da SP-55.
Legislação Ambiental – Rever, de forma responsável legislações ambientais pensando no desenvolvimento sustentável
Obras do Contorno – Fiscalizar o cronograma para a conclusão das obras do contorno
AMAV – Assistência Médica Ambulatorial Veterinária – Para atendimentos de baixa e média complexidade da saúde de animais pequenos em situação de rua, comunitários, de pessoas de baixa renda e protetores devidamente cadastrados.
Laboratórios de Análises Clínicas Popular – Exames de análises clínicas são a principal ferramenta utilizada por médicos para verificar as condições de saúde do paciente. Sem exames é quase impossível dar um diagnóstico preciso. Pelo alto custo da medicina laboratorial particular, é fundamental criar laboratórios para atender animais abandonados, de pessoas em situação de vulnerabilidade e protetores.
Farmácia Veterinária Popular – O Programa Farmácia Veterinária Popular tem como objetivo garantir, gratuita e/ou a baixo custo, medicamentos essenciais para o tratamento de animais em situação de vulnerabilidade.
Criação do Banco de Sangue Popular para Animais – A doação de sangue é uma ação importante e necessária. Garantir um bom e acessível banco de sangue para cães e gatos é propiciar uma nova oportunidade de vida para vários animais, através da transfusão de sangue.
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita ser prioridade no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, geração de empregos… E por quê?
Todas as áreas precisam de incentivo e bons projetos para atender as necessidades do Litoral Norte. Educação, Saúde (humana e animal), Infraestrutura, Prevenção às Drogas, Meio Ambiente são de extrema importância para as cidades da região e são pilares da minha atuação profissional. Acredito que com toda experiência acumulada nesses setores, posso colaborar bastante para a melhoria das cidades e da qualidade de vida de quem mora no Litoral Norte.
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua candidatura?
Segundo os colegas de trabalho, minha marca de atuação na gestão pública é honestidade, celeridade e responsabilidade com que trato as demandas. Na vida não tem segredo, tem trabalho! Compromisso assumido é compromisso realizado.
-
Irê Juliani
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político, candidatura e por que resolveu se candidatar?
Irenilde Aparecida Juliani da Silva, esse é o meu nome, mais conhecida como Irê Juliani, ou se preferirem, apenas Irê.
Graduada em Administração, com especialização em Recursos Humanos, formação Master Coach Pelo IBC, e CEO de seis empresas no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Na eleição de 2020, por entender que era o momento de colaborar com nossa cidade e, em busca de uma gestão mais eficiente e humanizada, candidatei-me ao cargo de prefeita de Ilhabela. Agora, na eleição deste ano, concorro ao cargo de Deputada Estadual, pelo Partido Social Democrático – PSD.
A decisão, tomada em conjunto com minha família, de participar das Eleições de 2022, encontra forte razão no desejo de participar ativamente do desenvolvimento social, econômico e ambiental do Litoral Norte e da cidade onde resido, Ilhabela. “Entendo que a vida nos presenteou com uma bela família, amigos em que podemos confiar e, numa vida profissional plena.
Agora é o momento de retribuir. Sempre participei ativamente de inúmeros projetos sociais, ajudando pessoas a encontrarem sua liberdade financeira, social e até mesmo emocional.
Sei que, como deputada em nosso Estado, vou poder ajudar ainda mais. Isso me motiva e ilumina meu caminho neste projeto ao Legislativo Paulista.
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte? Você nasceu ou morou(a) aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/ organização/associação da região? Qual a relevância do Litoral Norte na sua vida?
Nasci na cidade de São Paulo, no bairro de Interlagos, hoje sou ilhabelense com muito orgulho. Há mais de dezoito (18) anos optamos por residir na cidade de Ilhabela, no Litoral Norte do estado de São Paulo. Gosto de pensar que Ilhabela nos acolheu, foi uma decisão que tomamos pensando numa melhor qualidade de vida para nossa família.
No Litoral Norte construímos e consolidamos nossa vida profissional, hoje administramos seis (6) empresas próprias, trabalhamos e residimos em Ilhabela e atuamos em todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Sou idealizadora e fundadora do Projeto Mulheres do Bem, uma iniciativa social que busca acolher, ajudar e amparar mulheres de Ilhabela e todo Litoral Norte em situação de vulnerabilidade social. Nosso intuito e participar da formação, capacitação, motivação e iniciação no empreendedorismo feminino, com isso ajudando mulheres a se reposicionarem no mercado de trabalho, além de resgatar a autoestima e posicionamento social, financeiro e emocional. Nosso lema é “Mulheres ajudam Mulheres”.
Há muitos anos participo ativamente de vários projetos sociais, sempre voltados no amparo e resgate social, além de projetos ligados ao incentivo aos esportes e preservação do meio ambiente.
Enquanto deputada, as prioridades para o Litoral Norte estão ligadas ao desenvolvimento sustentável, seja por meio da valorização de nossa vocação turística, hoteleira, gastronômica, ambiental e de eventos, promovendo nossas riquezas, de forma sustentável e, garantindo mais empregos e renda para nossa gente.
Quero trabalhar conectada às demandas sociais, educativas e ligadas à qualidade de vida das pessoas que moram no Litoral Norte. Precisamos ampliar os cuidados com a Saúde de quem mora aqui.
Hoje faltam hospitais, médicos, atendimento especializado, remédios e tantas outras coisas para garantir Saúde de qualidade para quem reside no Litoral Norte. Quero ser a Deputada do Litoral Norte. Por isso preciso de sua ajuda, do seu voto. Vamos escolher e votar em quem é daqui, quem mora no Litoral Norte e conhece seus problemas.
Como Deputada vou trabalhar para vocês, moradores do Litoral Norte.
3 – Quais os principais projetos, ações e propostas que pretende apresentar/defender se eleito deputada?
Tenho formação, experiência e vocação como empreendedora e gestora. Quero ajudar as cidades do Litoral Norte na solução de velhos problemas.
Falta emprego em todas as cidades do Litoral Norte. Temos grande vocação turística, seria inteligente otimizar e valorizar essa fortaleza. Com isso teríamos mais renda e geração de empregos em Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Todas as cidades do Litoral Norte sofrem com o descaso na área de Saúde, outro antigo problema de nossa região. Há anos escuto inúmeras promessas, mas pouco ou quase nada foi feito por nossa gente. Vários pacientes precisam se deslocar até São José dos Campos para realizar um tratamento que poderia ser feito aqui, em qualquer uma das cidades do Litoral Norte. Infelizmente é um descaso total com as pessoas que mais precisam.
Nossa região precisa de mais atenção na área Social, precisa de uma revolução no setor Educacional. O que falta no Litoral Norte é gestão.
Como Deputada quero trabalhar junto com a comunidade, que apresentar projetos que impulsionem o Empreendedorismo e gerem Empregos e Renda para quem mora no Litoral Norte. Quero cuidar de Ilhabela, quero estar presente nas dificuldades de São Sebastião, quero acolher as demandas sociais e de infraestrutura de Ubatuba, quero participar da solução de problemas de Caraguatatuba.
Quero ser a Deputada do Litoral Norte. Para isso preciso de seu voto no próximo dia 02 de outubro.
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita serem as prioridades no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Geração de Empregos. E por quê?
Todas as áreas são importantes, cada uma em sua grandeza. Acredito que o que faz uma Área ou Pasta ter destaque é a Gestão.
Sei que quando empreendemos da forma correta, aplicamos técnicas eficientes de gestão e tomamos os devidos cuidados com os recursos humanos de qualquer setor, teremos eficiência produtiva.
Como Deputada e como gestora, quero ajudar a solucionar os problemas que temos aqui no Litoral Norte. Conheço nossa região muito bem, há muitos anos percorremos cada quilômetro de nosso Litoral, sei muito bem o que está dando certo e o que continua sendo um problema.
Eu sei o que fazer, tenho coragem e determinação para trabalhar muito pelo Desenvolvimento do Litoral Norte, e é isso que vou fazer.
Preciso de sua ajuda, preciso de seu voto para cuidar melhor de nossa gente. Quero ser a Deputada do Litoral Norte para ajudar, para estar presente e fazer parte do Desenvolvimento que é tão importante para nossa gente.
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua você?
No próximo dia 02 de outubro vamos escolher os futuros dirigentes de nosso estado e de nosso país. É uma grande responsabilidade para todos nós.
Gostaria que cada um de vocês fizesse uma reflexão.
Que cada um de vocês analisasse o que realmente fez os deputados ou deputadas em quem votaram nas últimas eleições. Eles trabalharam por você? Eles promoveram o desenvolvimento em sua cidade? Eles trouxeram mais hospitais e melhor atendimento médico para o bairro onde mora? A Educação melhorou em sua cidade? Alguns desses deputados ou deputadas apresentaram soluções, projetos ou Leis que geraram mais emprego e renda na cidade onde moram?
Optei por participar desta eleição, de ser candidata à deputada estadual, para poder ajudar. Para poder fazer aquilo que é preciso ser feito aqui no Litoral Norte.
Acredito na força do trabalho, acredito que com gestão e força de vontade é possível fazer muito mais por aqueles que mais precisam.
Peço o seu voto para poder trabalhar por você. Preciso do seu voto para ajudar as cidades do Litoral Norte.
Eu sou daqui, moro em Ilhabela, sou do Litoral Norte. Quero e vou trabalhar muito para que todos tenham mais oportunidades de Emprego, tenham melhor qualidade de vida e ofereçam um futuro melhor para nossos filhos.
No dia 02 de outubro votem com convicção. Preciso de sua ajuda, preciso de seu voto para ser a Deputada do Litoral Norte. Vamos fazer de nossas cidades um lugar ainda melhor para se viver.
Eu sou a Irê, empreendedora e gestora de pulso firme, vou trabalhar muito para o Desenvolvimento de todo o Litoral Norte.
-
Marcia Lia
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político, candidatura e por que resolveu se candidatar?
Meu nome é Márcia Lia, 64 anos, sou professora e advogada. Sou natural de Araraquara, onde moro com minha família. Me filiei ao Partido dos Trabalhadores em 2000; comecei na vida pública em 2001, quando coordenei a Participação Popular no primeiro governo do PT na cidade, implantando o Orçamento Participativo e outros projetos de participação popular; em 2005 assumi a Secretaria de Governo e todos os projetos da prefeitura eram avaliados por mim, justamente para fazer a interlocução entre secretarias e poder tirar o máximo possível de benefício para muitas áreas.
Em 2008 fui eleita vereadora, a mais votada do PT, e ali já levava a semente da participação popular, que me ensinou muito na política. Trabalhei temas como a agricultura familiar, as mulheres, o transporte público, questões LGBT, fiscalizei o executivo, enfim, fiz um mandato muito bom.
Em 2012 fui candidata a prefeita, recebendo mais de 42 mil votos, ficando em segundo lugar; em 2013 e 2014 presidi o diretório municipal do PT em Araraquara. Ainda em 2014 fui eleita deputada estadual e reeleita em 2018. Hoje sou líder da bancada do PT na Alesp; já fui ouvidora por duas vezes e líder da minoria na Casa.
Um dos projetos que mais me orgulham é a criação da Comissão permanente de Defesa da Mulher, por onde passam todos os projetos que dizem respeito às mulheres na Alesp.
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte e sua prioridade para a região? Você nasceu ou morou aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/organização/associação da região?
Antes mesmo de me eleger deputada estadual, em 2014, eu já frequentava o Litoral Norte, especialmente Caraguatatuba, cidade em que costumo visitar nas férias.
Eleita deputada, passei a ter também uma relação institucional, de trabalho, com a região, tanto que temos uma assessoria, a Cássia Gonçalves, para fazer a interlocução entre o Litoral Norte e o mandato. Mantenho diálogo constante com os professores, com os ambientalistas, com a comunidade indígena, com instituições e entidades, seja com envio de emendas ou no apoio institucional a demandas da região.
Por exemplo, apresentamos um projeto de lei, já aprovado e que virou lei, criando o Dia Estadual dos Manguezais, a ser comemorado todo dia 26 de julho. Nós construímos esse projeto em conjunto com a rede de proteção aos manguezais do Litoral Norte, ouvindo ambientalistas e ativistas.
Outro problema grave que afeta – e não apenas – a região costeira é o tráfico de pessoas. Trabalhamos muito nesse assunto, mas o governo que está aí, com Dória e Rodrigo Garcia, não reestruturaram os mecanismos de combate ao tráfico de pessoas no Litoral Norte e em outras regiões do Estado. O governo do PSDB virou as costas para esse problema.
Em relação ao nosso mandato, a prioridade para a região é manter esse diálogo constante, ouvir a comunidade e auxiliar no que for possível. É assim que construímos nosso mandato no Estado todo e tem dado muito certo.
3 – Quais os principais projetos, ações, propostas que pretende apresentar/defender se eleito?
Nosso mandato tem como eixos a defesa da agricultura familiar, das mulheres e dos direitos humanos de forma ampla, já que os direitos essenciais à qualidade de vida são direitos humanos. Nós temos que aprofundar esse debate na busca de soluções.
Um tema prioritário para o nosso mandato é o combate à fome, ao desemprego e à carestia que infelizmente se abatem sobre nossa população. Nós precisamos de mandatos parlamentares e de governos que tenham como meta primeira acabar com a fome das pessoas. E o nosso mandato trabalha muito esse tema e vamos continuar trabalhando.
Outro tema urgente é conseguir a redução no uso de agrotóxicos; outra urgência é tratar com eficiência o combate ao racismo, é tratar com rigor a morte de jovens negros e periféricos, é combater fortemente o assassinato de pessoas LGBTQIA+; é combater o feminicídio. Como? Tratando isso da forma como deve ser tratada: uma política firme de estado.
Chega de governos que fecham os olhos para o que acontece com a população mais vulnerável. E vou apoiar programas e projetos que tenham esse objetivo, o de tratar a todos, todas e todes com respeito e direitos.
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita ser prioridade no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Geração de empregos… E por que?
Como deputada estadual meu papel é fiscalizar o governo, propor leis e apoiar projetos do Estado que representem desenvolvimento sustentável para as regiões, e o Litoral Norte tem um recorte importante na área ambiental, na promoção do turismo e do comércio, mas também da moradia, da geração de empregos e dos serviços públicos de qualidade. O meio ambiente precisa ser protegido do ponto de vista da sua biodiversidade e utilizado de forma responsável como gerador de emprego e renda.
As cidades do Litoral Norte, como em outras regiões, carecem de atenção à moradia para baixa renda. Há ocupações em áreas de proteção ambiental e é preciso conciliar a proteção ambiental com a oferta de moradias em outros locais, seguros. É preciso cuidar dessa questão, porque as cidades não são apenas as suas avenidas principais para receber turistas. A infraestrutura e os serviços precisam ser acessíveis a todos, turistas e população.
É preciso que o Estado apoie os municípios para sanar problemas históricos de moradia precária nos morros, que colocam em risco milhares de vidas a cada período chuvoso.
Muitos governos pecam pela falta de planejamento, por não visualizarem as cidades como um todo e priorizar áreas nobres.
Também a pauta das mulheres está entre as nossas prioridades, com uma articulação junto ao Conselho da Condição Feminina. A segurança pública é outro tema preocupante no Litoral Norte. E vamos tratar disso junto ao Conseg, conselho que cuida especificamente da segurança pública. Nitidamente, falta estrutura policial também no Litoral Norte e nós vamos tratar desse assunto com muita atenção.
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua candidatura?
Nesses dois mandatos na Assembleia Legislativa, busquei ficar próxima da população, porque é ela quem precisa de apoio. A gente não se elege deputada ou deputado para orgulho próprio. A gente precisa saber que nosso papel é servir à população. Eu percorro esse estado todo, trabalho com muitos temas que dão pouca visibilidade, mas que são fundamentais para as pessoas. Então, eu quero seguir essa jornada junto do povo paulista, junto do povo do Litoral Norte. Eu conheço a região muito bem e quero aprofundar nosso trabalho junto com as pessoas. Agradeço este espaço e a compreensão por não poder estar aqui presencialmente.
-
Neto Bota
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político, candidatura e por que resolveu se candidatar?
Meu nome é José Mendes de Souza Neto Bota.
Sou formado e graduado em Educação Física, graduado em Pedagogia e Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, estou cursando Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes.
2009 a 2016 – Vereador por 2 mandatos, fui Presidente da Frente Parlamentar de Saúde do Litoral Norte, o vereador mais votado em 2012, Presidente da Câmara Municipal com as contas aprovadas e o que mais devolveu dinheiro para o Poder Executivo na história de Caraguatatuba até aquela presente data.
Até março de 2022 exerci a função de Secretário Municipal de Governo do Prefeito Aguilar Junior.
É inadmissível que não tenhamos um representante que não defenda o desenvolvimento e o futuro da nossa região. Sou um político ficha limpa e candidato com muitos serviços prestados e quero fazer ainda mais para melhorar a qualidade de vida de todos.
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte e sua prioridade para a região? Você nasceu ou morou aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/organização/associação da região?
Sou de família caiçara e tradicional de Caraguatatuba. Tenho 43 anos, sou casado com a Bruna e pai do Guilherme e da Beatriz. Cresci fazendo serviço voluntário com a minha mãe Cristina Bota, trabalhando com dependentes químicos, ajudando em festas religiosas e buscando soluções para as dificuldades das famílias com necessidades básicas. Também fui vereador por dois mandatos e Secretário de Governo.
Neste período, trabalhei na viabilização de recursos para muitas entidades sociais, como a APAE, Abrigos para idosos, Santas Casas e Centros para dependentes químicos.
3 – Quais os principais projetos, ações, propostas que pretende apresentar/defender se eleito?
Buscar recursos no governo estadual e federal para melhorar e priorizar a Saúde, a Educação e a Segurança.
Buscar recursos no governo estadual e federal para a instalação do Pró-criança, de uma ala de queimados e a tão sonhada ampliação da UTI Neonatal em Caraguá.
Atrair investimentos, novas empresas, fortalecer o comércio local e promover o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Ampliar o número de Fatecs e Etecs, de cursos profissionalizantes e a geração de empregos.
Melhorar a infraestrutura da região, a qualidade das nossas estradas e a construção de novas escolas e casas populares.
Viabilizar recursos para as entidades sociais, como as APAEs, Abrigos para idosos, Santas Casas e Centros para dependentes químicos.
Isso tudo com políticas públicas pensando nas crianças, nos jovens, nos idosos, nas pessoas com deficiência, na qualidade de vida de todos e na valorização da família.
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita ser prioridade no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Geração de empregos… E por que?
Sempre atento a todas as áreas, as prioridades são a Saúde, a Educação, a Segurança e a geração de empregos. Nossa região tem uma vocação turística e essas áreas são fundamentais para fortalecer o comércio local e para um saudável desenvolvimento econômico.
Assim, garantimos a manutenção e a geração de empregos e a dignidade das famílias. Amo a nossa região e não medirei esforços para fazer o melhor em todos esses segmentos e ser um facilitador do entre o poder público e a população.
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua candidatura?
Precisamos pensar juntos o que queremos para cada uma de nossas cidades, famílias e para o nosso futuro.
Tenho princípios de família, serviços prestados, quero fazer ainda mais e sou um político FICHA LIMPA.
Isso tudo com políticas públicas pensando nas crianças, nos jovens, nos idosos, nas pessoas com deficiência, na qualidade de vida de todos e na valorização da família.
Novos tempos exigem novas ideias. Novos desafios pedem por novas lideranças.
Por isso, peço o seu voto de confiança, pois quero ser a sua VOZ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
-
Thífany Félix
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político, candidatura e por que resolveu se candidatar?
Sou Thífany Félix, natural de Ubatuba, mora em Caraguatatuba há 7 anos, Promotora do evento BELDADES UBATUBA, cabeleireira, Téc. de Enfermagem, Presidente do Fórum Lgbt do litoral N. Paulista, palestrante sobre o tema: Gênero e Sexualidade, Conselheira nos Conselhos das Pessoas com Deficiência e da Cultura de Caraguatatuba, participei do realit show A CASA DOS DESESPERADOS no programa do Sérgio Malandro em 2002, na TV Gazeta, trabalhei 11 anos no Hospital de Ubatuba, sou a primeira mulher transexual a concorrer ao cargo de Prefeita dentro do Estado de São Paulo (em Caraguatatuba-SP-2016) e realizei a minha transição em 2004, passando a ser reconhecida por Thífany Félix. Sou candidata a Deputada Estadual pela Rede Sustentabilidade Nº 18181 e resolvi me candidatar para ser a voz e lutar pelos segmentos que não são contemplados e respeitados pelo poder público, nas suas políticas públicas.
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte e sua prioridade para a região? Você nasceu ou morou aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/organização/associação da região?
Nasci em Ubatuba, moro há 7 anos em Caraguatatuba, sou Conselheira dos Conselhos, da Pessoa com Deficiência há 6 anos e da Cultura há 2 anos, ambos em Caraguatatuba e estou Presidente do Fórum LGBT Litoral N. Paulista desde novembro de 2016.
3 – Quais os principais projetos, ações, propostas que pretende apresentar/defender se eleito?
Turismo:
Trazer para o Litoral N. Paulista, metrô elevado que ligue o Norte de Ubatuba ao Sul de Cananéias no Litoral Sul, tendo suas paradas em frente das praias mais conhecidas em cada cidade, para desafogar o trânsito e dar mais opções de transporte para o turista e condições aos munícipes à chegar no horário certo no serviço, além de estimular o turismo interno entre os litorais;
PcD:
Garantir banheiros públicos com mictórios e vasos sanitários com altura necessária para pessoas com nanismo;
Fiscalizar e exigir que todos os municípios do estado, respeitem e implantem a ROTA ACESSÍVEL;
Ampliar e melhorar o projeto PcD POR UM DIA, de autoria da Conselheira Thífany Félix e implantar em todos os departamentos públicos, para que os funcionários e gestores vivenciem as dificuldades e limites das Pessoas com Deficiência em cada município;
Educação e Saúde:
Garantir o ingresso dos profissionais na rede pública, somente por meio de concursos públicos, garantindo assim a autonomia do(a) cidadão(ã) a decidir em quem votar em época de eleição e acabando com os cargos comissionados que amarram e tiram a liberdade de expressão e de decisão do povo;
Promover a valorização dos profissionais e ampliar a oferta de capacitação;
Atualizar o plano de cargo e carreira do magistério;
Promover o incentivo financeiro aos cientistas para trabalharem e encontrar a cura de doenças como o câncer e o HIV;
Reconhecer os melhores funcionários da área da Saúde anualmente e estudantes dos cursos de Auxiliar, Téc. e Enfermagem padrão no término do curso, para ampliar a inserção no mercado de trabalho ou conseguir outro emprego;
LGBT+:
Aperfeiçoar e expandir para as micro regiões do estado, ambulatórios de atendimento e centros de acolhimento às LGBT+;
Ampliar o projeto TRANSCIDADANIA de São Paulo Capital e implantar em todo o estado de SP;
Garantir a gratuidade de retificação de nome e sexo à Travestis e Transexuais de baixa renda, devolvendo a elas a oportunidade de se socializar, estudar, se formar e concorrer ao mercado formal de trabalho como qualquer cidadão(ã) e a dignidade de viver;
Garantir que as pautas LGBT+, sejam respeitadas e mantidas no plano de governo de qualquer município após terem sidas aprovadas por conferência.
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita ser prioridade no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Geração de empregos… E por que?
Todas, porém as que podem colocar o Litoral, Estado e o Brasil no eixo é a Educação e a Saúde, pois um povo educado, tem discernimento para decidir o que é melhor para si, além de saber respeitar a diversidade e interpretar um texto ou uma conversa para fazer um debate saudável e a Saúde, pois um povo com saudável, tem forças para trabalhar e mudar a realidade do país. Temos que investir nos professores e nos profissionais da Saúde, promovendo mais capacitações e garantir a segurança deles dentro e fora das salas de aula. Investir na qualidade de ensino dos alunos, dos cursos de Auxiliar, Téc. e Enfermagem padrão e oferecer uma gratificação além do certificado aos melhores alunos no término do curso, para incentivar e ampliar a inserção no mercado de trabalho ou conseguir outro emprego;
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua candidatura?
Por que sou a candidata que me formei no ensino fundamental e médio em escola pública, desde a década de 90, participo de Associação de Amigos do bairro, Escola de Samba, de Movimento Sociais, Conselhos, utilizo o transporte público, Saúde pública, de todos os benefícios governamentais públicos, sei onde se localiza as falhas que afetam a população, fiquei 16 anos desempregada por conta de preconceito, mesmo tendo sido uma excelente funcionária, lutei durante 5 anos para termos o ambulatório de atendimento às Travestis e Transexuais de Caraguatatuba e sei dialogar, fator muito importante para um debate político. Sendo assim, acredito que me identifico com as pautas das minorias e posso, com certeza, lutar para que muitas coisas sejam mudadas para que a população seja melhor atendida. Portanto se você quiser mudança, vote: Thífany Félix-18181 para Deputada EStadual pela Rede Sustentabilidade do Estado de São Paulo.
Respostas dos candidatos a deputado federal
-
Marco Bertaiolli
1 – Se apresente: qual seu nome, profissão, trajetória política, partido político, candidatura e por que resolveu se candidatar?
Marco Bertaiolli. Sou administrador de empresas com pós graduação em Gerente das Cidades pela FAAP e mestrado em Políticas Públicas pelo PDP, em Brasília. Já fui vereador por duas vezes, vice-prefeito, deputado estadual, prefeito por dois mandatos e, agora, sou deputado federal. Sou candidato à reeleição pelo PSD, porque acredito que é possível mudar a vida das pessoas, através da política do bem, a política que dá resultados. Neste primeiro mandato, aprovei e fui o relator de 7 importantes leis para o fortalecimento da economia, a geração de emprego, o fomento de novos postos de trabalho, através do incentivo às micro e pequenas empresas e asseguramos a continuidade dos serviços médicos hospitalares prestados pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, através do novo Marco Regulatório das Entidades Filantrópicas no Brasil. Atualmente, trabalho para modernizar e desburocratizar o Estatuto do Jovem Aprendiz e para ampliar o teto do faturamento dos MEIs e do Simples Nacional.
2 – Qual sua relação com o Litoral Norte e sua prioridade para a região? Você nasceu ou morou aqui, tem algum imóvel ou hábito de passar as férias e feriados, ajuda ou já ajudou alguma entidade/organização/associação da região?
Desde 2006, sou o coordenador político na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte e tenho trabalho muito para que as cidades que integram a Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE) tenham representatividade e força em Brasília. Já conseguimos os recursos, por exemplo, para a implantação de um Hospital Veterinário Gratuito para Caraguá, pavimentação de vias e avenidas, investimentos na Rede Pública de Saúde e em equipamentos esportivos, como quadras e escolas de surf.
3 – Quais os principais projetos, ações, propostas que pretende apresentar/defender se eleito?
O trabalho de um deputado federal se divide em duas frentes: uma é o trabalho parlamentar, da aprovação das leis, dos projetos, de debater soluções para grandes questões nacionais como o desemprego, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a geração de emprego para os jovens, através do Estatuto da Aprendizagem, criando a bolsa aprendiz, enfim. A outra frente é o trabalho de apoio e da defesa dos municípios, em Brasília, através da conquista de emendas e de recursos para que sejam investidos na melhoria na qualidade de vida das pessoas. O meu foco é fazer com que as cidades tenham os serviços de saúde ampliados, que a rede de educação possa contar com investimentos, que as pessoas tenham emprego para sustentar suas famílias, pagar as contas. Precisamos que esse País volte para os trilhos, retome seu crescimento e a população tenha tranqüilidade e segurança de vida.
4 – Quais são as áreas/pastas que você acredita ser prioridade no Litoral Norte? Exemplos: Saúde, Educação, Cultura, Turismo, Geração de empregos… E por que?
Todas são importantes, porque se complementam. É preciso que as pessoas encontrem o que precisam, na hora que precisa e possam contar com equipamentos e serviços que se tornaram essenciais. Por exemplo, eu defendo a implantação de Hospitais Públicos Veterinários para cuidar dos pets das famílias que não podem pagar e dos animais domésticos abandonados e vítimas de maus-tratos. Defendo a instalação de Clínicas-Escolas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estou trabalhando para mudar o Estatuto do Jovem Aprendiz para criar a Bolsa Aprendiz, ampliar o acesso dos jovens ao primeiro emprego, promover a qualificação e simplificar o método de contratação por parte das empresas, garantindo todos os direitos trabalhistas. Cultura e Turismo, por exemplo,são segmentos fundamentais também para a geração de empregos e renda para as cidades, principalmente as que estão localizadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte que já possuem essa vocação natural em razão da localização e dos seus atrativos.
5 – Conclusão: Por que o eleitor deve votar em sua candidatura?
1- Fui eleito o 4º deputado federal mais eficiente do Brasil
2- Tenho 30 anos de experiência na vida pública.
3- Trabalho para fortalecer a Rede Pública de Saúde, o SUS, as Santas Casas, Hospitais Filantrópicos, Entidades Assistenciais de Saúde e Educação
4- Trabalho para modernizar o Estatuto do Jovem Aprendiz e abrir mais de 1 milhão de vagas para os adolescentes em busca do primeiro emprego
5- Defendo a geração de emprego, as micro empresas, o MEI e o Simples Nacional
6- Consegui os recursos para instalar a 1ª Clínica-Escola do TEA da Grande São Paulo e vou levar o mesmo projeto para outros municípios do Estado
7- Implantei o 1º Ginásio do Paradesporto da Região Metropolitana de São Paulo e vou levar o mesmo projeto para outros municípios do Estado
8- Fiz o 1º Hospital Veterinário Gratuito do Interior de São Paulo, em Mogi das Cruzes, e vou levar o mesmo programa para outros municípios do Estado
9- Defendo a Escola em Tempo Integral,
10- Prático a Política do Bem e tenho um Mandato que dá Resultados
-
Ribamar Silva
1) Sou Ribamar Silva, candidato a deputado federal pelo PSD. Ao longo de toda minha vida, a política sempre se fez presente em todos os meus trabalhos, atuei em campanhas, fui chefe de gabinete de um deputado federal, sou vereador por dois mandatos consecutivos em Osasco, onde também sou presidente da Câmara Municipal. A minha candidatura nasceu da vontade de intensificar o meu trabalho e a minha atuação em prol da nossa sociedade.
2) Já tive casa em Caraguatatuba, inclusive, recebi o Título de Cidadão Caraguatatubense. E sim, ajudo organizações e já intermediei por recursos do Governo Federal para a cidade, por meio de deputados do meu partido, o qual tenho uma forte relação. Tenho amigos, vereadores e diversas lideranças políticas em todo o litoral que sabem que podem contar comigo em tudo o que mina influência política pode ajudar. Agora é hora de ampliar essa força e conseguir um lugar na Câmara dos Deputados.
3) Tenho muitos projetos, muitas bandeiras a serem levantadas. As principais metas do nosso mandato estão elencadas nos materiais de campanha e nas redes sociais. O fortalecimento da região, combate à corrupção, dar celeridade aos projetos emperrados na Câmara, defesa dos direitos dos autistas, combate à violência contra a mulher, enfim… são várias causas que nos motivam a lutar.
4) livreto compromisso com Caraguá
5) Porque tenho determinação, palavra e muita força de vontade para fazer a diferença e transformar a vida das pessoas. Chega dos mesmos, chega das velhas promessas. Peço a todos esses votos de confiança no número 5519 para deputado federal e vocês irão ver um deputado federal que defenderá com todas as forças o Litoral Norte!
A equipe do Litoral em Pauta e Agência Gentecom agradece a audiência, a presença dos candidatos participantes e os patrocinadores, são eles: ACEC; Açai Mix JCR, Construtora Tabaporã; Serramar Shopping; Hotel Costa Norte; Caraguá Imovéis; Pontal Esquadrias; Park de Diversões Trombini e GH Mídia Truck.