Marcello Veríssimo e Bruna Briti
Foi dada a largada! De 16 de agosto a 1º de outubro, todos os candidatos a deputado estadual, federal, senadores, governadores e presidentes da república, iniciaram a propaganda eleitoral oficialmente pedindo votos com seus números de candidatos, para a eleição de 02 de outubro deste ano.
De acordo com a Justiça Eleitoral, neste ano o contingente eleitoral é de quase 150 milhões de eleitores nos quatro cantos do país. A Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que une as cidades do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral, têm juntas, 1.968.824 eleitores. Em 2018, eram 1.838.765, portanto, desde a última eleição municipal a região contabiliza um crescimento de 7% no número de eleitores.
E cada voto importa. Tanto é que nos últimos dois meses a região recebeu candidatos ao governo de São Paulo como Fernando Haddad (PT) e Vinícius Poit (Partido Novo), que cumpriram compromissos da agenda política na região em julho, além do ex-prefeito de São José dos Campos e atual vice ao governo de SP, Felício Ramuth (PSD), que passou por Caraguatatuba em junho. Ramuth é vice do ex-ministro Tarcísio de Fretas (Republicanos). Eles estiveram juntos com o atual presidente do Brasil e candidato a reeleição Jair Bolsonaro, em São José dos Campos neste último dia 18.
O petista Fernando Haddad visitou Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião nos dias 7 e 8 de julho. Bastante aplaudido pelos apoiadores do partido, Haddad participou de reuniões plenárias com trabalhadores sindicalistas, visitou colônias de pesca e também se reuniu com integrantes da sociedade civil organizada para ouvir demandas pertinentes da população regional. “Queremos que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e o Congresso Nacional, sejam mais representativos e renovados para além de homens brancos, ricos e de meia idade”, disse.
Já Vinícius Poit esteve no final de julho. Ele se encontrou com apoiadores e empreendedores que incentivam a geração de oportunidades e diminuição de burocracia, entre outras iniciativas, além da palestra que apresenta uma nova forma de gestão pública. O candidato ao governo de SP também conversou com jornalistas da região e defendeu seu posicionamento político por um estado com um líder que governe para os cidadãos e não para os prefeitos. “Meu maior propósito é diferente das habituais propostas de governo, engessadas e dentro de um repertório repetitivo”, disse ele, em entrevista exclusiva a este jornal/portal Litoral em Pauta.
Nas pesquisas de intenção de votos ao Governo de SP, divulgada dia 15 de agosto último, feita pelo Ipec (ex-Ibope) com 1.200 pessoas, entre os dias 12 e 14 de agosto, em 59 municípios paulistas, aparecem Fernando Haddad (PT) com 29% das intenções de voto; Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 12%; Rodrigo Garcia(PSDB) com 9%; e com 2% apareceram Vinicius Poit (Novo), Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Elvis Cezar (PDT) e Gabriel Colombo (PCB), além de Edson Dorta (PCO) com 1%; de votos brancos e nulos foram 23% e não souberam opinar 16%. Com a campanha nas ruas, este cenário tende a mudar semana a semana!
Deputados
Oficialmente, o Litoral Norte tem pelo menos 18 candidatos que disputam uma vaga para deputado estadual e federal nas eleições 2022. Os candidatos têm até o dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno, para convencer os eleitores a votarem neles, seja por meio de divulgação em jornais, internet e outras mídias, ou pelas caminhadas pelas ruas das cidades.
Na última edição deste jornal, entrevistamos 15 candidatos. Para esta edição ouvimos mais 3 candidatos, como o petista Fernando Puga, uma das principais lideranças regionais do PT a disputar uma vaga de deputado estadual. Paulistano de nascimento e caiçara de coração, Fernando tem ampla trajetória política em São Sebastião. Em 2010, foi escolhido como pré-candidato a prefeito, disputando a eleição em 2012, no qual obteve 5% dos votos válidos (1820 votos), ficando em 4° lugar. “Vamos pensar no Litoral Norte como um todo e em todas suas camadas sociais lutando pela geração de emprego e renda, melhorias no transporte, educação, segurança, inclusão social pelo movimento negro, para os LGBTQIAP+, além de investimos em cultura, ciência e tecnologia”, confirma.
Falando em candidatos a deputado federal, José Eduardo Stanelis (Podemos), conhecido como coronel Stanelis, 57 anos, é nome forte no Litoral Norte. Ele é Patriota, defensor da família, casado e pai de dois filhos, tem na Segurança Pública uma de suas principais bandeiras de campanha. “Segundo a teoria econômica do crime, a pessoa pratica o crime se ela tiver vantagens, os riscos forem pequenos e as vantagens forem maiores, o proveito do crime for maior. É por isso que temos que desestimular o crime com leis mais duras, punições mais duras e gerando empregos”, ele disse explicando que em 2020 foi para a reserva da Polícia Militar para concorrer às eleições municipais, conquistando quase 10 mil votos, sendo o terceiro candidato mais bem colocado com 14,65% dos votos válidos, exatos 9.424 votos.
Outro candidato a deputado federal na região, um dos mais novos, é o professor Leonardo Alex dos Santos, 28 anos, que disputa a 1ª eleição como federal pelo Progressistas. Ele quer lutar por uma melhor Educação, sua principal bandeira. Nascido e criado em Caraguatatuba, dinâmico, audacioso e inteligente Leonardo defende sua atuação no Congresso Nacional. “O que mais vemos são candidatos dizendo que precisam ser o representante do litoral para trazer emendas à região, como se um deputado fizesse somente isso. Muitos querem entrar sem ter ao menos um projeto ou bandeira definida”, analisa.
E na edição passada deste jornal, reunimos outros nomes fortes que poderão ocupar a Assembleia Legislativa como deputado estadual, e no Congresso, como deputado federal, entre eles estão: Thifany Félix, que confirmou sua candidatura pela Rede Sustentabilidade e disse estar confiante, além de Edilson Félix, de Ubatuba, que comemorou a aprovação de seu nome pelo Democracia Cristã. O atual vice-prefeito de Ubatuba, Márcio Gonçalves Maciel, o Marcinho da Aciu, também disse que ficou muito feliz com a confirmação de seu nome, assim como o chef Macalé, do Patriota, de Ubatuba, que agradeceu o apoio de muita gente.
Segundo o vereador Baduca Filho, de Caraguá, o candidato a deputado federal Ribamar Silva(PSD) conta com seu apoio e de outros vereadores locais, bem como o candidato a deputado estadual Carlos Lothar (PSL) que também tem apoio de Baduca Filho, e pelo menos mais três vereadores locais.
Principais candidatos a Governador de SP, abaixo: