Na hora de abrir uma empresa muitas pessoas ficam em dúvida se realmente precisam dos serviços da contabilidade e do caminho que precisam tomar para deixar seu negócio regular diante dos órgãos competentes. Por isso, vamos falar um pouquinho do que é a Contabilidade, do que ela trata e o porquê você precisa dos serviços contábeis em sua empresa. Vamos lá?
Para começar, o que é Contabilidade? De acordo com o dicionário: “Ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa”. Portanto, é uma ciência social que estuda as variações patrimoniais (ativo e passivo) de qualquer pessoa física ou jurídica que tem como objetivo levantar o maior número de informações para auxiliar na tomada de decisões.
Por meio da Contabilidade conseguimos mostrar em que área sua empresa precisa de um maior investimento, se seu saldo está negativo ou positivo, se tem alguma dívida em aberto, se o seu negócio está regular diante os órgãos responsáveis (Receita Federal, Junta Comercial, Prefeitura), se onde você pretende abrir seu espaço físico pode ter comércio e assim por diante.
A Contabilidade registra os fatos ocorridos e os que ainda vão acontecer e entrega ao empresário as informações necessárias para que ele possa controlar o seu negócio e planejar o melhor caminho para seu crescimento.
Todas as empresas precisam de serviços contábeis? De acordo com a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Todas as empresas são obrigadas a ter um contador. Se você possui CNPJ ativo ou inativo (sem movimentações), precisa enviar algumas informações obrigatórias aos órgãos responsáveis. Algumas delas são: Emissão de Notas Fiscais; Guias de Impostos; Demonstrativos contábeis; Escrituração de livros; Declaração de Impostos, etc.
É de extrema importância entender que mesmo que a empresa esteja parada, não esteja faturando, ela deve ter com um contador em função da entrega dessas obrigações. No caso do MEI introduzido pela Lei Complementar 128/08 e inserido na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), que possibilita a formalização de empreendedores por conta própria, a Contabilidade atua para a entrega da declaração obrigatória do imposto de renda no mês de maio, com o registro e acompanhamento mensal de funcionário, por meio do cuidado e planejamento para que a empresa não ultrapasse a renda bruta anual de até R$ 81.000,00.
Qual a vantagem de ter uma Contabilidade ativa? Além de estar regularizado e com as obrigações em dia perante o governo, o uso estratégico como ferramenta de gestão por meio das informações geradas pela Contabilidade auxilia o empresário no planejamento, desenvolvimento e crescimento do seu negócio.
Estamos aqui para te apoiar em todas as fases da sua empresa, na formalização, no desenvolvimento e crescimento. Somos os maiores apoiadores do seu sonho! Vem pra Contabilidade Profissional, a Contabilidade que cabe no seu bolso e na palma da sua mão.