Marcello Veríssimo e Bruna Britti
Faltando pouco mais de dois meses para as eleições de 02 de Outubro de 2022, candidatos aos cargos de governador do estado, deputado estadual e federal, além de senador e presidente do Brasil, já estão buscando apoiadores nas quatro cidades da região.
No próximo dia 2 de Outubro, o contingente eleitoral de quase 150 milhões de eleitores vai às urnas. Segundo o Calendário Eleitoral 2022, 5 de agosto é o último dia para a realização das convenções dos partidos para definir os candidatos oficiais, e a Propaganda Eleitoral será de 16 de agosto a 29 de setembro, quando os candidatos vão as ruas oficialmente pedir votos.
Caraguá
Para o ex-prefeito Antônio Carlos da Silva, é a chance do Litoral Norte eleger um representante pra acelerar o desenvolvimento da região. “Venham somar forças em busca de um Litoral Norte unificado e fortalecido”, convida em suas postagens nas redes sociais, no qual aparece em fotos com diversas lideranças da região. Inclusive, Antônio Carlos tem o apoio do prefeito de São Sebastião Felipe Augusto. “Essa é a chance para mudar a história e foi também um dos motivos que me fez encarar esse desafio. Pretendo ser a Voz do Litoral Norte no Congresso Nacional”, disse Tavano que é hoteleiro em Caraguá, atual Vice-Presidente da ABIH-SP (Associação
Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP), diretor na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e Diretor na Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP).
O pré-candidato Neto Bota disse que: “É muito importante o cidadão votar e escolher um candidato para cada cargo. E eu quero fazer muito pelo Litoral Norte. Existe a política boa, e me realizo fazendo política. Ajudo a salvar vidas, com Deus em primeiro lugar. Nós somos instrumentos de Deus”.
A pré-candidata a deputada estadual Thifany Félix, nasceu em Ubatuba e foi a 1ª mulher transexual a concorrer ao cargo de prefeita de Caraguá, sendo uma das integrantes da comunidade LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli,Não-binárias e mais) mais atuantes na região. Técnica em enfermagem, atriz, conselheira PCD (Pessoa com Deficiência) e presidente do Fórum LGBT do Litoral Norte Paulista. “Vou lutar pela saúde e educação; pelos direitos dos LGBTQIAP+ e portadores de necessidades especiais”, disse.
Ilhabela
Também já desponta com a pré-candidata, a empresária Irê Juliani, pelo PSD (Partido Social Democrático). “Venho me preparando há muitos anos, justamente para trazer resultado, para podermos renovar a ALESP, com sangue novo e com gente que quer trabalhar”, disse.
O atual deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que vem se reunindo há meses com lideranças da região. No último mês de março, Bertaiolli esteve em Caraguá e prestou contas dos mais de R$ 3,1 milhões em emendas parlamentares destinadas ao município. “É com muito orgulho que estou aqui para reforçar esta brilhante administração ao serviço público”, disse Bertaiolli que no início de junho, esteve na cerimônia de entrega de novas ambulâncias à saúde, ao lado do prefeito Aguilar Junior.
Já o ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, também do PSD, que é pré-candidato ao governo
de São Paulo esteve reunido com o presidente da Câmara de Caraguá, Tato Aguilar no começo de junho.
“A eleição está aberta para aquele candidato que conseguir realizar um bom trabalho na pré-campanha. Quero melhorar a vida das pessoas: inovar, simplificar, compartilhar recursos e fazer uma gestão aberta e transparente”, destacou. O atual presidente da Câmara de Osasco e pré-candidato a deputado federal Ribamar Silva (PSD), recebeu no último dia 30, o título de Cidadão Caraguatatubense, lotando os corredores da Câmara de Caraguá, a convite do vereador Baduca Filho, que o honrou com o título. “Uma emoção atrás da outra e meu coração tá batendo mais forte. Que alegria poder dizer oficialmente que faço parte dessa cidade linda, após receber este título”, confirma
Carlos Lothar, pré-candidato a deputado estadual pelo partido União Brasil, também recebeu recentemente o título de Cidadão Caraguatatubense, do vereador Celso Pereira. Lothar nasceu em Mogi das Cruzes, formado em Administração. “Minha maior motivação é ajudar pessoas e contribuir para melhorar a qualidade de vida no estado de São Paulo”, disse em uma de suas várias visitas ao Litoral.
Em maio último, Walter Ihoshi, que já foi três vezes deputado federal além de ter presidido a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), e é pré-candidato a deputado federal, esteve em Caraguá e São Sebastião dando entrevista em várias mídias. Ele quer fortalecer os empreendedores e buscar melhorais para a região.
Nos últimos dias 7 e 8 de julho, o pré-candidato ao governo do estado, Fernando Haddad (PT), esteve
em Caraguá e Ubatuba, junto com uma comitiva, entre elas a Márcia Lia que busca se reeleger pela terceira
vez como deputada estadual, junto com apoiadores locais como a militante do PT Cássia Gonçalves.
Márcia é natural de Araraquara e filiada ao PT há 20 anos. Entrou para a política participando da campanha vitoriosa do vereador Edinho Silva à prefeitura de sua cidade natal no ano 2000, e atualmente é deputada estadual. “Faço política e trabalho em defesa das minorias sociais e dos direitos humanos, por moradia digna e pela agricultura familiar”, defende Lia.
Ubatuba
O atual vice-prefeito Marcinho da ACIU, 53 anos, concorre a uma vaga como pré-candidato a deputado federal pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Antes de ser vice-prefeito, Márcio esteve a frente da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU) por 4 mandato. “Sempre apoiamos candidatos de fora, chegou o momento do Litoral Norte eleger o seu deputado”.
Edilson Félix é outro nome forte como pré-candidato a deputado estadual pelo partido Democracia Cristã (DC) por Ubatuba. Com aproximadamente 30 anos na vida pública, foi vereador de 2005 à 2008, presidente de associações de bairro e outras, assessor do prefeito Maurício Moromizato, sendo caiçara de nascimento e pescador. “Quero lutar pelo nosso povo”, disse ele que disputa sua primeira eleição a deputado.
Já o chef de cozinha Macalé, do Patriotas, disputa como pré-candidato a deputado estadual. Apesar de ser estreante, o Macalé já trabalhou como assessor parlamentar por dois mandatos, além de ter passagens pelo Procon e Assistência Social. Ubatuba ainda tem como pré candidata a deputada estadual, a Tininha da Saúde, que está aguardando as convenções do partido União Brasil para confirmar se sairá candidata.
Outros dois pré-candidatos a deputado federal que têm apoiadores no Litoral são: o petroleiro Fábio Mello do PSOL e o ex-prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso (PSD). “Eu preciso de cerca de 80 mil votos para ser eleito deputado federal, Atibaia tem 110 mil eleitores, a região com 29 cidades tem 800 mil habitantes. Tenho campanha organizada em um terço do estado de São Paulo”, explicou Saulo.
Fábio Mello busca votos entre os Petroleiros, sindicalistas e simpatizantes. “Nossa proposta é retomar a Petrobras para os brasileiros”, finaliza.
Atualmente, quais destes pré candidatos está concorrendo? Preciso de candidato a deputado estadual por Ubatuba. Grata