Segundo a autora, o Projeto consiste em concluir a publicação da série de livros, que já tinha o “Volume 1” finalizado, com a reedição do mesmo e produção editorial dos demais, além da criação de um espetáculo para apresentação das histórias nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista. “É uma grande alegria poder concluir este trabalho e a realização de um sonho, saber que os jovens vão ouvir e assistir essas narrativas da nossa cultura regional. Agradeço a Cia. O Castelo das Artes por ‘embarcar’ comigo nesta aventura, e também a todas as escolas públicas estaduais que receberão o espetáculo!”, comenta Maria Angélica.
Ao todo serão 16 apresentações em oito escolas públicas, sendo duas de Caraguatatuba, três de São Sebastião, duas de Ilhabela e uma de Ubatuba, realizadas até o final de julho pela Cia. O Castelo das artes. Todas as unidades de ensino receberão os livros que ficarão a disposição dos jovens nas salas de leitura, além das Bibliotecas Municiais. No dia 17 de julho às 15h, o espetáculo será apresentado no Festival Vermelhos 2022, na Baía dos Vermelhos em Ilhabela/SP.
Na série infantojuvenil “Quem tem medo de Lendas?”, Maria Angélica traz histórias que foram
editadas em livros raros da nossa região, a partir de 1959, mas esta versão tem um foco
jornalístico, contendo seis lendas em cada livro. Segundo a autora, a narrativa traz relatos de
acontecimentos de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. “Mas não são só
lembranças, são fatos sombrios que se perpetuam através das lenda e de causos, que ainda
hoje esbarram na ética, e que nesses novos tempos de fake news precisam ser apresentados
para causar a reflexão e enfrentar o medo.” afirma.
“Já no espetáculo, de forma lúdica e pedagógica, os artistas trazem as lendas de medo, de modo que se tornem um ponto de reflexão para a juventude, sobre a vida real que espreita a imaginação, e mostram como é o modo de falar, de vestir, de viver da pesca, da agricultura, do artesanato, dos caiçaras tradicionais”, completa a autora.
Para o grupo de artistas caiçaras da Cia O Castelo das Artes, que completa este ano 18 anos de atividades no litoral, esta circulação é importante para trazer temas que fazem parte das memórias da região e que precisam ser revisitadas, pois muitas vezes “o que a princípio assusta, era o que os mais antigos usavam para dar grandes ensinamentos”.
Para mais informações sobre o projeto e a circulação do espetáculo “Quem tem medo de Lendas?”, acesse: www.ocastelodasartes.com, www.facebook.com/ocastelodasartese
www.instagram.com/ocastelodasartes, ou (12) 98232.6922.