Por Bruna Briti e Felipe Riela
A massoterapeuta Gisele Borges atua em Caraguá e estuda Terapias Integrativas e Complementares, embora já tenha em seu histórico cursos ligados às práticas que aplica em seus pacientes. Atualmente ela atende terças, quartas e quintas, manhã e tarde, na sede da ACC (Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba), na Rua Irmã São Francisco, 190 (atrás do supermercado Assai). Para agendar horário, só enviar mensagem ou ligar (12) 98825.0339.
O foco do trabalho de Gisele é, sobretudo, o bem-estar: “Desde muito cedo, na minha vida, tenho o interesse pelas terapias alternativas, justamente porque tratam o corpo humano de forma integral, e não apenas, a causa da dor. Esta técnica é aplicada em pessoas em tratamentos específicos para dor, e acaba beneficiando o corpo todo”, ressaltou.
Gisele, há dois anos, trabalha com diversas práticas integrativas como: Massagem Terapêutica e Pós-Operatória, Liberação Miofascial, Terapia Shezen e New Seitai. A sessão de um tratamento depende do estado do paciente, e costuma ter a duração de uma hora.
Ela “buscou” aprender sobre massoterapeuta para ajudar sua mãe, que tinha acabado de sofrer um AVC (Acidente Vascular Celebral). Logo, Gisele que já compreendia os benefícios das Terapias Integrativas, se profissionalizou e cuidou de sua mãe, que ficou satisfeita. “Cuidar da minha mãe me fez perceber o quanto realmente amo essa área, e quantos benefícios as técnicas proporcionam aos pacientes que saem mais aliviados e harmoniosos após a sessão”, contou Gisele.
Cada vez mais pesquisas têm demonstrado que existem benefícios em unir os tratamentos da medicina convencional com as terapias integrativas complementares. Esse segmento da Área da Saúde implica em ações terapêuticas que se baseiam no conhecimento tradicional com o objetivo de prevenir doenças e amenizar sintomas como ansiedade, insônia, dores crônicas, cefaleias, doenças autoimunes, hipertensão, depressão, entre tantas outras.
Agora, entenda melhor as práticas que a Massoterapeuta, Gisele Borges, aplica:
Massagem terapêutica
Ou massoterapia consiste principalmente na manipulação manual de tecidos moles do corpo, membros e articulações. As manobras têm o objetivo de estimular o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis de estresse e até mesmo beneficiar a saúde mental e prevenir doenças. E vale destacar que não se trata simplesmente de uma massagem relaxante. A massoterapia possui técnicas e modalidades específicas, visando atingir benefícios com relação à saúde física e ao bem-estar.
Terapia New Seitai – de Realinhamento Corporal
A técnica de ajuste articular japonesa denominada New Seitai tem origem entre os séculos XV e XVI e foi instituída pelos guerreiros samurais, com foco no tratamento de distúrbios ósseos e musculares comuns em campos de batalha.
O New Seitai é uma técnica japonesa que utiliza como ferramentas principais martelos e encaixes de madeiras para tratar dores específicas causadas pelo desalinhamento na coluna vertebral ou articulações. Esse tipo de tratamento, no entanto, é indolor ao paciente.
Através da vibração resultante do manuseio dessas ferramentas, é possível restaurar o equilíbrio na coluna, quadril e demais articulações. Além disso, pode corrigir o desalinhamento esquelético.
Terapia Shezen – Acupuntura lingual
É uma terapia chinesa que permite tratar qualquer problema de saúde pelo estímulo em pontos específicos da língua. A técnica consiste na estimulação superficial de pontos localizados na região da superfície inferior e superior da língua, de maneira suave e praticamente indolor ao cliente.
Liberação Miofacial
É cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas para melhorar o rendimento nos exercícios e a recuperação pós-treino. A massagem, geralmente realizada com rolo de espuma, alivia e previne dores musculares, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e estimula a circulação sanguínea.
Massagem Pós-operatória
É procurada por pessoas que passaram por cirurgias que resultam na retenção de líquido. Gestantes também procuram muito a massagem – tanto durante a gravidez, por conta do inchaço nas pernas, quanto depois do parto. Além do aspecto saudável, a massagem profissional feita após procedimentos melhora também a questão estética. Contribui, inclusive, com o resultado de cirurgias. A massagem pós-operatória pode ser positiva para pessoas de todas as idades.