No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Sabesp do Litoral Norte mostra que cuidar da água é cuidar da vida e não se limita aos serviços essenciais que executa diariamente na área de produção e distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos.
Engajada na agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), a empresa, que encabeça principalmente o ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) 6 – Água Potável e Saneamento, une-se a parceiros como a Poiato Recicla e vai muito além dos serviços de rotina da Companhia, apoiando a causa de consumo responsável (ODS 12).
A parceria entre a Sabesp e a Poiato possibilitou a disponibilização de bituqueiras, que foram instaladas nas dependências da empresa em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. A cada mês as bitucas são recolhidas e contabilizadas e por meio de uma tecnologia inovadora são transformadas em papel, deixando de impactar o meio ambiente.
De março de 2021 a fevereiro de 2022 foram recolhidas 93,2 mil bitucas que, por meio do processo de reciclagem, deixaram de contaminar 46.600 litros de água, conforme explica a Poiato.
Para Tatiana Araujo, empreendedora da Flow Sustentável e representante da Poiato Recicla no Litoral Norte, a conta é simples. “Duas bitucas contaminam 1 litro de água – o que representa 1 litro de esgoto. Desse acumulado de 1 ano de parceria, pode-se destacar ainda que 37,28kg de lixo tóxico não foram descartados nas vias públicas, água ou aterro”.
Somente no mês de fevereiro deste ano, segundo o Diretor Operacional da Poiato, Felipe de Oliveira, “a Sabesp somou 3.460kg de resíduos de cigarro, que passarão pelo processo de reciclagem e transformadas em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional”, destacou.
Para o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, poder divulgar dados tão impactantes quando o assunto é meio ambiente no Dia Mundial da Água tem total relação com a missão da Companhia. “É comum vermos pelas ruas, praias e outros lugares bitucas dispensadas de forma incorreta na natureza. Se podemos fazer nossa parte proporcionando um descarte responsável estamos cumprindo nosso papel, afinal, 93,3 mil bitucas correspondem a 46,5 mil litros de água que deixaram de ser contaminados e podem seguir para os cursos d’água sem poluírem o meio ambiente, assim como a Sabesp faz à medida em que trata 100% de todo o esgoto doméstico coletado no Litoral Norte”, finalizou Bueno.