O trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios, do km 60 até o km 82, será entregue até o final deste mês de março, como confirma a ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo). É considerada a maior obra rodoviária do Brasil, com investimento de R$ 3 bilhões, realizados pela Concessionária Tamoios, tendo gerado 3.000 empregos.
Além dos novos 22 km de Serra, serão entregues, simultaneamente, parte do trecho dos Contornos de Caraguatatuba a São Sebastião. As obras dos Contornos, retomadas em setembro de 2021, contemplam a construção de 46 obras entre pontes e viadutos, seis conjuntos de túneis, além da ligação do Contorno Sul com a Rodovia SP-55, com investimentos de cerca de R$ 150 milhões.
Somados às conexões com trechos existentes, serão totalizados 33,9 quilômetros de novas pistas. A previsão é que a primeira entrega referente aos Contornos também seja feita até o final de março.
Velocidade na Serra será dobrada
O motorista que utilizar o atual trecho de Serra, para subir a Tamoios, poderá alcançar até 80 km/h após a entrega do novo trecho de descida, no final de março. Atualmente a velocidade máxima é de 40 km/h. A expectativa é que os novos 22 km sejam percorridos em 16 minutos. Hoje, os motoristas percorrem cerca de 13 km da Serra, em pista simples, do km 81 a 68, em aproximadamente 20 minutos, contando os trechos de curvas sinuosas que favorecem a acidentes.
A nova subida da Serra da Tamoios conta com 12 km de túneis, que devem tornar mais suaves a viagem, sem tantas curvas. Entre os túneis, o de cerca de 5,5 km, considerado o maior do Brasil. Para escavá-lo foi preciso tirar o equivalente a “680 piscinas olímpicas” de metros cúbicos de rochas. Este túnel começa após o km 76 e termina antes do km 70, com 3 faixas.
Meio Ambiente
A Concessionária Tamoios confirma que foram plantadas cerca de 450 mil árvores, compensando cerca de 50 mil árvores que foram derrubadas para a realização das obras. O plantio aconteceu com parceria de ONG que preza pelo meio ambiente. O projeto foi apresentado em congresso de ecologia na França e apresentado como exemplo de apoio à biodiversidade em evento organizado pela União Europeia.
Os aspectos ambientais da obra foram acompanhados e fiscalizados pelos órgãos competentes durante todo o período de execução das atividades. Para evitar impactos ambientais e manter a vegetação de Mata Atlântica existente na região, a obra foi projetada com viadutos e túneis.