Foram dois anos “restritivos” devido à pandemia da Covid-19. E agora que voltamos a “respirar”, a Rússia decide entrar em guerra contra a Ucrânia. Nunca uma guerra é boa! Ela causa destruição, mortes, mais do que “aprendizados”! Estamos tão evoluídos em algumas áreas como no “empoderamento feminino” (chegou o mês das Mulheres!), e tão pobres em outras áreas, como a política de interesses… Bem refletiu um dos nossos poetas, o Adriano Faleiros, iniciando sua poesia com a frase que explica tudo: “Outra guerra por dinheiro”?!
Parece tão distante, e ao mesmo tempo, tão perto da gente! Os reflexos desta guerra do outro lado do mundo, podemos sentir aqui no Litoral Norte Paulista! Isso mesmo!? Seja pelo aumento nos preços de alimentos, agrotóxicos…, nesta sensação de insegurança no mundo! A solução: Vamos ser inteligentes e dialogar! Pensar no coletivo e não no “umbigo”!
Voltando para as principais notícias desta edição, porque o Litoral em Pauta foca as notícias boas! Tudo indica que até o final deste mês, vamos poder trafegar pelo maior túnel do Brasil no novo trecho de descida da Serra, na Rodovia dos Tamoios. A obra durou 5 anos e está prestes a ser entregue! Amém!
E quem diria, Caraguá vai ter faculdade de Medicina no Serramar Shopping! Yes!!! Tudo bem que a mensalidade de R$ 7 mil não cabe no bolso e muitas famílias daqui. Ainda bem que a Prefeitura confirma que criará uma “bolsa de estudos para os munícipes”. E tem investimentos sendo feitos pelo Grupo Serveng que aproveitou o lançamento da Unitau para anunciar mais investimentos, em torno de R$ 100 milhões, na área do Serramar Shopping. Entre eles, a implantação de um hotel, academia, restaurantes, entre outros. A estimativa de conclusão é para setembro de 2023.
Tem noticia boa também vinda da Praiamar, empresa que presta o serviços de transporte público em Caraguá, que já cadastrou nos últimos 6 anos, quase 20 mil pessoas que utilizam os ônibus pelo sistema de reconhecimento facial, entre os beneficiados com esta tecnologia estão idosos, estudantes e pessoas com deficiência.
Finalizo este texto enviando muito amor incondicional para o mundo todo! Aho!