Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que 9.714 pessoas, entre adolescentes e adultos, estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Caraguatatuba.
Tanto os adolescentes quanto os adultos terão a oportunidade de ficar em dia com a vacinação. A Prefeitura de Caraguatatuba promove, no próximo sábado (5), mais um Dia D de Vacinação contra a Covid-19.
O dado é com base no ‘VaciVida’, sistema do governo estadual onde estão armazenados os dados da vacinação contra a Covid-19.
Segundo o levantamento, o número de pessoas com a terceira dose atrasada é mais significativo e pelo menos 35.896 adultos ainda não receberam a dose adicional.
No mutirão, também serão vacinadas as crianças maiores de 5 anos, os adolescentes com mais de 12 anos e adultos que ainda não receberam nenhuma dose de vacina.
As vacinas contra a doença necessitam de duas doses para atingir a reação imunológica ideal, preconizada pelo laboratório do produtor.
O município ainda aplica a dose adicional em qualquer adulto com mais de 18 anos, mas é fundamental ter completado o esquema vacinal com a segunda dose há pelo menos quatro meses, independente do imunizante aplicado.
Vale ressaltar que o intervalo continua o mesmo para pessoas com imunossupressão. Todas devem receber a dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal.
Confira abaixo os intervalos da segunda dose (Pfizer, Astrazeneca e Coronavac)
- Pfizer: para adultos com mais de 18 anos o intervalo é de 21 dias (três semanas). Menores de 18 anos recebem a segunda dose com 56 dias (oito semanas);
- CoronaVac: 21 dias;
- Astrazeneca: 56 dias (oito semanas).
Para saber mais sobre o dia D da vacinação contra a Covid-19, acesse: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/02/caraguatatuba-promove-dia-d-contra-covid-19-para-vacinar-criancas-adolescentes-e-adultos-no-sabado/.