Bustos históricos
A professora Sara Knapp, da Escola Henrique Botelho, em São Sebastião/SP, chamou a atenção dos alunos para o busto do Duque de Caxias que está na praça em frente a Igreja Matriz.
A tia de uma aluna me ligou pedindo mais informações, então aqui vai. Aquela estátua foi inaugurada em 1974, nessa época eu trabalhava no gabinete do então Prefeito Mansueto Pierotti.
A arrecadação da Prefeitura na época, mal dava para a folha de pagamento dos funcionários, então seu Mansueto me dava uma lista de comerciante amigos dele, e eu fazia o contato para levantar a verba para o busto, que era feito em São Paulo.
Essa era uma das principais avenidas da cidade e ele resolveu que inauguraria o busto que ainda está lá, os comerciantes da rua foram os que mais ajudaram.
Em frente ao Tebar Praia Clube temos o busto do Almirante Barroso, que também é o nome do Terminal Marítimo da Transpetro, e na praça do bairro do Arrastão o busto do Santos Dumont.
A história do busto do Santos Dumont, teve um detalhe pitoresco, seu Mansueto inaugurou com uma imagem sem o chapéu e depois ficou muito incomodado pois as pessoas não reconheciam quem era o homenageado. Tirou dinheiro do próprio bolso para fazer o novo busto com chapéu, que agora está lá.
Depois de homenagear tantos ilustres, ao falecer, em 2000 a Prefeitura Municipal e a família inauguraram o busto do seu Mansueto Pierotti, em frente ao shopping que pertence a família.
Esses são os bustos que temos nas praças de São Sebastião/SP, eles marcam a época da Ditadura Militar, quando São Sebastião foi considerada zona de segurança nacional, e nas inaugurações desses bustos era comum a presença de muitos militares, como pode ser visto nesta foto. Essa de branco sou eu!
Seu Mansueto Pierotti foi o primeiro Prefeito de São Sebastião nomeado, ficou na Prefeitura de 1969 até 1975, e depois que saiu tinha uma aprovação tão grande que se fosse candidato, seria eleito pelo voto direto.