Por Felipe Riela e Bruna Briti
As festas de fim de ano são muito aguardadas. As tradicionais reuniões entre familiares e amigos com grandes banquetes e trocas de presentes proporcionam um clima de celebração que é capaz de pôr um sorriso no rosto de qualquer um.
Num piscar de olhos, já estamos bem próximos ao fim do ano! E o ano de 2021 foi marcado pela luta contra a Covid-19. A vitória é a vacinação em massa que continua, já que cerca de 80% da população do estado de São Paulo está imunizada, segundo a Secretaria da Saúde de SP. O Verão se aproxima, com o sol, o mar e as belezas do Litoral Norte, e os eventos abertos ao público também! A temporada promete!
O turismo regional apresenta uma retomada crescente com boa taxa de hospedagem em hotéis e pousada. As expectativas são ótimas para as festas de fim de ano. Moradores e visitantes procuram o Litoral Norte para se divertir, descansar, e começar o ano novo com as energias renovadas. As cidades já oferecem eventos, entretenimento, cultura e lazer. Tudo com segurança! Vamos ver o que está por vir?
Caraguatatuba
A abertura oficial do 4ª edição do Caraguá Beer Festival será às 17h do dia 19 de novembro e segue nos dias 20 e 21, das 11h à meia-noite, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro, trazendo food trucks, food bikes, karts e trucks, além de 20 estandes e muita cerveja artesanal produzida no município.
Terá venda de alimentos salgados de preparo rápido (petiscos e comida de boteco), bebidas alcoólicas (artesanais) e não alcoólicas, e espaço destinado aos participantes do evento Caraguá A Gosto deste ano. Haverá venda de hambúrgueres artesanais, doces diversos, e espaço exclusivo a Produtores de Cerveja Artesanal de Caraguá. “O evento contribui com a retomada econômica e faz parte do Calendário Oficial de Eventos com expressiva adesão e crescimento”, revela o prefeito Aguilar Junior.
Já Maria Fernanda Galter, Secretaria de Turismo da cidade, afirma que as queimas de fogos e outros eventos para a temporada de verão, estão nos ajustes finais da organização e serão divulgados em breve.
São Sebastião
A Semana da Consciência Negra acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, mas a programação não estava finalizada até o fechamento desta edição do jornla. Em seguida, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, tem Festival “Comida de Boteco”, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, na Rua da Praia.
E o tradicional réveillon com fogos já está confirmado pela prefeitura. Com queima de fogos de forma descentralizada em oito pontos: Centro (Rua da Praia), Arrastão, São Francisco, Enseada, Barequeçaba, Maresias, Boiçucanga e Barra do Una. Na praia do Guaecá, também haverá show pirotécnico. Para quem gosta de pular as “sete ondas” para começar bem o ano, pode comemorar!
Por medida de segurança, a Prefeitura informou que não fará shows de grande proporção na temporada de verão. Falando em turismo, São Sebastião foi contemplada com o “Safe Travels”, devido a adoção de protocolos de biossegurança contra o novo coronavírus. O selo foi lançado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) com o apoio da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Ilhabela
Paraíso do ecoturismo, a ilha é sempre destino certo para quem deseja apreciar as belezas da Mata Atlântica. A cidade se recupera economicamente, e ainda está definindo como serão as festas de fim de ano. Este mês, tem Festival Ilhabela In Jazz de 19 a 21/11, cuja programação ainda estava tinha sido fechada. E de 26/11 a 26/12 acontece a Feira de Natal da Fazenda Engenho D´agua; bem como de 03 a 05/12 acontece à abertura da temporada de Mar e Mergulho nas belas águas do arquipélago. Outros detalhes dos eventos serão veiculados em breve.
Ubatuba
Até o fechamento desta edição, a Assessoria de Imprensa não tinha a agenda fechada dos eventos de final de ano. No entanto, Ubatuba comemora o 1º lugar entre os 70 municípios classificados como estâncias turísticas no estado de São Paulo, que será contemplado com política pública de transferência permanente de recursos para obras e melhoria de infraestrutura turística. “Em nosso governo, priorizamos investir mais no Turismo e, também, na Cultura. Se nossa cidade tem como indústria o Turismo, precisamos focar nos investimentos” disse a prefeita Flavia Pascoal.