A Educação é direito de todos e dever do Estado, inclusive o Transporte Público Escolar! A seguir, trazemos o panorama atual do Transporte Escolar Público no Litoral Norte:
São Sebastião
Os alunos da rede municipal contam com transporte escolar exclusivo, iniciado no dia 2 de agosto, junto com a retomada das aulas presenciais. A frota es–colar é composta por ônibus, micro-ônibus e vans, estes dois últimos, são destinados ao transporte escolar adaptado. São atendidos mais de 5.500 estudantes, incluindo mais de 100 alunos com deficiência, do ensino infantil e funda–mental.
Caraguatatuba
Atualmente, 285 alunos são atendidos de Norte a Sul do município, entre as escolas m–nicipais, estaduais, Apae e Casa de Acolhida. A frota é composta por 5 vans, 8 micro-ônibus e 1 doblô, totalizando 14 veículos de inclusão e rural (desses, 11 são adapta-dos). A cidade também possui uma oficina com equipamentos novos que realiza diariamente serviços de prevenção e pequenos reparos emergenciais, como troca de óleo, filtros, amortecedores, suspensão e parte elétrica. Assim os alunos são transportados com mais eficiência e segurança.
Ubatuba
A Secretaria de Educação percorre ao todo 17 rotas entre sul, norte e oeste do município com 7 micro-ônibus (sendo 2 adapta-dos), 3 ônibus e 4 vans. Ao todo são 701 alunos que se beneficiam do transporte atendendo 14 escolas. A Secretaria atende 20 escolas e 690 alunos com cartão escolar em parceria com a empresa Verde Bus.
Ilhabela
frota atual do trans-porte escolar é de 24 ônibus para atender 1.377 estudantes da rede municipal de ensino. Crianças a partir de 4 anos (que estão na Fase I e Fase II da Educação In-fantil) e alunos do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) utilizam esses ônibus. Já os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e EJA usam o transpor-te da Viação Fênix. Neste caso, eles recebem o cartão de passe escolar e a verba é arcada pelo município.Alunos de Ensino Médio (Governo do Estado) também utilizam o transporte da Viação Fênix. O Governo do Estado é quem arca com a verba e esse repassa para o Município, que realiza a entrega do cartão de passe escolar e a recarga dos créditos. Em relação ao Passe Es-colar, a Secretaria de Educação in-forma que tanto os alunos do CAPI (Centro de Apoio Psicossocial de Ilhabela) quanto os da ETEC recebem o cartão. Os alunos da FATEC, faculdades e escolas particulares recebem o cartão e pagam meia passagem