A 3ª edição da Revista Literária JUÇARA será lançada nesta quinta–feira (19/08), às 17h, em formato digital, com apoio do Instituto Mpumalanga e da Casa Brasileira, de São Sebastião, em live com transmissão ao vivo e gratuita pelo youtube e facebook. A nova edição é inspirada no universo da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo –diário de uma favelada, cuja edição completa 61 anos nesta data. Com distribuição gratuita, a Revista Juçara tem a missão de aproximar os autores clássicos brasileiros dos jovens talentos da literatura, dos estudantes e do público em geral. A 3ª edição sai com 53 páginas,tem a participação de 18 escritores independentes, entre artistas plásticos, jornalistas, professores e produtores culturais, e traz uma entrevista coma filha de Carolina Maria de Jesus, a professora Vera Eunice.A editora da Revista Juçara, Daniela Outi, organizou os textos com o objetivo de proporcionar ao leitor uma viagem pela história de Carolina Maria de Jesus, a partir do olhar desses novos escritores.“A cada edição da revistar e unimos um número maior de colaboradores, que expressam diferentes pontos de vista sobre a autora ou autor homenageado e sobre importantes temas transversais que surgem da obra e da vida desses escritores”.
Projeto Gráfico
O projeto gráfico da revista foi elaborado pela artista plástica, ilustradora e escritora Isabel Galvanese, diretora de arte da Juçara e responsável pela criação da capa.“Lendo Carolina Maria de Jesus percebi que são muitas as Carolinas invisíveis por aí. Por esse motivo, na capa da terceira edição da Revista Juçara multipliquei sua imagem muitas vezes e acrescentei cores e flores em homenagem a essa mulher especial”, explica Isabel.O trabalho de diagramação tem assinatura da designer Priscila Prisco e a revisão dos textos foi feita por Fernanda Gil e Doca Ramos Mello.
Sobre a autora
Carolina Maria de Jesus nasceu no dia 14 de março de 1914, em Sacramento (MG), neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta. A escritora mudou–se para a favela do Canindé (SP), em 1948, e trabalhou como catadora de papel para criar os seus três filhos. Em 1958, conheceu o repórter do jornal Folha da Noite, Audálio Dantas, e, após dois anos, publicou o livro autobiográfico Quarto de Despejo: diário de uma favelada. Nos anos seguintes, Carolina publicou: Casa de Alvenaria: diário de uma ex–favelada, Pedaços da Fome, Provérbios e Diário de Bitita (póstumo).
Colaboradores: Bia Porto, Carla Terra, Carmem Prado, Célia Romano, Cris Oliveira, Eliana Garcia Vilas Boas, Lucila Losita Mantovani, Luiz Brener, Maristela Colucci, Neusa Nardo, Poti Porã, Priscila Siqueira, Rosinea Garçon, Shirlei Costa Rodrigues, Tatiana Prestes B. Araújo e Tereza Saci.
Parcerias: Arquivo Público Municipal de Sacramento (MG), Radar Litoral, FUNDASS/Biblioteca Álvaro Orselli, Portal de Notícias Radar Litoral, Instituto MPUMALANGA e Casa Brasileira.
Serviço: Lançamento da 3ª edição da Revista Juçara(online) Data: 19/08/2021 –quinta–feira | Horário: 17hLive gratuita, com transmissão pelos canais digitais do Mpumalanga:
www.youtube.com/institutompumalanga
www.facebook.com/institutompumalanga